2004 to 2020 Mazda 3 Forum and Mazdaspeed 3 Forums banner

Hora de trocar a correia?

6.1K views 5 replies 4 participants last post by  nerfer  
#1 ·
Olá a todos, notei há algumas noites que, enquanto meu carro estava funcionando, parecia haver um leve som de tique-taque vindo da correia e das polias. Atualmente, estou com cerca de 70.000 milhas e ainda não troquei a correia e estava me perguntando se era hora de fazê-lo?

Liguei para uma concessionária Mazda hoje e perguntei quanto custa o serviço para substituí-la e eles me disseram que cobram US$ 180 pela correia do ar condicionado e pela serpentina. Não, obrigado, acho que vou trocá-la eu mesmo.

Eu estava apenas me perguntando se há algum sinal claro de que é hora de trocar a correia?

Isso é para um Mazda 3 2.0L 2010. Obrigado pela sua ajuda

#6 · (Edited)
A única coisa que me lembro sobre polias é que quando você tira a correia, você pode segurar a polia com a mão e sacudir um pouco para ver se consegue sentir alguma folga nela. Se você tiver folga, os rolamentos provavelmente estragaram ou estão estragando.
Você deve ser capaz de empurrar a correia em cerca de 1/2", normalmente. Não deve haver nenhum movimento lateral perto das polias.

Uma correia ruim geralmente chia, não tique-taqueia. Um som de tique-taque é mais provável que venha dos tuchos nos cilindros ou talvez da roda/eixo? O som acelera quando você acelera o motor, ou está ligado à velocidade da estrada?
Meu pai tinha uma picape com tuchos que tiquetaqueavam por anos e ainda funcionava bem, mas isso foi há muito tempo.