2004 to 2020 Mazda 3 Forum and Mazdaspeed 3 Forums banner

Regeneração DPF mais rápida

4 reading
190K views 270 replies 52 participants last post by  hastuart2014  
#1 ·
Se notar que a regeneração começou (consumo elevado, ruído de escape, indicador do motor i-Stop), basta reduzir uma ou duas mudanças. Quando o motor rodar acima de 3000 rpm, a regeneração é feita em menos de 5 minutos.

#2 ·
É estranho... nos últimos meses não notei que o meu carro estivesse a fazer uma regeneração ativa do DPF. Anteriormente, parecia fazê-lo uma vez por depósito.
O carro tem 36.000 km.

Sempre pensei que, se se fizesse condução suficiente em autoestrada (como eu faço), o escape deveria aquecer o suficiente para regenerar o DPF (uma regeneração passiva) sem injetar o gasóleo extra no escape (regeneração ativa). Talvez o meu carro tenha acabado de começar a funcionar corretamente?

Alguém mais faz muitas viagens em autoestrada? Se sim, com que frequência notam uma regeneração ativa?

#3 ·
Percebo na minha condução normal que tenho uma regeneração a cada 250 km. Faço muito poucas viagens com mais de 12 km. No entanto, quando estou a rebocar a caravana e o motor está a trabalhar arduamente, não noto qualquer regeneração a acontecer, o que parece apoiar a sua teoria da "regeneração passiva" com um motor quente.

Quando noto que a regeneração está em curso, tento manter as rotações acima das 2000 rpm. Na verdade, quando vou para casa do trabalho, tenho um percurso curto na autoestrada onde posso ir a 120 km/h, seguido de uma parte mais longa restrita a 80 km/h, é aqui que a regeneração começa frequentemente. Também notei que se reduzir para a 4ª velocidade (2200 rpm), a regeneração termina mais rapidamente e geralmente está pronta antes de sair da autoestrada.

#4 ·
A regeneração do DPF depende de quanta "carga" (ou seja, consumo de combustível) o motor normalmente trabalha. Não depende de hábitos de condução em alta/baixa rotação. Por exemplo, na minha experiência: viagens na autoestrada, 130-160 km/h, o motor trabalha a 2.200 - 2.600, 6ª marcha, o consumo médio de combustível é de 6-7 L/100KM, a carga do motor é bastante "séria" e a regeneração do DPF ocorre a cada 290-300 km. Viagens em estradas interestaduais, 70-90 km/h, 4ª/5ª marcha, consumo médio de combustível 4-5 L/100KM, a carga do motor é leve e a regeneração do DPF ocorre a cada 360-370 km. @gazbo: O sistema de regeneração do DPF da Mazda é um sistema ativo (não passivo) e é baseado no mecanismo de pressão diferencial dos gases de escape (diferencial entre a pressão dos gases de escape "antes" do DPF e "depois" dele): simplificando, quando a pressão diferencial excede um valor predeterminado, significa que o DPF está "cheio" (devido às partículas presas nele, os gases de escape saem do DPF a uma velocidade menor do que a velocidade com que entram, e existem 2 sensores que medem constantemente essas velocidades) e então a unidade de controle do motor (ECU) força a regeneração do DPF, "limpando" todas as partículas, transformando-as em CO2 por meio de temperatura muito alta e combustível (reação química).

#116 · (Edited)
A regeneração do DPF depende de quanta "carga" (ou seja, consumo de combustível) o motor normalmente trabalha. Não depende do hábito de condução em alta/baixa rotação. Por exemplo, na minha experiência: viagens na autoestrada, 130-160 km/h, o motor trabalha a 2.200 - 2.600, 6ª marcha, o consumo médio de combustível é de 6-7 L/100KM, a carga do motor é bastante "séria" e a regeneração do DPF ocorre a cada 290-300 km. Viagens em estradas interestaduais, 70-90 km/h, 4ª/5ª marcha, consumo médio de combustível 4-5 L/100KM, a carga do motor é leve e a regeneração do DPF ocorre a cada 360-370 km. @gazbo: O sistema de regeneração do DPF da Mazda é ativo (não passivo) e é baseado no mecanismo de pressão diferencial dos gases de escape (diferencial entre a pressão dos gases de escape "antes" do DPF e "depois" dele): simplificando, quando a pressão diferencial excede um valor predeterminado, significa que o DPF está "cheio" (devido às partículas presas nele, os gases de escape saem do DPF a uma velocidade menor do que aquela em que entram, e existem 2 sensores que medem constantemente essas velocidades) e então a unidade de controle do motor (ECU) força a regeneração do DPF, "limpando" todas as partículas, transformando-as em CO2 por meio de temperatura muito alta e combustível (reação química).
O sensor de pressão diferencial é o que aciona a regeneração, ele não mede a velocidade do gás, mas a pressão, como você disse corretamente anteriormente em sua explicação. Este é o sensor que mede o dp. Se você tiver muitas regenerações, você recebe o código P243C.00.2F. O sensor está localizado à esquerda do motor, aparafusado a um suporte, tubos de borracha conectam o sensor e os tubos de aço que saem do DPF. Existe outro sensor de escape que realmente mede a pressão do escape. Com a ajuda do Forscan e de um leitor OBD, você pode ver as leituras desses sensores, incluindo várias temperaturas de escape no sistema, além do número de milhas/km desde a última regeneração. Às vezes, você pode perder o consumo instantâneo de combustível se for montanhoso.
Os tubos do sensor DP às vezes ficam entupidos. No outro dia, despejei um pouco de água em ambos os tubos, usando um bico transparente de um tubo de massa, pois ele se encaixa nas mangueiras de borracha. Em seguida, adicionei um pouco de detergente barato e depois água. O detergente dissolve o carbono facilmente com um pouco de tempo. O sensor de escape do lado direito às vezes bloqueia no banjo e no parafuso banjo. Facilmente verificado removendo o sensor e ligando o motor, se você tiver fluxo de gás, então está limpo. Se estiver bloqueado, experimente o truque do detergente, deixando-o de molho durante a noite e, em seguida, lave-o com água para ter certeza de que está limpo. Se a água cair rapidamente, você sabe que está limpo.

Os sistemas EGR podem ser limpos com detergente e água fervente. O carbono simplesmente se dissolve, o lado do gás das válvulas mergulha na solução durante a noite junto com o resfriador, que pode ser imerso ou simplesmente bloqueado com uma extremidade e lavado com uma mangueira de água (não um lavador a jato) até ficar limpo. Tempo e calor farão o truque.

Attachments

#5 ·
Não estou a fazer estatísticas exatas, mas para mim a regeneração do DPF acontece a cada 200 km/h. Estou a conduzir de forma agressiva e principalmente na cidade. Se costuma conduzir na autoestrada e não tem a aplicação de monitorização de combustível no ecrã sempre, pode simplesmente perder. No entanto, como estou a conduzir na cidade, noto sempre:
- rotações mais altas em marcha lenta
- consumo de combustível instantâneo mais alto que dura um período específico de tempo sem alterar o estilo de condução
- ruído de escape mais profundo (gostava de ter isso sempre)
- o pedal do acelerador age um pouco diferente (gostava de ter isso por padrão)
- a sombra azul do motor não é mostrada na aplicação de monitorização de combustível
- i-Stop não funciona quando ligado e o motor não está frio, e os ícones da bateria e do ar condicionado estão com sombra azul
@owner: DPF definitivamente depende da carga do motor (o que se traduz em consumo de combustível), como você disse.
@Jukkeli esse pode ser um bom ponto. Vou definitivamente experimentar e ver o tempo que leva ao manter as rotações em torno de 3K, o que é um pouco difícil ao conduzir na cidade. Se começar a dar muito stress ou apenas deixá-lo em marcha lenta, na verdade levará muito mais tempo, até 30 minutos. A minha regeneração DPF normal leva cerca de 10-15 minutos a conduzir na cidade.

Para todos os interessados, estou apenas a dar um exemplo aqui: Se estiver a acelerar de 0 a 60 km/h o mais rápido possível, mudando da 1ª para a 4ª mudança antes das 2000 rpm, está realmente a colocar mais carga no motor do que a conduzir a 130 km/h em 6ª mudança durante o mesmo tempo.

Então, em teoria e estatisticamente, com que frequência a regeneração do DPF acontecerá depende do seu consumo de combustível. Normalmente, acontece uma vez a cada 15-20 litros de combustível consumido, no entanto, não é muito preciso e constante e a ECU realmente tenta seguir o seu estilo de condução e inicia a regeneração do DPF quando o seu estilo de condução corresponde às condições ideais para regenerar o DPF - o que pode estar incorreto e pode alterar o seu estilo de condução ou pode até desligar o motor assim que ele arranca. Então, ele continuará a regeneração do DPF instantaneamente depois de ligar o motor (se a temperatura estiver acima do mínimo em alguns sensores).

Coisas simples, hein. Na verdade não. Aconteceu-me que o carro não queria arrancar durante cerca de duas horas porque o escape ficou com uma sobredose de combustível (apenas um palpite). Eu estava a conduzir normalmente, a regeneração do DPF foi iniciada (não notei), então comecei a forçar o carro ao limite (o consumo de combustível subiu muito acima de 20 l/100 km), depois conduzi cerca de 5 minutos normalmente (consumo de combustível mostrando mais de 10 l/100 km), e depois desliguei o motor e fui ao mercado. O carro não quis arrancar depois. Tentei algumas vezes apenas porque não queria matar a bateria, mas poderia ter arrancado se continuasse a tentar, no entanto, apenas o deixei em marcha lenta e depois, depois de cerca de duas horas, ele funcionou. Por que isso aconteceu não é claro e não houve nenhum código de erro, mas pode haver uma situação que simplesmente não é tratada corretamente. Tentei intencionalmente o mesmo cenário muitas vezes e não consegui quebrá-lo novamente. Nenhuma explicação dos funcionários da Mazda sobre isso.

• Like
Reactions: Skagerstrom
#6 · (Edited)
Olá,

Posso confirmar que o diesel 2.2 faz regenerações DPF mais ou menos a cada 250 quilómetros.

Tenho um leitor obdii e os dados do computador deram-me o número total de regenerações feitas até agora. Comparado com a quilometragem total feita - deu-me uma média de 250 km mais ou menos.

A questão é que não acho que este carro faça regenerações passivas. Parece que faz as ativas, independentemente da temperatura dos gases de escape. O scanner obd mostra-me que a cerca de 140 km/h na 6ª mudança, atinge facilmente 400 graus Celsius nas autoestradas, mas provavelmente não é suficiente para queimar a fuligem. Conduzi o meu carro ainda mais rápido do que isso, mas se houvesse regenerações passivas, elas não contariam para o total de regenerações feitas, certo?

De qualquer forma, independentemente do seu estilo de condução, parece que as regenerações ativas são feitas a cada 250 km.
O que também posso confirmar é que se der ao carro uma boa volta de vez em quando, a regeneração passa despercebida. Só notei 1-2 regenerações na cidade e só porque o istop não estava funcional.

#7 ·
Aqui está o meu super conselho experimentado ontem. Se você notar que a regeneração do dpf começou, mantenha as rotações estáveis em torno de 2200-2500 rpm até que termine. Demorou cerca de 6 minutos para o meu terminar do início ao fim (controle de cruzeiro ativado).

Tive um problema com uma regeneração em torno de 3.000 rpm ou mais, quando a velocidade do motor não era constante e acelerava e freava. Na verdade, por causa disso, a regeneração demorou muito mais e a economia de combustível diminuiu significativamente. Em uma nota negativa, acho que isso aumentou um pouco o nível de óleo.

#8 ·
Olá,
Alguém tem alguma ideia de porque o meu Mazda 3 2.2 Skyactiv-D está a regenerar o DPF a cada 130-140 km? Estou a conduzir principalmente em extraurbano ~100 km/h.
Outra coisa que notei é o aumento do consumo de combustível (sem regeneração a acontecer).
90 km/h Cruise control - ~6L/100km
120 km/h Cruise control - ~8L/100km

Até agora, substituí o MAF, todos os filtros, a bomba de vácuo e limpei o carbono da admissão (tudo feito pelo serviço oficial da Mazda).

e ainda tenho um consumo de combustível elevado e regeneração do DPF em curtos períodos.

A ajuda é muito apreciada. Obrigado

#164 ·
Olá,
Alguém tem alguma ideia de por que meu Mazda 3 2.2 Skyactiv-D está regenerando o DPF a cada 130-140 km? Estou dirigindo principalmente em extraurbano ~100 km/h.
Outra coisa que notei é o aumento do consumo de combustível (sem que a regeneração ocorra).
90 km/h Controle de cruzeiro - ~6L/100km
120 km/h Controle de cruzeiro - ~8L/100km

Até agora, substituí o MAF, todos os filtros, a bomba de vácuo e limpei o carbono da admissão (tudo feito pelo serviço oficial da Mazda).

e ainda tenho alto consumo de combustível e regeneração do DPF em curtos períodos.

Olá,
Alguém tem alguma ideia de por que meu Mazda 3 2.2 Skyactiv-D está regenerando o DPF a cada 130-140 km? Estou dirigindo principalmente em extraurbano ~100 km/h.
Outra coisa que notei é o aumento do consumo de combustível (sem que a regeneração ocorra).
90 km/h Controle de cruzeiro - ~6L/100km
120 km/h Controle de cruzeiro - ~8L/100km

e ainda tenho alto consumo de combustível e regeneração do DPF em curtos períodos.

Olá,

Estou com o mesmo problema no meu MAzda 6 2.2 Skyactiv-D. Tendo exatamente o mesmo problema. Você encontrou uma maneira de consertá-lo?
Obrigado pela sua ajuda.

#10 ·
Alguém sabe (vai compartilhar conhecimento) por que a regeneração do DPF está acontecendo com frequência?
A minha começou em cerca de 140 km, e 6000 km depois, agora regenera a cada 80 km.
Verifiquei em todos os lugares e este é um problema comum, e existe uma solução, mas ninguém disse qual era. Encontrei algumas postagens na internet que levar o carro ao centro de serviço da Mazda resolveu o problema, mas eles não mencionam qual foi a solução.
Levei o meu ao centro de serviço da Mazda e eles não faziam ideia de como consertar isso e qual é a causa :(

Por favor, se alguém tiver uma ideia do que precisa ser feito, compartilhe a solução.

Até agora eu fiz:
1. Regeneração longa forçada do DPF (realizada pelo pessoal da Mazda)
2. Verifiquei todos os injetores de combustível diesel (todos funcionaram bem)
3. Usei vários aditivos de limpeza do DPF (o fator de desgaste do DPF relatado pelo software da Mazda é de cerca de 7% - excelente)

Nenhum dos itens acima funcionou.

#11 ·
Alguém sabe (vai compartilhar conhecimento) sobre por que a regeneração do DPF está acontecendo com frequência e frequência?
O meu começou em cerca de 140 km, e 6000 km depois, agora está regenerando a cada 80 km.
Verifiquei tudo e este é um problema comum, e existe uma solução, mas ninguém disse qual era. Encontrei algumas postagens na internet que levar o carro para a central de atendimento da Mazda resolveu o problema, mas eles não mencionam qual foi a solução.
Levei o meu para a central de atendimento da Mazda e eles não faziam ideia de como consertar isso e o que está causando :(

Por favor, se alguém tiver uma ideia do que precisa ser feito, compartilhe a solução.

Até agora eu fiz:
1. Regeneração longa forçada do DPF (realizada pelo pessoal da Mazda)
2. Verifiquei todos os injetores de combustível Diesel (todos funcionaram bem)
3. Usei vários aditivos de limpeza do DPF (o fator de desgaste do DPF relatado pelo software da Mazda é de cerca de 7% - excelente)

nenhum dos itens acima funcionou.
Sua rota e tráfego afetarão os ciclos de regeneração. Se as viagens forem curtas e lentas, os DPFs ficam entupidos mais rápido.
A limpeza periódica adequada do DPF requer remoção. Duvido que a concessionária tenha feito isso no seu...
A solução permanente derrotaria seu propósito e seria cruel com a Mãe Terra... Cirurgia do DPF Can sem tocar no CAT e reprogramação da ECU... Nenhuma concessionária fará isso por você.

Enviado do meu SM-G970F usando o Tapatalk

#15 ·
Talvez a válvula EGR emperrada.....se o nível do óleo do motor estiver subindo, você está recebendo contaminação de combustível no cárter.
Bem, não tenho certeza sobre a válvula EGR porque, esqueci de mencionar, meu carro tem 52.000 km (32.000 milhas) no odômetro... Vou tentar pesquisar no Google...
De qualquer forma, obrigado pela resposta

#20 ·
O meu está a fazer o mesmo. O óleo fica contaminado (sobe para a marca "x") em cerca de 3000 km. A regeneração acontece a cada 80-100 km - este é um dos problemas. Outro problema é: durante a regeneração, o consumo instantâneo de combustível "dispara" - se eu conduzir na autoestrada a 120 km/h e o consumo instantâneo de combustível for de cerca de 6 l/100 km - a regeneração começa e sobe para 18-20 l/100 km (durante 20 minutos ou 30 km). Se eu conduzir na cidade enquanto a regeneração está em curso, a partida num semáforo faz com que o consumo instantâneo de combustível suba para 80 l/100 km (RPM mantidas abaixo de 2500). Alguém pode confirmar qual seria o comportamento normal nestas condições?

#21 ·
A minha está a fazer o mesmo. O óleo fica contaminado (sobe para a marca "x") em cerca de 3000 km.
A regeneração acontece a cada 80-100 km - este é um dos problemas
Outro problema é: durante a regeneração, o consumo instantâneo de combustível "dispara" - se eu conduzir na autoestrada a 120 km/h e o consumo instantâneo de combustível for de cerca de 6 l/100 km - a regeneração começa e sobe para 18-20 l/100 km (por 20 minutos ou 30 km). Se eu conduzir na cidade enquanto a regeneração está em andamento, então, ao arrancar num semáforo, o consumo instantâneo de combustível chega a 80 l/100 km (RPM mantido abaixo de 2500).

Pode alguém confirmar qual seria o comportamento normal nestas condições?
A resposta curta é SIM, mas...
Quando a regeneração do DPF está em andamento, você deve ter um alto consumo de combustível. Mas a regeneração não deveria ser tão frequente!
Na verdade, com o meu motor diesel 1,5 skyactive de 55.000 km, tenho o mesmo problema (copiar e colar)! Na semana passada, troquei o óleo e o filtro após 3000 km - o nível X atingiu novamente pela segunda vez nos últimos 2-3 meses!!! Nos últimos 30 dias, tenho regeneração todos os dias!!! Todos os dias!!! Na semana passada, fiz uma viagem de 40 km na autoestrada - tive regeneração do DPF em ambas as direções!!! Duas vezes naquele dia...
Então, no meu caso, a regeneração acontece a cada 20-30 km. Acho que estou a manter algum tipo de 'recorde de regeneração do DPF' neste fórum:oops::eek:
Então... liguei para a assistência técnica oficial da Mazda... novamente, agendei uma revisão para a substituição das pastilhas de travão dianteiras e informei-os sobre este problema.
Da última vez, quando fiz a troca de óleo após 3000 km, eles me disseram: 'Isso é normal... condução na cidade... você deve conduzir o seu carro na autoestrada ocasionalmente...' Todas as semanas, tenho esta viagem de ~80 km na autoestrada, então o argumento deles é BS.
Na semana passada, quando lhes falei sobre a minha regeneração do DPF e o aumento do nível de óleo, a resposta foi 'nesse caso, se tudo o que você está a dizer for verdade - você tem um problema'... Bem, de jeito nenhum, Sr. Sherlock Holms!!!
E o procedimento para a minha próxima visita de serviço na quarta-feira, de acordo com eles, é este:
-fazer o diagnóstico, qualquer que seja o valor de falha mostrado - eles enviam para a central da Mazda na Áustria e depois esperam uma sugestão do que deve ser feito?!? Poderia levar 1-2 semanas para o meu carro ficar na assistência... e o preço... quem sabe.
Então eu perguntei a eles, ok... na medida em que entendo os problemas com este motor diesel Mazda 'revolucionário', temos 3 problemas potenciais: DPF, EGR e Injetores? O que você acha, onde está o problema? Eles me disseram que, provavelmente, há um problema com os injetores, mas eles vão 'verificar tudo'...

Então, se eu terminar com esta aventura, vou informá-lo.

#22 ·
Muito obrigado pela história detalhada, Sasa Covic! Fico feliz por não ser o único com este problema estranho que nenhum dos representantes oficiais da Mazda consegue resolver. Parece que você tem exatamente o mesmo problema.

Por favor, me avise qual foi a solução para isso (se eles resolverem o problema) para que eu possa "copiar e colar" isso :D

A ajuda é muito apreciada!

#23 ·
Muito obrigado pela história detalhada, Sasa Covic!
Estou feliz por não ser o único com este problema estranho que nenhum dos representantes oficiais da Mazda consegue resolver. Parece que você tem exatamente o mesmo problema.

Por favor, me avise qual foi a solução para isso (se eles resolverem o problema) para que eu possa "copiar e colar" isso :D
A ajuda é muito apreciada!
Bem, Yonef... Fui ao serviço oficial da Mazda na semana passada, e há algumas 'Boas notícias' e algumas más notícias...
'Boas notícias' - eles trocaram as pastilhas de freio dianteiras e fizeram o diagnóstico, e não foi encontrado nenhum erro!
E pela primeira vez na minha vida, em meus 25 anos de experiência de condução, eu esperava e esperava ter alguns erros após o diagnóstico para obter algum ponto de partida com este pesadelo... mas não, não houve nenhum!!!
E então eles me disseram (espero que alguém possa entender isso, porque eu não posso) que eles fizeram um 'reset dos injetores para deixá-los aprender novamente' !?! Até agora eu estava convencido de que o injetor é uma peça mecânica, mas quem sabe... talvez a denso tenha feito alguns inteligentes para a Mazda - aqueles que podem aprender?!?

Más notícias - Tenho que verificar o nível do óleo regularmente e, se o nível subir novamente, então terei que substituir meus injetores!!!
Então eles me disseram que talvez a Mazda possa participar de algumas despesas de substituição dos injetores (talvez 50% ou 30%), já que meu carro é regularmente mantido nos serviços oficiais da Mazda... e o preço de um é ~1000€... então, se eu trocar os 4, isso é 30% do valor do meu carro neste momento... 'e quando trocarmos os injetores, verificaremos as outras coisas como dpf, egr...'

E quando eu perguntei a eles por que meu carro faz a regeneração do DPF todos os dias? - 'isso é ok... direção na cidade'
Depois disso, eu tive 180 km de estrada e 4 regenerações... e informei a eles - 'a regeneração não é o problema, apenas verifique o nível do óleo', eles dizem.
F..k you Mazda!!! Metnem ih sve na kurac!!!

Eu não sou mecânico, mas deve haver alguma solução lógica para este problema! Meu carro faz a regeneração do DPF 4-5 vezes mais vezes do que deveria... pode haver algum sensor com defeito (sensor de pressão ou temperatura do escapamento) que envia leituras ruins para a unidade principal, e então ele aciona a regeneração?!?
Arathol (moderador do fórum) escreveu sobre o EGR preso... Eu verifiquei por conta própria, depois de 55000 km, ele tem um pouco de fuligem, mas não está preso.
280469

Até agora... ainda sem solução e esperando o nível do óleo subir!!!

#24 ·
Jeeez maaan, exatamente a mesma história aqui. Esta é a terceira vez que fui ao concessionário Mazda para diagnóstico, e sem códigos de erro, MAS eles me disseram que provavelmente são injetores ruins que preciso substituir ~3100 euros. Então eu perguntei a eles, se a regeneração não for corrigida depois disso, eles devolverão todo o meu dinheiro - resposta: Não. Então Fck you Mazda, não estou experimentando com 3000 euros porque você não sabe qual é o maldito problema da sua própria estúpida solução DPF.
Eu também mandei verificar e limpar o EGR, substituí um monte de sensores de exaustão - Sensor de temperatura Pre DPF, Sensor de temperatura Past DPF, sensor de pressão diferencial, sensor MAP e sensor de oxigênio no escapamento. Nenhum dos quais mudou alguma coisa.
Então eu comprei uma ferramenta OBD2 de autodiagnóstico, para monitorar todos os sensores em tempo real, e tentar descobrir quando a regeneração do DPF começa. Até agora, não tenho ideia, parece completamente aleatório - ou seja, o Sensor de Pressão Diferencial mostra valores bastante constantes o tempo todo e, no entanto, a regeneração do DPF é acionada novamente. Eu medi isso depois que a regeneração do DPF terminou, e até a próxima regeneração ocorreu - resultados bastante semelhantes, então eu acho que não é a Pressão Diferencial que aciona a maldita regeneração.
Além disso, como eu já disse, mas trouxe o carro para limpeza da máquina DPF, e eles pegaram o DPF e mediram antes da limpeza e estava em perfeitas condições, então não é o DPF que está entupido - desnecessário dizer que a limpeza do DPF não ajudou em nada.

Sobre o "treinamento" do Injetor - A Mazda está fazendo isso toda vez (3 vezes até agora) quando levo o carro para a revisão - isso é basicamente "treinamento" para a ECU usar cada injetor corretamente, como se alguns injetores explodissem mais combustível, então a ECU corrigirá isso desligando o bico mais cedo, e assim por diante. De qualquer forma, não ajuda em nada.

Até agora, resta apenas uma opção inexplorada - substituir os malditos injetores por uma tonelada de dinheiro e esperar que isso resolva o problema, mas se não...

@ Sasa, eu vou te manter informado se eu encontrar algo interessante, então por favor, me mantenha atualizado se você encontrar alguma coisa.
Obrigado!

#27 ·
Isto parece mais um problema de software com a ECU. É um problema que não é de todo exclusivo da Mazda.
Aratol,
Se Yonef mudou tudo (exceto os injetores), também faz sentido para mim que haja um 'problema de software'. Além disso, existem os mesmos sintomas com os motores 2,2 e 1,5?!? E os motores a diesel que eles fizeram têm uma vareta de óleo marcada com min, máx e a marca de óleo 'X'. Então, obviamente, eles esperavam o aumento do óleo com um sistema de regeneração DPF sem 'ad-blue'.
Além disso, eu gostaria de acreditar que uma marca de carro como a Mazda teria uma 'solução de atualização de software' para este problema.
Mas é óbvio que, quando perceberam que havia um problema com o 'revolucionário motor diesel skyactive' - desistiram, pararam a produção de diesel e deixaram os clientes com um grande problema... e acredite, há muitos carros a diesel Mazda 2014-2018 vendidos na Europa!!!
Eu realmente não espero que os engenheiros que participaram do desenvolvimento deste motor devam realizar 'hara-kiri', mas algum tipo de solução seria justo.
Neste ponto, mesmo que você (teoricamente) troque o motor completo com todos os componentes e eletrônicos, o fabricante oficial não pode garantir que o problema será resolvido.
Então... vamos simplificar:
meu carro faz muita regeneração DPF desnecessária, diluindo o óleo com combustível e aumentando o nível do óleo! Como parar a regeneração DPF desnecessária? Em vez de 4-5 vezes a cada 200 km, apenas uma vez?

#26 · (Edited)
Se vocês estiverem usando o biodiesel menos volátil (Éster Metílico de Ácido Graxo ou mistura FAME), pulem. Os motores a diesel equipados com DPF não foram construídos para dirigir na cidade. Se for esse o uso, optem por longas viagens periódicas. Os DPFs só podem operar corretamente (*correção: regeneração passiva) em temperaturas de exaustão mais altas (600°C +)....Não se pode chegar perto disso com viagens curtas e lentas.

#28 ·
Se vocês estiverem usando o biodiesel menos volátil (Éster Metílico de Ácido Graxo ou mistura FAME), pulem.
Os motores diesel equipados com DPF não foram construídos para dirigir na cidade. Se for esse o uso, opte por longas viagens periódicas. Os DPFs só podem operar corretamente (regeneração ativa) em temperaturas de exaustão mais altas (600°C +)....Não se pode chegar perto disso com viagens curtas e lentas.

Minsanity,

Eu entendo seu ponto de vista, mas... em uma das minhas postagens anteriores (longas e chatas), eu escrevi:

'...E quando eu perguntei a eles por que meu carro faz a regeneração do DPF todos os dias? -'tudo bem...dirigindo na cidade'
Depois disso, fiz 180 km de estrada e 4 regenerações... e os informei - 'a regeneração não é o problema, apenas verifique o nível de óleo' eles dizem...'

E você escreveu:
'Os motores diesel equipados com DPF não foram construídos para dirigir na cidade.'

Esta não é a primeira vez que encontro ou leio uma declaração como esta ou semelhante, mas deixe-me dizer uma coisa:
Eu comprei um veículo de passageiros para minha família, eu não comprei um caminhão...
Eu nunca pensei que um fabricante como a Mazda pudesse fazer um veículo de passageiros que se destina apenas a dirigir em rodovias... então, por favor, não me entenda mal, mas meu senso comum não pode aceitar esse tipo de informação.

Todas as outras marcas de carros na Europa usam o mesmo combustível, EGR, sistema DPF... quando um problema ocorre - limpe o EGR, limpe o DPF e dirija normalmente depois disso... mas essa não é a mesma situação com a magnífica tecnologia diesel Mazda skyactive...

#35 ·
@ Sasa, e @minsanity. Acabei de ir (novamente) à concessionária Mazda, onde eles realizaram a "regeneração forçada" - eles iniciaram o processo de regeneração via software enquanto o carro era resfriado com ventiladores no serviço Mazda. Demorou 12 minutos para ser concluído (tempo bastante curto) e a medição da pressão diferencial do DPF antes e depois foi muito semelhante, como eu disse, meu DPF está limpo e em condições "perfeitas" de acordo com o pessoal da Mazda. Então isso não ajudou em nada, a próxima regeneração foi 72 km depois na rodovia. Também esqueci de mencionar que da primeira vez que levei o carro à Mazda, a primeira coisa que eles fizeram foi refazer completamente o ECU porque acharam que eu fiz um chip-tunning de software que está causando regenerações frequentes. Obviamente, eles estavam errados. Isso não mudou nada. Também de acordo com eles, meu ECU foi atualizado com o firmware de 2019 (procedimentos mais recentes do ECU) - meu software original era de 2014. Eles disseram que há poucas diferenças (não relacionadas ao DPF), mas ainda vale a pena atualizar. O que eu descobri até agora é que o DPF e o EGR estão em perfeitas condições, mas as regenerações acontecem com muita frequência. A única experiência que não estou disposto a fazer é gastar 3200 euros em injetores para descobrir que isso não resolve nada. Talvez se alguém (da Mazda) puder garantir que isso ajudará, e se não, devolver meu dinheiro - então eu tentarei. Estou seriamente considerando a exclusão do DPF agora - provavelmente a única solução para esse absurdo. Como o pessoal da Mazda não consegue dizer as condições que acionam a regeneração do DPF !? Isso não é sério, deve haver condições conhecidas que acionam o ECU para iniciar a regeneração, como ninguém sabe disso !? Só posso garantir que esta NÃO é a pressão diferencial do DPF, pois a minha está muito baixa o tempo todo.

#36 ·
É assim que eu vejo - O sistema de regeneração está funcionando corretamente....ou seja, está fazendo o que o software manda, de acordo com os parâmetros definidos. O problema é que o software tem bugs, e os técnicos não têm ideia disso. Eles só sabem como consertar as coisas de acordo com os gráficos e procedimentos no manual de serviço. Fora isso, eles não sabem mais do que você sobre isso. A melhor aposta aqui é ligar para o Atendimento ao Cliente da Mazda e escalar a reclamação. A Mazda pode precisar enviar um engenheiro para ver o que está acontecendo.

#37 ·
É assim que eu vejo - O sistema de regeneração está funcionando corretamente... ou seja, está fazendo o que o software está dizendo para fazer de acordo com os parâmetros definidos. O problema é que o software tem bugs...
Eu concordo totalmente com você!
Mas, então... você tem que considerar o outro fato: há um monte de motores diesel 2.2 e 1.5 com o mesmo software e sem problemas?!?
É por isso que eu costumo pensar que há uma falha de 'hardware' que envia leituras erradas para a ECU, mas então @Yonef nos informou que ele trocou todos os sensores que deveriam afetar a regeneração, mas novamente sem resultados positivos.

...e isso é algo que os técnicos não têm ideia. Eles só sabem como consertar as coisas de acordo com os gráficos e procedimentos no manual de serviço. Fora isso, eles não sabem mais do que você sobre isso.
Isso é decepcionante, mas - também absolutamente VERDADEIRO!!!
Quando eu tive a segunda reclamação para regeneração do DPF e aumento do nível de óleo, eles me disseram 'faremos o diagnóstico e qualquer código de falha que aparecer - enviaremos para a sede da Mazda e então esperaremos que eles nos digam o que fazer'! Infelizmente, meu carro não mostrou nenhum código de erro... então eles concluíram que a melhor solução para o meu carro é - novos injetores?!? Como??? Os injetores fazem o trabalho que a ECU ordenou, porque a ECU recebe informações de que a regeneração deve começar!!! Por que você culpa os injetores??? Como você chegou a essa conclusão???
Eu não tenho dúvidas de que eles são bons mecânicos, mas os veículos de hoje têm sistemas anti-poluição controlados por um monte de sensores com um monte de eletrônicos controlados por uma ECU - e no final - isso afeta os mecânicos!?!

#38 ·
E mais uma coisa! Depois de todos os fatos que foram mencionados em posts anteriores, ainda gosto de pensar que, apesar de todos os sensores e eletrônicos - a solução pode ser muito simples (estou apenas pensando): O sensor de pressão DPF é a parte que envia informações erradas e aciona a regeneração! Se assumirmos que o sensor está correto e o DPF está limpo - talvez haja um problema em algum lugar entre essas duas partes? Pelo que entendo, o sensor recebe informações do DPF com 2 mangueiras? E se uma das mangueiras de borracha ruins estiver ligeiramente rachada ou ligeiramente entupida, apenas o suficiente para enviar informações de pressão mais baixa para o sensor? E então, o sensor faz o que deve fazer - ele assume que o DPF está 'sujo' e informa a ECU sobre isso! Depois disso, a ECU envia o comando para iniciar a regeneração e esse ciclo vicioso nunca termina e é constantemente repetido? Por favor, me desculpe por esta explicação infantil, mas estou muito obcecado com este problema, e todo tempo livre que tenho - eu o gasto tentando encontrar alguma solução lógica para este problema. Então, peço desculpas por incomodar todos vocês.

#39 ·
Aaaaaaand mais uma coisa! Depois de todos os factos que foram mencionados nas mensagens anteriores, ainda gosto de pensar que, apesar de todos os sensores e eletrónica - a solução pode ser muito simples (estou apenas a pensar) : O sensor de pressão do DPF é a peça que envia informações erradas e aciona a regeneração! Se assumirmos que o sensor está correto e o DPF está limpo - talvez haja um problema em algum lugar entre estas duas peças? Tanto quanto eu entendo, o sensor recebe informações do DPF com 2 mangueiras? E se uma das mangueiras de borracha de merda estiver ligeiramente rachada ou ligeiramente entupida, o suficiente para enviar informações de pressão mais baixa para o sensor? E então, o sensor faz o que se supõe que faça - assume que o DPF está 'sujo' e informa a ECU sobre isso! Depois disso, a ECU envia o comando para iniciar a regeneração e este círculo vicioso nunca termina e é constantemente repetido? Por favor, desculpem-me por esta explicação infantil, mas estou muito obcecado com este problema, e todo o tempo livre que tenho - passo-o a tentar encontrar alguma solução lógica para este problema. Por isso, peço desculpa por incomodar todos vocês.
Você está no fórum certo. Muito poucos têm diesel ou os escolheram aqui. Sinta-se à vontade para compartilhar e reclamar, senhor. Como eu vejo? Está em algum lugar entre a ECU e o DPF. E, se esses técnicos suspeitassem dos injetores por qualquer motivo, eles deveriam ter tentado limpá-los.... O que a limpeza ou novos injetores farão? Injetar melhor e ainda mais combustível durante as regenerações ativas para diluir ainda mais o óleo?[emoji848] iStop e DPF são razões pelas quais optei pelos Skyactivs sem eles. Espero sinceramente que esta caçada termine felizmente.[emoji120] Mantenha-nos informados. Enviado do meu SM-G970F usando o Tapatalk

#41 ·
Yonef, meu amigo...Quando comecei a ler sua última postagem, pensei que você finalmente tinha uma solução!!! Mas quanto mais eu lia, mais confuso eu ficava... Eu realmente não entendo como a ECU pode iniciar a regeneração sem nenhuma informação dos sensores... Para mim, esse fato não é lógico. E como eu já escrevi, não há lógica em culpar os injetores por regeneração frequente!!!''A ECU acha que precisa aumentar a temperatura do escapamento adicionando mais combustível, mas adicionar mais combustível torna a mistura rica em combustível, o que cria mais fumaça, mas mais fumaça é detectada pela ECU (independentemente de o DPF ainda não estar entupido) e comanda o início da regeneração do DPF antes que ele fique entupido.''A ECU só deve fazer isso caso algum sensor envie leituras específicas, não deve agir assim... Eu não sei... minha cabeça vai explodir.Se os caras da oficina estão fazendo remaps - eles têm alguma opção para remapar a ECU a fim de funcionar bem?''Enquanto isso, fiz 3200 km e meu óleo precisa descer pelo ralo, pois atingiu a marca "x" na vareta (porque já fez 40 regenerações).''Enquanto isso, após 900 km desde a última troca de óleo, meu nível de óleo também está subindo... e eu não entendo por que eles o despejam no nível máximo quando o trocam?Citação do manual do usuário: O nível é normal se estiver entre as marcas MIN e MAX.Este é o primeiro veículo que possuo e o primeiro serviço oficial que uso, que despeja óleo no nível máximo! Até agora, nunca tive esse caso na minha experiência de condução...Então - na próxima troca de óleo, não farei no serviço oficial, e o nível estará entre as marcas MIN e MAX.

#42 ·
Olá Sasa,
A maioria das coisas que estão acontecendo com a ECU também está fora da minha compreensão, mas eu não quero mexer na ECU e arriscar reprogramá-la para causar algum outro problema, pois parece que os caras da oficina não têm muita certeza do porquê a ECU age como age e aumenta a taxa de combustível, independentemente de todas as leituras dos sensores serem normais.
O que eu estou pensando é me livrar completamente do DPF e excluí-lo da ECU. Na Bulgária, isso não é muito legal, mas não há fiscalização, e eu também não vou para o exterior com este carro, então acho que vou dirigi-lo apenas aqui.
Outra coisa a dizer: é apenas um sistema de regeneração DPF RIDÍCULO da Mazda, nunca vi uma solução mais estúpida do que esta

#43 ·
Hey Sasa,
A maioria das coisas que estão acontecendo com a ECU também está fora da minha compreensão, mas eu não quero mexer na ECU e arriscar reprogramá-la para causar algum outro problema, pois parece que os caras da oficina não têm muita certeza do porquê a ECU age como age e aumenta a taxa de combustível, independentemente de todas as leituras dos sensores serem normais.
O que eu estou pensando é me livrar do DPF completamente e excluí-lo da ECU. Na Bulgária isso não é muito legal, mas não há fiscalização fazendo isso, e eu também não vou para o exterior com este carro, então eu acho que vou dirigi-lo só aqui.
Outra coisa a dizer: é apenas um sistema de regeneração DPF RIDÍCULO da Mazda, nunca vi uma solução mais estúpida do que esta
Yonef,
Na próxima semana eu provavelmente terei uma consulta em um serviço Mazda particular que encontrei em Belgrado, de onde eu sou. Já tive algumas conversas telefônicas com o cara que é dono do serviço, e ele informou a central da Mazda sobre o meu problema. Eles o aconselharam com algumas ideias, então algum dia na próxima semana eu terei que deixar o carro por um dia com ele. Ele me disse que no final, talvez os injetores (talvez um, talvez dois, talvez todos os quatro) sejam o problema, mas há algumas outras etapas a serem verificadas - feitas, antes do julgamento final! Ele mencionou software e turbo também... de qualquer forma, ele parecia mais cooperativo do que os caras da Mazda oficial, mas... nós veremos.
Por outro lado, ele também não conseguiu me explicar por que os injetores podem causar regeneração do DPF a cada 15-20 km?
'se o injetor estiver com defeito e enviar mais combustível - isso pode contaminar o DPF'
Eu realmente não posso aceitar essa explicação, mas ok.
Há pelo menos 4 sensores de temperatura e 2 sensores de pressão que podem acionar a regeneração, e você persistentemente insiste que os injetores são provavelmente o problema
'Outra coisa a dizer: é apenas um sistema de regeneração DPF RIDÍCULO da Mazda, nunca vi uma solução mais estúpida do que esta' - Eu concordo totalmente com você

#45 · (Edited)
Sasa, por favor, mantenha-me informado sobre qualquer desenvolvimento sobre isso quando você vir este cara, e qual será o resultado disso.

Muito obrigado!
Claro!!!
e, enquanto isso, se o pior acontecer, podemos precisar pensar sobre isso também:

Estou apenas pensando no futuro...

#49 ·
Esta é uma ótima notícia, Sasa.
Eu tinha quase certeza de que os injetores eram os culpados, mas não encontrei ninguém que realmente os substituísse e compartilhasse a informação com os outros, então parabéns a você, amigo.
Se você pudesse me indicar a empresa de onde você conseguiu seus injetores, eu definitivamente vou experimentá-los.

#51 ·
Esta é uma ótima notícia, Sasa.
Eu tinha quase certeza de que os injetores eram os culpados, mas não encontrei ninguém que realmente os substituísse e compartilhasse a informação com os outros, então parabéns a você.
Se você pudesse me direcionar para a empresa de onde você conseguiu seus injetores, eu definitivamente os experimentarei.
Claro, Radek! O nome da empresa é 'Mag engines'.
Não tenho certeza se posso postar um link de peça, (@arathol Sinto muito se quebrar as regras, só estou tentando ajudar), mas aqui está:

Você pode ver que um injetor custa 128 USD, mas você pode ter um 'código de cupom' para 5% de desconto. Então, vai custar cerca de 100 € por 1 peça.
Um pequeno conselho: ligue para eles primeiro e pergunte o preço, talvez você consiga um desconto adicional! O nome do cara é Sain (ou é assim que entendo o nome dele e acho que ele é o chefe) ele fala inglês médio, mas vocês vão se entender.
Espero que isso ajude você!
Mantenha-nos informados

#52 ·
Então... Encomendei um conjunto de injetores da magengines na sexta-feira à noite. Acabei de os instalar e fiz um test drive com o meu carro. BOOM a distância entre as regenerações passou de 20 para 50 e depois o consumo médio caiu de 7,1 para 5,4. Devem ser injetores defeituosos, mas estou bastante chocado, pois o meu carro tem apenas 35.000 km.

#53 ·
Então... Encomendei um conjunto de injetores da magengines na sexta-feira à noite. Acabei de os instalar e levei o meu carro para um test drive. BOOM a distância entre as regenerações passou de 20 para 50 e após o consumo médio caiu de 7,1 para 5,4
Tem de ser injetores defeituosos, mas estou bastante chocado, pois o meu carro tem apenas 35000kms
Aqui está uma ideia - Se ainda tiver o conjunto original de injetores, envie-os para serem avaliados. Isso pode dizer-lhe porquê eles pararam de funcionar. O problema real pode não ser os injetores, mas sim outra coisa que está a causar a falha prematura dos injetores.

#54 ·
Olá Sasa,
Fico feliz que tenhas consertado isso. Ainda não encomendei os injetores, estou tentando encontrar alguns localmente e testá-los, mas se não, vou encomendar alguns do site que você propôs.
Só estou me perguntando o que aconteceu com seus injetores 'antigos', você os testou para confirmar que era um injetor defeituoso e, se possível, pode especificar o que estava errado com eles - ou seja, os dispersores estavam ruins e o combustível não era pulverizado finamente? ou os solenóides estavam ruins, fazendo com que os injetores pulverizassem mais combustível do que o necessário?
Além disso, com os injetores 'novos', se você fizer uma viagem na rodovia, pode verificar a distância que você percorre entre as regenerações em uma rodovia?

Obrigado novamente pela atualização, cara!