Se notar que a regeneração começou (consumo elevado, ruído de escape, indicador do motor i-Stop), basta reduzir uma ou duas mudanças. Quando o motor rodar acima de 3000 rpm, a regeneração é feita em menos de 5 minutos.
O sensor de pressão diferencial é o que aciona a regeneração, ele não mede a velocidade do gás, mas a pressão, como você disse corretamente anteriormente em sua explicação. Este é o sensor que mede o dp. Se você tiver muitas regenerações, você recebe o código P243C.00.2F. O sensor está localizado à esquerda do motor, aparafusado a um suporte, tubos de borracha conectam o sensor e os tubos de aço que saem do DPF. Existe outro sensor de escape que realmente mede a pressão do escape. Com a ajuda do Forscan e de um leitor OBD, você pode ver as leituras desses sensores, incluindo várias temperaturas de escape no sistema, além do número de milhas/km desde a última regeneração. Às vezes, você pode perder o consumo instantâneo de combustível se for montanhoso.A regeneração do DPF depende de quanta "carga" (ou seja, consumo de combustível) o motor normalmente trabalha. Não depende do hábito de condução em alta/baixa rotação. Por exemplo, na minha experiência: viagens na autoestrada, 130-160 km/h, o motor trabalha a 2.200 - 2.600, 6ª marcha, o consumo médio de combustível é de 6-7 L/100KM, a carga do motor é bastante "séria" e a regeneração do DPF ocorre a cada 290-300 km. Viagens em estradas interestaduais, 70-90 km/h, 4ª/5ª marcha, consumo médio de combustível 4-5 L/100KM, a carga do motor é leve e a regeneração do DPF ocorre a cada 360-370 km. @gazbo: O sistema de regeneração do DPF da Mazda é ativo (não passivo) e é baseado no mecanismo de pressão diferencial dos gases de escape (diferencial entre a pressão dos gases de escape "antes" do DPF e "depois" dele): simplificando, quando a pressão diferencial excede um valor predeterminado, significa que o DPF está "cheio" (devido às partículas presas nele, os gases de escape saem do DPF a uma velocidade menor do que aquela em que entram, e existem 2 sensores que medem constantemente essas velocidades) e então a unidade de controle do motor (ECU) força a regeneração do DPF, "limpando" todas as partículas, transformando-as em CO2 por meio de temperatura muito alta e combustível (reação química).
Olá,
Alguém tem alguma ideia de por que meu Mazda 3 2.2 Skyactiv-D está regenerando o DPF a cada 130-140 km? Estou dirigindo principalmente em extraurbano ~100 km/h.
Outra coisa que notei é o aumento do consumo de combustível (sem que a regeneração ocorra).
90 km/h Controle de cruzeiro - ~6L/100km
120 km/h Controle de cruzeiro - ~8L/100km
Até agora, substituí o MAF, todos os filtros, a bomba de vácuo e limpei o carbono da admissão (tudo feito pelo serviço oficial da Mazda).
e ainda tenho alto consumo de combustível e regeneração do DPF em curtos períodos.
A ajuda é muito apreciada. Obrigado
Olá,Olá,
Alguém tem alguma ideia de por que meu Mazda 3 2.2 Skyactiv-D está regenerando o DPF a cada 130-140 km? Estou dirigindo principalmente em extraurbano ~100 km/h.
Outra coisa que notei é o aumento do consumo de combustível (sem que a regeneração ocorra).
90 km/h Controle de cruzeiro - ~6L/100km
120 km/h Controle de cruzeiro - ~8L/100km
Até agora, substituí o MAF, todos os filtros, a bomba de vácuo e limpei o carbono da admissão (tudo feito pelo serviço oficial da Mazda).
e ainda tenho alto consumo de combustível e regeneração do DPF em curtos períodos.
A ajuda é muito apreciada. Obrigado
Sua rota e tráfego afetarão os ciclos de regeneração. Se as viagens forem curtas e lentas, os DPFs ficam entupidos mais rápido.Alguém sabe (vai compartilhar conhecimento) sobre por que a regeneração do DPF está acontecendo com frequência e frequência?
O meu começou em cerca de 140 km, e 6000 km depois, agora está regenerando a cada 80 km.
Verifiquei tudo e este é um problema comum, e existe uma solução, mas ninguém disse qual era. Encontrei algumas postagens na internet que levar o carro para a central de atendimento da Mazda resolveu o problema, mas eles não mencionam qual foi a solução.
Levei o meu para a central de atendimento da Mazda e eles não faziam ideia de como consertar isso e o que está causando![]()
Por favor, se alguém tiver uma ideia do que precisa ser feito, compartilhe a solução.
Até agora eu fiz:
1. Regeneração longa forçada do DPF (realizada pelo pessoal da Mazda)
2. Verifiquei todos os injetores de combustível Diesel (todos funcionaram bem)
3. Usei vários aditivos de limpeza do DPF (o fator de desgaste do DPF relatado pelo software da Mazda é de cerca de 7% - excelente)
nenhum dos itens acima funcionou.
Bem, não tenho certeza sobre a válvula EGR porque, esqueci de mencionar, meu carro tem 52.000 km (32.000 milhas) no odômetro... Vou tentar pesquisar no Google...Talvez a válvula EGR emperrada.....se o nível do óleo do motor estiver subindo, você está recebendo contaminação de combustível no cárter.
A resposta curta é SIM, mas...A minha está a fazer o mesmo. O óleo fica contaminado (sobe para a marca "x") em cerca de 3000 km.
A regeneração acontece a cada 80-100 km - este é um dos problemas
Outro problema é: durante a regeneração, o consumo instantâneo de combustível "dispara" - se eu conduzir na autoestrada a 120 km/h e o consumo instantâneo de combustível for de cerca de 6 l/100 km - a regeneração começa e sobe para 18-20 l/100 km (por 20 minutos ou 30 km). Se eu conduzir na cidade enquanto a regeneração está em andamento, então, ao arrancar num semáforo, o consumo instantâneo de combustível chega a 80 l/100 km (RPM mantido abaixo de 2500).
Pode alguém confirmar qual seria o comportamento normal nestas condições?
Bem, Yonef... Fui ao serviço oficial da Mazda na semana passada, e há algumas 'Boas notícias' e algumas más notícias...Muito obrigado pela história detalhada, Sasa Covic!
Estou feliz por não ser o único com este problema estranho que nenhum dos representantes oficiais da Mazda consegue resolver. Parece que você tem exatamente o mesmo problema.
Por favor, me avise qual foi a solução para isso (se eles resolverem o problema) para que eu possa "copiar e colar" isso
A ajuda é muito apreciada!
Aratol,Isto parece mais um problema de software com a ECU. É um problema que não é de todo exclusivo da Mazda.
Minsanity,Se vocês estiverem usando o biodiesel menos volátil (Éster Metílico de Ácido Graxo ou mistura FAME), pulem.
Os motores diesel equipados com DPF não foram construídos para dirigir na cidade. Se for esse o uso, opte por longas viagens periódicas. Os DPFs só podem operar corretamente (regeneração ativa) em temperaturas de exaustão mais altas (600°C +)....Não se pode chegar perto disso com viagens curtas e lentas.
Enviado do meu SM-G970F usando o Tapatalk
Eu concordo totalmente com você!É assim que eu vejo - O sistema de regeneração está funcionando corretamente... ou seja, está fazendo o que o software está dizendo para fazer de acordo com os parâmetros definidos. O problema é que o software tem bugs...
Isso é decepcionante, mas - também absolutamente VERDADEIRO!!!...e isso é algo que os técnicos não têm ideia. Eles só sabem como consertar as coisas de acordo com os gráficos e procedimentos no manual de serviço. Fora isso, eles não sabem mais do que você sobre isso.
Você está no fórum certo. Muito poucos têm diesel ou os escolheram aqui. Sinta-se à vontade para compartilhar e reclamar, senhor. Como eu vejo? Está em algum lugar entre a ECU e o DPF. E, se esses técnicos suspeitassem dos injetores por qualquer motivo, eles deveriam ter tentado limpá-los.... O que a limpeza ou novos injetores farão? Injetar melhor e ainda mais combustível durante as regenerações ativas para diluir ainda mais o óleo?[emoji848] iStop e DPF são razões pelas quais optei pelos Skyactivs sem eles. Espero sinceramente que esta caçada termine felizmente.[emoji120] Mantenha-nos informados. Enviado do meu SM-G970F usando o TapatalkAaaaaaand mais uma coisa! Depois de todos os factos que foram mencionados nas mensagens anteriores, ainda gosto de pensar que, apesar de todos os sensores e eletrónica - a solução pode ser muito simples (estou apenas a pensar) : O sensor de pressão do DPF é a peça que envia informações erradas e aciona a regeneração! Se assumirmos que o sensor está correto e o DPF está limpo - talvez haja um problema em algum lugar entre estas duas peças? Tanto quanto eu entendo, o sensor recebe informações do DPF com 2 mangueiras? E se uma das mangueiras de borracha de merda estiver ligeiramente rachada ou ligeiramente entupida, o suficiente para enviar informações de pressão mais baixa para o sensor? E então, o sensor faz o que se supõe que faça - assume que o DPF está 'sujo' e informa a ECU sobre isso! Depois disso, a ECU envia o comando para iniciar a regeneração e este círculo vicioso nunca termina e é constantemente repetido? Por favor, desculpem-me por esta explicação infantil, mas estou muito obcecado com este problema, e todo o tempo livre que tenho - passo-o a tentar encontrar alguma solução lógica para este problema. Por isso, peço desculpa por incomodar todos vocês.
Yonef,Hey Sasa,
A maioria das coisas que estão acontecendo com a ECU também está fora da minha compreensão, mas eu não quero mexer na ECU e arriscar reprogramá-la para causar algum outro problema, pois parece que os caras da oficina não têm muita certeza do porquê a ECU age como age e aumenta a taxa de combustível, independentemente de todas as leituras dos sensores serem normais.
O que eu estou pensando é me livrar do DPF completamente e excluí-lo da ECU. Na Bulgária isso não é muito legal, mas não há fiscalização fazendo isso, e eu também não vou para o exterior com este carro, então eu acho que vou dirigi-lo só aqui.
Outra coisa a dizer: é apenas um sistema de regeneração DPF RIDÍCULO da Mazda, nunca vi uma solução mais estúpida do que esta
Claro!!!Sasa, por favor, mantenha-me informado sobre qualquer desenvolvimento sobre isso quando você vir este cara, e qual será o resultado disso.
Muito obrigado!
Claro, Radek! O nome da empresa é 'Mag engines'.Esta é uma ótima notícia, Sasa.
Eu tinha quase certeza de que os injetores eram os culpados, mas não encontrei ninguém que realmente os substituísse e compartilhasse a informação com os outros, então parabéns a você.
Se você pudesse me direcionar para a empresa de onde você conseguiu seus injetores, eu definitivamente os experimentarei.
Aqui está uma ideia - Se ainda tiver o conjunto original de injetores, envie-os para serem avaliados. Isso pode dizer-lhe porquê eles pararam de funcionar. O problema real pode não ser os injetores, mas sim outra coisa que está a causar a falha prematura dos injetores.Então... Encomendei um conjunto de injetores da magengines na sexta-feira à noite. Acabei de os instalar e levei o meu carro para um test drive. BOOM a distância entre as regenerações passou de 20 para 50 e após o consumo médio caiu de 7,1 para 5,4
Tem de ser injetores defeituosos, mas estou bastante chocado, pois o meu carro tem apenas 35000kms