2004 to 2020 Mazda 3 Forum and Mazdaspeed 3 Forums banner

COMO FAZER: Instalação de espelho aquecido

64K views 31 replies 20 participants last post by  cocacolano1no1  
#1 · (Edited)
Finalmente consegui instalar os espelhos aquecidos, então aqui está o artigo que prometi :)

Primeiramente, isto só funcionará com o acabamento s! O acabamento i não tem os fios para o desembaciador ou pisca no conector do lado do carro. Se vocês com o acabamento i quiserem fazê-lo, podem seguir os mesmos passos até onde eu emendei a fiação do carro. Vocês só teriam que passar fios para dentro da cabine, encontrar onde o +12V é levado de volta para o desembaciador traseiro e conectá-lo.

Além disso, foi confirmado em outro tópico que a fiação dos espelhos aquecidos no lado do carro para 2010.5 e 2011 existe. Então esta modificação funcionará bem para vocês também.

Obrigado a icspots do M3F pela motivação para fazer isso. Estou muito feliz com o resultado.

Suprimentos:
  • Vidro aquecido do lado do motorista (número do produto BBM5-69-1G7)*
  • Vidro aquecido do lado do passageiro (número do produto BBM5-69-1G1)*
  • Fio (usei 16 gauge, 18 teria sido mais fácil de trabalhar)
  • Conector fêmea de pá 7/64"
  • Graxa de lítio
  • Conectores de emenda rápida
  • Braçadeiras
*O vidro foi encomendado em Peças Online da Mazda.

Ferramentas:
  • Chave de fenda Phillips
  • Chave/bit torx T-25
  • Soquete/chave de 8mm
  • Chave de fenda mini fenda
  • Cortadores/descascadores/crimpadores de fios


  1. Comece removendo o espelho do carro. Com a porta aberta, pegue o painel da vela e puxe-o. Existem 2 pinos que o prendem, junto com uma espécie de clipe de plástico. Eu não estava ciente do último, então ele quebrou no meu lado do motorista. O painel ainda segura bem com os dois pinos.

    Image


    Depois que o painel da vela for removido, você pode desconectar o chicote do espelho. Depois de fazer isso, remova os três parafusos de 8 mm (certificando-se de que o espelho não caia no chão) e puxe o espelho para fora do carro. Se você tiver o sistema BOSE (não tenho certeza se o não-BOSE tem um tweeter ou não?), desconecte o chicote do tweeter e coloque o painel da vela de lado.

    Image


    Aqui está o espelho fora do carro. Está bem sujo, eu sei :(

    Image


  2. Em seguida, removeremos o vidro. Observação: Se você mora em uma área fria, certifique-se de deixar o espelho/vidro aquecer antes de tentar remover o vidro. Além disso, removi o vidro do lado oposto ao que deveria ter feito. Farei anotações nas etapas a seguir para que você não faça o mesmo. O vidro tem 3 juntas de esfera e soquete, uma no centro, uma na parte externa e outra abaixo da central.

    Primeiro, empurre a parte externa do vidro para que ele se incline totalmente para a esquerda (é aqui que eu errei, o seu deve estar inclinado para o lado oposto da imagem).

    Image


    Em seguida, pegue a parte interna (não a externa como na imagem) e puxe em sua direção. Isso liberará a junta central grande. Isso exige alguma força, então não tenha medo de puxá-lo um pouco.

    Image


    Agora empurre o espelho totalmente para dentro (como nas fotos acima) e puxe a parte externa do vidro (como nas fotos acima) para soltar a esfera externa.

    Depois de fazer isso, empurre a parte superior do vidro totalmente para dentro e puxe de baixo para soltar a esfera final. O vidro agora deve sair.

    Image


    Aqui está como fica sem o vidro

    Image


  3. A próxima etapa é separar as duas peças do espelho. Isso é feito removendo os 3 parafusos torx T-25.

    Image


    Removido e separado

    Image


  4. Agora a parte divertida; passando o fio. Primeiro, passe dois fios diferentes pela parte do espelho, conforme mostrado nas imagens abaixo. Crimp as conexões fêmeas de pá de 7/64" na extremidade de cada fio.

    Image


    Image


    Tentei algumas maneiras diferentes de passar o fio para onde o espelho se prende ao carro, e a maneira mais fácil envolveu o uso de um cabide de metal e pescá-lo. Isso é difícil de ver/explicar, mas assim que você tiver na sua frente, fará mais sentido. Do lado do carro, siga os fios até onde eles entram na base. Eles são embrulhados em espuma. Usando uma mão, empurre os fios/espuma para o lado e empurre o cabide com a outra mão (desculpe pela foto horrível).

    Image


    Vista do outro lado

    Image


    Em seguida, prenda um fio na extremidade do cabide e puxe-o.

    Image


    Image


    Antes de puxá-lo totalmente, prenda o outro fio nele para que você tenha dois fios passando e saindo exatamente onde o espelho se prende ao carro.

    Image


    Agora passe os fios conforme mostrado na imagem seguinte. Você terá que enfiá-los por baixo da espuma abaixo do plugue.

    Image


    Depois de ficar satisfeito com as passagens dos fios, coloque as peças de volta e substitua os 3 parafusos torx. Certifique-se de deixar alguma folga na extremidade do espelho (você precisa garantir que o vidro tenha total amplitude de movimento e que o recurso de separação não prenda os fios).

  5. Agora, precisamos colocar o vidro novo no espelho. Primeiro, adicione graxa de lítio aos pontos onde as esferas entram no suporte de vidro.

    Image


    Em seguida, conecte os dois conectores de pá ao espelho e coloque-os no clipe de retenção.

    Image


    Depois de fazer isso, o vidro pode ser recolocado. Comece empurrando o centro do vidro na esfera grande. Você vai precisar empurrar com bastante força. Depois que ele entrar, você saberá. Em seguida, incline o vidro para fora e empurre-o até que essa esfera se encaixe. Faça o mesmo com a parte inferior.

    Pronto para ser parafusado no carro.

    Image


    Image


  6. Em seguida, precisamos conectar o espelho ao carro. Primeiro, precisamos remover o painel da porta :( Eu não queria fazer isso, mas a Mazda não oferece nenhum fio extra para trabalhar. geddyhanzo fez um bom artigo aqui, então não vou repetir isso. Depois que o painel da porta for removido, aparafuse o espelho de volta na porta, certificando-se de não prender os fios.

    Image


    Image


    Em seguida, corte um pouco do feltro preto em que os fios estão enrolados. Separe o fio azul com listra vermelha e o fio preto com listra branca do restante dos fios. Em seguida, crimpe a metade de conexão dos conectores de conexão em cada fio, como na imagem abaixo.

    Image


    Crimp os conectores de pá macho na extremidade dos fios que vêm do vidro aquecido e conecte-os às emendas. Você pode conectar esses fios de várias maneiras diferentes, esta é apenas a maneira que eu escolhi. Prenda com braçadeiras quaisquer fios soltos e substitua o painel da porta.

    Image


  7. Ligue o carro e pressione o botão do desembaciador traseiro. Depois de um minuto ou mais, toque no vidro. Ele deve estar começando a esquentar do centro para fora. Se não estiver esquentando, o vidro está quebrado ou as conexões não estão boas. Retire o vidro do espelho e teste para ver se os fios estão recebendo +12V quando o desembaciador estiver ligado. Caso contrário, são as conexões, caso contrário, é o vidro.

    Se estiver funcionando, conecte o tweeter e substitua o painel da vela.

  8. Repita todas as etapas anteriores para o lado do passageiro.

  9. Aproveite seus novos espelhos aquecidos! :D
Se algo não fizer sentido, me avise, tentarei explicar melhor.

Desculpe por um artigo tão longo. Provavelmente o tornei um pouco mais detalhado/longo/verboso do que o necessário, mas tanto faz. Avise-me se tiverem alguma dúvida :)
 
#6 ·
Obrigado pelo resumo. Vou fazer o mesmo, mas com os espelhos que têm o pisca-pisca. Vou apenas emendar os fios que estão lá para o pisca-pisca na frente do espelho
Não tenho certeza de como você controlaria os espelhos aquecidos dessa forma. Acredito que a energia só passa por esses fios quando o pisca-pisca pisca. Posso estar errado, mas parece lógico. Você também pode queimar fusíveis ao emendar nesses fios de baixa amperagem :mellow 1:
 
#10 ·
#15 ·
Acabei de ter alguém roubando o espelho do lado do passageiro, por que eu não tenho ideia...

Só estou me perguntando quando vocês pediram o espelho listado, era só o vidro? Ou incluía a moldura de plástico que segura o espelho?

A minha Mazda local está me dizendo que vai custar $200 dólares. Parece meio excessivo quando vocês estão falando em $30-50 para ambos.

Obrigado
A moldura de plástico que segura o espelho... Você quer dizer o plástico preto fino que estou segurando nesta foto (não a própria carcaça do espelho)?

Image


Desde que seu espelho se pareça com isso (exceto no carro, obviamente), então você está bem apenas pedindo o vidro.

Image
 
#19 ·
Eu tenho o 3 de 2011 sem aquecedor ou sem luzes. Um caminhão bateu no espelho do passageiro. $40 para o item inteiro, espelho e plástico. Obtenha todas as peças.com em Rochester NY. Uma oficina mecânica queria $125 mais pintura. $200 em dinheiro. Acho que vou pelo caminho do cromo e não preciso de pintura.
 
#20 ·
Acabei de fazer isto no meu hatchback iTouring Skyactiv 2012. Funciona muito bem. É bom saber que o hatchback Skyactiv tem o chicote de fios necessário, embora eu não tenha o 2.5 (provavelmente porque a Mazda usa o mesmo chicote de fios em todos os hatchbacks). Seria interessante ver se o sedan Skyactiv o tem.
 
#22 ·
Acabei de fazer isso no meu hatchback iTouring Skyactiv 2012. Funciona muito bem. É bom saber que o hatchback Skyactiv tem o chicote de fios necessário, mesmo que eu não tenha o 2.5 (provavelmente porque a Mazda usa o mesmo chicote de fios em todos os hatchbacks). Seria interessante ver se o sedan Skyactiv o tem.
Ok então? Eu li todas as postagens neste tópico! Eu tenho um hatchback Speed3 2012. Eu quero adicionar espelhos aquecidos. Se toda a fiação necessária estiver no lugar, então eu deveria ser capaz de simplesmente tirar o vidro do espelho antigo da concha e substituí-lo pelo aquecido. Os fios que vão para o elemento de aquecimento já devem estar na concha do espelho e só precisam ser conectados? Eu realmente espero que sim. Eu não quero ter que puxar os painéis internos das portas e adicionar fios. Alguém pode confirmar que será tão fácil?? Se sim, então eles devem funcionar com o interruptor do desembaçador do vidro traseiro.

Espero que sim? Se não, vou tentar tirá-lo com cuidado para ver se os fios estão lá.

Obrigado
 
#26 · (Edited)
Acabei de fazer o meu (2012 MS3) - Obrigado pelo tutorial. Uma pequena atualização (os nomes dos pinos são referenciados em anexo):

Pode emendar no conector do lado do espelho, se não quiser tirar o painel da porta/tocar no conector do lado da porta -
O terminal C na foto em anexo já está lá (fio verde), então você emenda um dos fios do aquecedor do espelho nele, e o terminal A está vazio, então você pode literalmente empurrar uma parte desencapada do segundo fio do aquecedor na ranhura vazia do conector e, em seguida, conectar o conector do lado da porta no conector do lado do espelho para uma instalação plug-n-play.

sil80
 

Attachments

#30 ·