2004 to 2020 Mazda 3 Forum and Mazdaspeed 3 Forums banner

Clunk frontal infame? Precisa de algumas ideias.

47K views 29 replies 8 participants last post by  T.Adams  
#1 ·
Parece que estou a ter aquele barulho que muitos relataram. Posso replicá-lo facilmente virando o volante quase todo para a esquerda, movendo-me para a frente e depois travando, clunk! Depois mantenho o volante na mesma posição, engato a marcha-atrás, movo-me para trás, clunk! na distância exata de movimento sem ter que travar.

Verifiquei todas as porcas e parafusos em que tinha trabalhado para instalar as molas koni/rb, a barra estabilizadora dianteira rb, incluindo a lubrificação dos casquilhos. Também verifiquei os parafusos da cremalheira da direção. As únicas coisas que não verifiquei foram as barras de direção e os braços de controlo porque não lhes toquei e o carro é bastante novo. Este barulho aconteceu depois de 2 anos de ter comprado o carro novo e cerca de 20 meses depois de todas as atualizações.

Hoje instalei as mangas de proteção das molas, conforme fortemente recomendado, o barulho ainda lá está. A questão é que acho que as molas RB são mais grossas do que as originais, então as mangas não cobriram a espiral toda e deixaram uma boa secção do lado de fora aberta. A minha pergunta é, que peças se chocam para causar o barulho, se for o caso. E porque é que isso não aconteceu no início? Posso ter que usar uma mangueira de vinil.

Por favor, partilhe as suas ideias. Quero ouvi-las antes de abrir tudo de novo.

Obrigado

#2 ·
Li aqui há não muito tempo um post que dizia que encher as montagens dos rolamentos nas montagens superiores dos amortecedores com massa tirava aquele barulho. Não me lembro que tipo de massa usaram especificamente, mas é uma massa muito espessa que provavelmente adere aos rolamentos para que não se movam tanto. Faça uma pequena pesquisa para ver se consegue encontrar esse tópico. Era específico para a 3ª geração 3. Se olhar para a parte superior da montagem do rolamento superior do amortecedor, verá um par de orifícios quadrados na gola de metal prensado na montagem. O utilizador abriu originalmente toda a montagem para a lubrificar, mas mais tarde descobriu que pode injectar a massa através desses orifícios. Por favor, não me cite sobre isto, pois estou a recordar o que consigo lembrar. Se conseguir encontrar o tópico real, leia-o para ter a certeza. Espero que isto ajude.

#3 · (Edited)
Esqueci de mencionar que, além dos estalos, não há sinal de mau manuseio. Como o ruído acabou de começar a acontecer sem nenhum trabalho recente no carro, deve ser algo desgastado. Quero pensar que são as bielas, pois ainda são originais, mas as desconectei dos amortecedores e girei sem ruído.

#4 ·
Parece que você pode ter encontrado o problema de batida por eliminação. Se não forem os terminais, pelo menos parece que tem algo a ver com a barra estabilizadora. Verifique também o torque nas montagens da barra estabilizadora. Se isso não resolver o problema ao reconectar os terminais, substitua os terminais por algumas unidades Moog ou algo ajustável, se necessário. É bom ver alguém fazendo alguma solução de problemas física em vez de depender de todos os outros para resolver o problema por eles.

#5 · (Edited)
Obrigado por encorajar. Eu realmente precisava disso ?. Tenho enfrentado este problema há uma semana. Muitas leituras, duas vezes em cada post das 8 páginas daquele tópico. E não foi uma boa sensação, pois não há uma solução sólida. E meu carro ainda está na garantia ?. Com todas as atualizações do mercado de reposição e lendo como muitas pessoas relataram que o tsb não consertou, eu preferia fazer isso sozinho até desistir. Parece que outros modelos da Mazda também sofrem com esse problema.

Hoje dirigi o carro no mesmo local que causou o barulho com os elos finais desconectados e nada mudou. Depois que os amortecedores foram removidos, bater e sacudir a barra estabilizadora com os elos finais desconectados não fez barulho. Nem os braços nem as barras de direção. Eu tinha verificado os suportes da barra e também os reapertado. Também pedi para alguém dirigir fazendo o som e, embora eu não tivesse certeza se o som vinha da torre do amortecedor, senti uma leve vibração. Mas isso ainda não me diz muito, pois as vibrações viajam para todas as peças conectadas.

Também verifiquei todos os parafusos sob o capô, pois o último trabalho feito no carro foi o recall do motor do limpador pelo revendedor. (também sugerido por alguém) Encontrei um parafuso solto no topo da torre do amortecedor esquerdo. Não acho que o revendedor precisasse removê-lo para fazer o trabalho, no entanto. Ele simplesmente se soltou ou veio direto da fábrica.

A ideia de rolamentos ressecados e causar slip-stick (entre a mola e os rolamentos) parece muito razoável, mas tem que estar realmente travado para fazer isso. O meu estava ok e posso girá-lo com a mão após a montagem. Vou mudar de lado para ver se o barulho se move para o outro lado.

Meu carro é do tipo b e, de acordo com o último tsb, não precisa do protetor, mas apenas do novo batente. Isso está correto porque com o protetor, a abertura da mola não se encaixa nos rolamentos direito, muito apertado.

Então, agora estou apenas esperando o novo batente para provavelmente a última tentativa. Isso é muito estranho, pois o carro ficou silencioso por mais de 1 ano e meio após todas as atualizações da suspensão.

Obrigado

#7 ·
Verifique as extremidades da barra de direção. Alguns anos de modelo do Mazda 3 tiveram um problema com as juntas giratórias que travavam e soltavam, fazendo um barulho de estalo. Acho que houve um TSB para isso em algum momento.
Há alguma maneira específica de verificar isso? Preciso desconectar do munhão? Eu segurei o munhão (amortecedor desconectado) e o movi para verificar se havia ruído do braço e da barra de direção.

Obrigado

Por que eu continuo postando em duplicado (do iPad). Por favor, remova-os, obrigado.

#9 ·
Obrigado. Eu analisei o tbs e parece se aplicar aos carros antigos. Meu ruído também não se encaixa na descrição.

Então, instalei os novos batentes e nada mudou. O novo batente (B45G34111A) parece exatamente com o meu existente (B45G34111), mas cerca de 3/16 mais alto. O rótulo na embalagem tem o A, mas não na peça real. Veja a foto.

Quando comprimo o conjunto da suspensão instalado com um macaco, 50% das vezes ouvi um estalo que parecia vir da área dos rolamentos, mas não consegui descobrir o porquê. Mas girar o volante enquanto a suspensão estava comprimida não fazia barulho.

Preciso de uma folga disso por enquanto. Alguém conseguiu consertar e ficar consertado, por favor, diga.

Obrigado
Image

#10 · (Edited)
Então, depois de ler mais sobre ruído de suspensão em geral, fiquei de certa forma convencido de que meu problema é o rolamento da mola. Antes de correr para a concessionária para pegar as peças, decidi puxar o conjunto da mola e adicionar graxa ao rolamento para ver se isso faz alguma coisa. Antes de montar tudo de volta, notei uma longa marca preta (veja a foto) na parte superior da mola, onde a manga protetora deveria estar. Parece que é onde a mola atinge o rolamento. Eu o instalei antes, mas removi, pois não fez nenhum bem. Além disso, parece que o diâmetro era muito pequeno para minhas molas RB (um pouco maior do que o padrão) e, de acordo com o TSB, meu carro não precisa de uma. Decidi embrulhá-lo com fita isolante. Instalei tudo de volta e testei o carro no mesmo local onde fez o barulho. O ruído ainda está lá, mas não é tão alto, especialmente não soa mais como metal com metal. Parece que o problema não é o rolamento, mas a mola atingindo o rolamento e a fita isolante amortecendo 60% do ruído. Ainda não faz sentido para mim por que isso aconteceu agora depois de 12 mil milhas e apenas na direita. Talvez seja o rolamento com defeito que faz com que a mola o atinja ou o ruído esteja realmente dentro do rolamento. E ainda acho que o protetor é apenas um curativo e é muito pequeno para molas padrão e é por isso que algumas pessoas ainda ouvem o ruído depois de fazer o tsb. Ele foi projetado para o 3s?

Eventualmente, vou comprar rolamentos novos ou esperar por um aftermarket melhor. Veja as fotos abaixo.

#11 ·
Então, depois de ler mais sobre ruído de suspensão em geral, fiquei um pouco convencido de que meu problema é o rolamento da mola. Antes de correr para a concessionária para pegar as peças, decidi puxar o conjunto da mola e adicionar graxa ao rolamento para ver se faz alguma coisa. Antes de montar tudo de volta, notei uma longa marca preta (ver foto) na parte superior da mola, onde a manga protetora deve estar. Parece onde a mola atinge o rolamento. Eu o instalei antes, mas removi, pois não fez nenhum bem. Além disso, parece que o diâmetro era muito pequeno para minhas molas RB (um pouco maior que o original) e, de acordo com o TSB, meu carro não precisa de uma. Decidi embrulhá-lo com fita isolante. Instalei tudo de volta e testei o carro no mesmo local onde fez o barulho. O ruído ainda está lá, mas não é tão alto, especialmente não soa mais como metal com metal. Parece que o problema não é o rolamento, mas a mola atingindo o rolamento e a fita isolante amortecem 60% do ruído. Ainda não faz sentido para mim por que isso aconteceu agora depois de 12 milhas e apenas à direita. Talvez seja o rolamento com defeito que faz com que a mola o atinja ou o ruído esteja realmente dentro do rolamento. E ainda acho que o protetor é apenas um curativo e é muito pequeno para molas originais e é por isso que algumas pessoas ainda ouvem o barulho depois de fazer o tsb. Ele foi projetado para o 3s? Eventualmente, vou comprar novos rolamentos ou esperar por um pós-venda melhor. Veja as fotos abaixo. View attachment 273950 View attachment 273951 View attachment 273952 View attachment 273953 View attachment 273954
Tente isso..... Tein também os tem.... A fita não vai funcionar.
Image
Enviado do meu SM-G970F usando Tapatalk

#14 ·
O protetor é comumente usado, mas neste caso é um curativo para um problema imprevisto e não estou dizendo que não é uma solução. Obviamente, eles não achavam que o carro precisava disso. De qualquer forma, se eles soubessem perfeitamente o que estavam fazendo, não haveria recalls ou tsb em geral.

De qualquer forma, eu só quero descobrir a causa raiz do problema. O que não faz sentido para mim é como a mola atinge o rolamento em velocidade de rolamento com tanta força para causar um estrondo alto quando tudo está seguro. A mola já está assentada no rolamento e, quando comprimida lentamente, ela deve apenas rolar mais sobre o rolamento sem novo contato. E não pode ser o design, pois funcionou perfeitamente no início. Então, tem que ser algo que está desgastando, como você disse. As peças que estão envolvidas nesta área que podem estar desgastadas são o rolamento e o amortecedor. O ruído aconteceu quando o amortecedor foi fortemente comprimido, então, mesmo que esteja desgastado, não sei como ele pode deixar a mola se mover para fazer barulho. É por isso que quero pensar que o rolamento é, em última análise, a causa raiz.

Há um pouco de folga na mola que você pode afastar do rolamento por cerca de 1/8 pol quando descarregada. Não tenho certeza se isso é normal ou porque minha mola é um pouco mais curta do que a original, então não está comprimida com tanta força.

#15 ·
O protetor é comumente usado, mas neste caso é um curativo para um problema imprevisto e não estou dizendo que não é uma solução. Obviamente, eles não acharam que o carro precisasse disso. De qualquer forma, se eles soubessem perfeitamente o que estavam fazendo, não haveria recalls ou tsb em geral.

De qualquer forma, eu só quero descobrir a causa raiz do problema. O que não faz sentido para mim é como a mola atinge o rolamento em velocidade de rolamento com tanta força para causar um estrondo alto quando tudo está seguro. A mola já está assentada no rolamento e, quando comprimida lentamente, ela deve apenas rolar mais sobre o rolamento sem novo contato. E não pode ser o design, pois funcionou perfeitamente no início. Então, tem que ser algo desgastando, como você disse. As peças que envolvem esta área que podem estar gastas são o rolamento e o amortecedor. O ruído aconteceu quando o amortecedor foi fortemente comprimido, então mesmo que esteja gasto, não sei como ele pode deixar a mola se mover para fazer barulho. Então é por isso que quero pensar que o rolamento é, em última análise, a causa raiz.

Há uma pequena folga na mola que você pode afastar do rolamento por cerca de 1/8 pol quando descarregada. Não tenho certeza se isso é normal ou porque minha mola é um pouco mais curta do que a original, então não está comprimida com tanta força.
A Mazda optou por suportes de amortecedor rígidos que duram mais do que os de borracha mais silenciosos que outras marcas como a BMW usam. A produção de molas terá uma gama de tolerâncias. Os protetores de mola provaram cuidar disso. O estrondo está silencioso desde então.

Enviado do meu SM-G970F usando o Tapatalk

#19 ·
Eu entendo o que você está dizendo, desempenho e ruído andam de mãos dadas e isso é bastante aceitável. Só terei que encontrar a solução correta e, neste caso, um protetor correto para minhas molas.

Obrigado
O OE deve funcionar bem. Eu os usei até em outros carros, várias molas.

Enviado do meu SM-G970F usando Tapatalk

#21 ·
A haste deve estender-se rapidamente quando totalmente comprimida. Se não estiver a mover-se de todo, algo está errado. Bastante estranho que os Konis fizessem isso depois de apenas 12 mil milhas. Normalmente, os Konis são bons por muito mais tempo. Talvez consiga que isso seja substituído ao abrigo da garantia.

#22 ·
Pelo que li e também pelo que o sujeito da Koni disse, só estão completamente estragados quando não há resistência a empurrar para baixo ou para cima. Portanto, não tenho a certeza se vão cobrir, e eles não pararam de fabricar FSD? Posso simplesmente enviar o formulário de garantia e ver.

#23 ·
Apenas uma atualização: Hesitei em fazer uma reclamação de garantia porque o carro estava melhor, com muito menos ruído, mas decidi fazê-lo de qualquer maneira. Eles tentaram entrar em contato comigo, mas por meio de um endereço de e-mail errado, então finalmente recebi a substituição antecipada após cerca de 2 meses, um amortecedor Special Active. Eles insistiram que é o mesmo que o FSD. Fico feliz por ter feito a reclamação porque 3 dias antes da chegada da substituição, o amortecedor ruim ficou muito pior, tão barulhento que eu não queria dirigir o carro. 2 horas depois de receber o pacote, ele foi instalado e o carro agora anda como novo. Agora tenho um amortecedor dourado à esquerda e um vermelho à direita, mas pelo menos o vermelho combina com a mola RB. As fotos mostram o FSD vazado e o novo SA.

Attachments

#25 · (Edited)
Desculpe, mas eu instalei o novo. Foi muito ruim, como painéis soltos batendo uns contra os outros no vento ao dirigir em linha reta em baixa velocidade em pequenas ondulações e, claro, estrondos altos durante as curvas. Em velocidade de rodovia, tornou-se um ruído ambiente super alto e eu pensei que era dos pneus. Acho que a mola estava quicando livremente em baixa compressão. Tudo isso começou com o barulho de pancada que só acontecia ao fazer uma curva à esquerda em estacionamentos.