2004 to 2020 Mazda 3 Forum and Mazdaspeed 3 Forums banner

O ressonador vale 14 pés/lbs (então guarde-o!)

23K views 39 replies 16 participants last post by  javier_c28  
#1 ·
Eu tenho praticamente todo o acesso a uma oficina de dyno, então quando se trata de testar coisas para potência, posso obter mais do que apenas a confirmação do dyno quase instantaneamente. Ontem, mandei a oficina de escapamento cortar o ressonador do meu `16 2.0 e colocar um segmento reto de tubo. Pensei: "eh, o ressonador é completamente passante de qualquer maneira, então posso abrir um pouco o som". Bem, parecia um pouco lento quando saí da oficina de escapamento, mas atribuí isso ao cansaço (eu, não o carro). Dirigi um pouco com ele ontem à noite, ainda parecia lento. Rodei-o no dyno hoje.....

Perdi 14 pés/lbs!!! Sim, ele ganhou 3 cv e moveu toda a faixa de potência para cima (muito), mas perdeu torque em toda a faixa de rotação, e dado que o torque é o que realmente faz o carro se mover, e é difícil obter torque de um motor de 2 litros, mandei reinstalar o ressonador imediatamente. Adivinha? O torque voltou.

Isso pode não fazer diferença em um carro não afinado. No meu, com aproximadamente 29 pés/lbs a mais do que o original, foi um chute nas bolas.

Anos atrás, a Stillen construiu um 300ZX de 1100 cv que foi carregado com todas essas coisas de alta rotação. Steve entrou e dirigiu, e disse que era quase impossível de dirigir quando voltou. Ele produzia tão pouco torque que mal conseguia se mover. Claro, assim que chegou a 6 mil rpm, ele acelerou LOL.

O ponto e a conclusão? Mantenha o ressonador, mantenha o torque. Sim, soa mais alto e mais grave sem ele, mas o desempenho sofre. Eu não teria acreditado que fez tanta diferença se não tivesse prova real com meu próprio veículo.

#3 ·
E quanto aos ressonadores aftermarket? Ainda estarei perdendo 14 lb ft de torque?
A despesa, na minha opinião, é totalmente inútil. O de fábrica é totalmente passante e de aço inoxidável. Não há ganho de potência a ser encontrado com a substituição. Suponho que se você quisesse fazer o silenciador original soar melhor, você poderia tentar, mas com os resultados que acabei de obter, o ressonador de fábrica seria o último lugar que eu procuraria por algo relacionado ao desempenho, se eu fosse fazê-lo novamente. E as ponteiras de escape originais não são tão esteticamente agradáveis para mim quanto algo com um pouco mais de peso.Eu considerei fazer um aftermarket, esperando talvez manter um pouco do som rouco, eliminando a aspereza, mas no final achei que o escapamento Borla soa ótimo por conta própria. Sem mencionar que um ressonador barato será de aço macio, não inoxidável, e enferrujará... rápido.Eu volto a dizer que a Mazda fez um ótimo trabalho de engenharia de peças e hardware para este carro.

#5 ·
Perdi 14 pés/lbs!!! Sim, ele pegou 3 cv e moveu toda a faixa de potência para cima (muito), mas perdeu torque em toda a faixa de rotação, e dado que o torque é o que realmente faz o carro se mover, e é difícil o suficiente para obter torque de um motor de 2 litros, eu reinstalei o ressonador imediatamente. Adivinha? O torque está de volta.

O ponto e a conclusão? Mantenha o ressonador, mantenha o torque. Sim, soa mais alto e mais grave sem ele, mas o desempenho sofre. Eu não teria acreditado que fez tanta diferença se eu não tivesse prova do mundo real com meu próprio veículo.
Sim, o que você fez foi mudar o design do sistema. Ao fazer isso, você mudou as características de fluxo. Provavelmente, o tempo do pulso foi para o inferno, e com ele qualquer efeito de varredura que lhe dá um pouco de potência.

#7 ·
Ahh cara, só passando as minhas próprias experiências. Eu realmente esperava poder entrar aqui e dizer "Ei, vejam o que eu fiz! E deu muito certo!" LOL. Mas não, eu tentei algo e foi uma merda, então eu pensei em passar adiante.

Há muita merda por aí que as pessoas simplesmente inventam sobre a modificação de carros. É apresentado de uma maneira convincente o suficiente para que outras pessoas acreditem, então elas gastam dinheiro suado em qualquer coisa e acaba sendo uma porcaria, e elas acabam tendo que de alguma forma justificar sua decisão inventando algum falso positivo sobre o que for. Em vez de dizer "Eu cortei o ressonador e ganhei 4cv!" Eu tentei ser muito claro que a história era realmente "Eu cortei o ressonador e dirigia como uma merda, e aqui está a prova real do porquê".

Fico feliz em ajudar. Aqui está o que quer que seja o próximo experimento :-D

#9 ·
Substituí o meu ressonador de fábrica por um mais pequeno e vibrante e não senti qualquer perda de potência no meu 2,5, mas ganhei um tom ligeiramente mais alto e mais profundo em comparação com o de fábrica.
Essa opção estava definitivamente no radar. Se a oficina já tivesse descartado o meu ressonador de fábrica, era isso que eu teria feito. Tenho que admitir, soava malvado sem ele. Quase um tom de carro F1 da Borla, apenas a menor pitada de aspereza que um ressonador de reposição menor provavelmente teria eliminado. Mas, dado o trabalho que colocamos na afinação e no resto das modificações, eu definitivamente não estava de acordo em abrir mão de 14 pés/lbs de torque. Um ressonador de reposição pode ter um efeito menor sobre ele, mas esse é um teste para outra pessoa pagar :grin2:

#12 ·
Para não ser excessivamente técnico e desnecessariamente detalhado, a contrapressão nunca é uma coisa boa. É um mito propagado pela incompreensão do que acontece quando um tubo muito grande é usado para o escapamento. O que realmente está acontecendo é a perda de "varrimento a vácuo do lado de baixa pressão". A velocidade dos gases de escape diminui, o que limita ou elimina a área de vácuo atrás de cada pulso. Sem isso, o motor é deixado para simplesmente empurrar os gases para fora à medida que vêm, em vez do fluxo literalmente ajudando a sugar o próximo pulso de escape, mantendo a velocidade de escape alta, mantendo o vácuo do lado de baixa pressão alto, mantendo a velocidade de escape alta (e assim por diante).

Imagine um motor girando a 2400 rpm. São 400 ciclos POR SEGUNDO. A pequena mudança nas características do fluxo de gases de escape pode não somar muito quando acontece uma vez, mas quando acontece centenas de vezes por segundo, pode ser enorme.

#13 ·
Eu também acho isso sempre engraçado. Não sou nenhum guru de afinação, mas tudo o que não é bom não é bom. Sintonizar o sistema de escape para realmente ajudar o motor a evacuar o combustível queimado (através desse vácuo/varrimento) e manter a velocidade é o que você deve se esforçar para alcançar.

#16 ·
Você acha que redefinir o computador talvez fizesse diferença? Estou perguntando genuinamente.
Eu não acho. Na verdade, estou no meio do processo de ajuste da ECU (bem, quase terminado de qualquer maneira) e enviei um e-mail para a OVT sobre a compensação da perda com alguma calibração de ajuste. Mat não comunicou que tinha algo a ver com isso, nem resolveria nada, então sou levado a supor que foi isolado ao hardware.

#18 ·
Interessante descoberta, VoodooJef, obrigado por compartilhar isso. Nunca teria pensado que haveria uma diminuição de desempenho tão grande ao remover o ressonador. Pergunto-me se o efeito é ainda maior nos motores de 2,5 L.

Isso me faz perguntar agora se preciso de alguma modificação de suporte antes de obter a afinação. Sempre pensei que as pessoas com os melhores resultados de afinação são aquelas que têm o escape cat back completo (por exemplo, da corksport, onde remove o segundo catalisador e o ressonador).

Como não há muito mais que possamos fazer (admissão, escape, talvez coletores), os melhores resultados de afinação seriam alcançados apenas com um carro original? Você disse que ganhou bastante potência com o seu processo de afinação, quais outras modificações você teve?

#21 ·
Descoberta interessante, VoodooJef, obrigado por compartilhar isso. Nunca teria pensado que haveria uma diminuição de desempenho tão grande ao remover o ressonador. Eu me pergunto se o efeito é ainda maior nos motores de 2,5 L.

Agora me pergunto se preciso de alguma modificação de suporte antes de obter a afinação. Sempre pensei que as pessoas com os melhores resultados de afinação são aquelas que têm o escapamento completo direto (por exemplo, da corksport, onde remove o segundo catalisador e o ressonador).

Como não há muito mais que possamos fazer (admissão, escapamento, talvez coletores), os melhores resultados de afinação seriam alcançados apenas com um carro original? Você disse que ganhou bastante potência com o seu processo de afinação, quais outras modificações você teve?
A Mazda gasta muito tempo e dinheiro projetando os carros Sky Activ para um desempenho ideal. Um dos sistemas que eles fizeram bem é aparentemente o escapamento. O coletor é um tubo tri-y 4-2-1 que é extremamente eficiente na remoção de gases gastos da câmara de combustão. Quando você altera as coisas a jusante, ou seja, remove ou altera o tubo e o ressonador, você altera a maneira como o motor funciona. Todo o sistema de escapamento é ajustado para afastar os gases gastos do motor. O tempo do pulso é crítico aqui. Alterar o tamanho do tubo altera a velocidade do fluxo e alterar a velocidade do fluxo altera o tempo do pulso. Quando o tempo do pulso está desligado, a remoção dos gases de escape para de funcionar e você acaba com resíduos gastos na câmara de combustão em vez da carga de combustível, então você perde potência. Isso é aparentemente muito importante para o funcionamento da tecnologia SkyActiv, pois a sobreposição das válvulas pode ser considerável em certas configurações do acelerador.

#19 · (Edited)
Tenho uma admissão Corksport e um escape Borla. No meu tópico de afinação OVT, mencionei que na minha primeira sessão de dyno também testámos a caixa de ar de origem contra a Corksport e deu uns sólidos 7cv nas rodas.

Eis uma ressalva: não posso dizer qual o diâmetro do tubo que a oficina de escapes usou. Assumi que eles apenas soldaram uma secção de 2" para corresponder ao que está lá, mas se eles apenas soldaram uma peça de 2,25", então há outro fator. Nunca vi resultados de dyno do catback CS completo (ou de qualquer escape, para esse assunto LOL). Se eles me enviarem um (apenas um tubo do meio), vou colocá-lo e testá-lo. Aposto que se provasse ser eficaz, haveria um punhado de pessoas aqui mesmo que comprariam um. Inferno, eu até o enviaria de volta para eles se eles quisessem (ou compraria se eu realmente gostasse), mas terminei de cortar o meu escape, então, a menos que alguém me entregue alguns componentes aparafusáveis, a minha pesquisa de escape está completa lá.

Aposto que se fosse usado um tubo ligeiramente menor (48 mm, talvez 45?), ele manteria o binário e ainda suportaria a potência máxima.

EDIT: Acabei de dar uma olhada. O catback CS tem um ressonador. Isso é muito revelador.

#20 ·
Sim, você está certo, eu perdi totalmente que o midpipe corksport tem um ressonador, o que eu queria dizer era que ele removeu o segundo cat, o que algumas pessoas acreditam que ajuda, não sei se isso é verdade ou não.

A única coisa que me preocupa é o efeito de aumentar o diâmetro do tubo para maior do que o original. Quando mandei instalar um escapamento Ultimate Racing, mandei a oficina adicionar um tubo de 2,5 polegadas logo após o ressonador original até a parte traseira do eixo e imediatamente notei uma perda de aceleração em relação ao original. Infelizmente, não consigo isolar se é o tubo maior ou o silencioso real, ou ambos. Voltei ao original o mais rápido possível. Agora estou hesitante em mexer com diferentes escapamentos/tubos intermediários, muito trabalho, tempo e dinheiro experimentando, embora seja divertido.

É bom saber que a admissão pode definitivamente mostrar um aumento real de desempenho, embora eu ache que as pessoas sempre se preocuparam com o acúmulo de calor nos meses quentes. O que você acha disso?

#22 ·
Em última análise, resume-se a obter o volume de ar necessário para o motor. Caso contrário, veria carros engraçados de 10.000 cv a usar sistemas complicados para arrefecer o ar de entrada. Acredite, a entrada de ar numa dessas máquinas está totalmente saturada de calor. Eles nem sequer têm passagens de líquido de arrefecimento no bloco. Eu poderia entrar no porquê de os carros de F1 terem as entradas onde têm, mas isso leva a uma discussão totalmente nova sobre aerodinâmica, vácuo sob o carro e vácuo do lado traseiro.

#23 ·
E eu acabei de receber uma resposta do Mat da OVT. Enviei a ele um registro de dados que fiz sem o ressonador, só para ver como eram os números. Ele disse que tudo parece ótimo, e o tempo estava melhor que a média, então, se alguém precisasse de mais alguma evidência de que a colossal perda de torque estava relacionada a qualquer coisa além do ressonador, aqui está :)

#24 ·
E eu acabei de receber uma resposta do Mat na OVT. Enviei a ele um registro de dados que fiz sem o ressonador, só para ver como os números estavam. Ele disse que tudo parece ótimo, e o tempo parecia melhor do que a média, então se alguém precisasse de mais alguma evidência de que a colossal perda de torque estava relacionada a qualquer coisa além do ressonador, aqui está :)
Fiquei um pouco confuso lendo isso, você está dizendo que o registro de dados parece bom sem o ressonador, mas não era o objetivo deste tópico explicar que você deve manter o ressonador?? LOL, estou entendendo errado aqui?

#28 · (Edited by Moderator)
Então... sem resultados de dyno antes/depois do OP? Apenas medições de dyno no traseiro e corridas de dyno "supostas" reais, mas nenhuma prova postada?

Eu substituí o meu por um ressonador estilo garrafa Vibrant e não me arrependo.

Desculpe OP, eu preciso de prova.
Eu realmente não dou a mínima para o que você precisa. FWIW, sim, eu fui à oficina de dyno no dia seguinte depois de sair da oficina de escapamento (pensei que tinha dito isso antes, sabe... no primeiro post). Eu não tirei a figura de 14 pés/lbs do meu %$#. Eu não tiro fotos de cada sessão de dyno. Meu erro. Não percebi que eu te decepcionei, você é o único que se importa. Eu faço o que faço como uma cortesia para outros que podem ter planos semelhantes, acontece que eu tenho acesso a um dyno quase a qualquer hora de qualquer dia, dado que conheço o proprietário da oficina há 17 anos. Eu postei fotos dos meus dyno pulls ao longo do caminho no meu tópico de ajuste, o último dos quais está agendado para amanhã de manhã para obter um valor final. Terei certeza de ter um tabelião à mão para verificar os resultados para você. :rolleyes 1::001_rolleyes:

#30 ·
Ok, ok....talvez eu tenha reagido exageradamente. LOL. Normalmente sou o sensato. Isso não significa que eu não queira dizer exatamente o que eu disse, apenas que eu poderia ter sido mais delicado na minha resposta.

Suponho que isso apenas apertou um botão para vir e dizer "Ei pessoal, eu gastei dinheiro para tentar algo, e deu errado, então eu gastei mais dinheiro para desfazer" e ter alguém se gabando sobre isso. Não há absolutamente nenhuma glória em admitir que algo não funcionou, então, se alguma coisa, eu me joguei sob o ônibus. Meh, é só segunda-feira.

#32 ·
Sim... como é que sequer sabemos que você realmente tem um mazda... nunca o vi com os meus próprios olhos... talvez precise postar seu registro
Image

Sério, quando um cara diz que eu troquei o óleo e consigo sentir que o carro está mais rápido, todos nós chamamos de besteira. Mas quando alguém diz que eu troquei x, o carro pareceu mais lento, então eu o coloquei no dinamômetro e vi os resultados... isso é bom o suficiente para mim.

E vodoo não disse que trocar o res por outra marca fez isso, ele disse para remover tudo. Então, para aqueles que substituíram o seu por um aftermarket... você provavelmente nunca poderá olhar para trás.

Mas pensar que alguma modificação não pode realmente prejudicar o desempenho é estúpido.

#33 ·
Está tudo bem. O que me irritou foi o facto de eu ter sido extremamente minucioso com o meu relatório de afinação e os números do dinamómetro, chegando ao ponto de postar capturas de tela do gráfico do dinamómetro e vídeo do meu carro a fazer um teste completo no dinamómetro de cada sessão e eu posto os resultados de um procedimento muito simples que eu nunca pretendi testar e alguém tenta me criticar?

Como eu disse, eu realmente não me importo com quem acredita no quê. Não é como ter alguns cavalos extras (ou alguns a menos, neste caso particular) me torna uma espécie de lenda. Acontece que eu tenho acesso a coisas que outras pessoas podem não ter, e dado que todos nós trabalhamos duro pelo nosso dinheiro, pensei que seria legal se eu pudesse relatar os resultados reais de várias modificações para que qualquer outra pessoa que esteja pensando na mesma coisa possa ver que efeito isso realmente tem, e pode julgar se vale a pena o seu dinheiro. A afinação foi ótima, e estou indo para a oficina em cerca de 2 horas para obter os números finais. Cortar o ressonador NÃO deu nada além de pedras LOL.

#34 ·
Não tenho certeza por que você levou isso tão para o lado pessoal. É que, se você conseguiu fazer uma descoberta em relação à contrapressão do ressonador, você não acha que isso seria uma grande notícia? Certamente precisamos de mais testes consecutivos para confirmar sua descoberta.

Se você tivesse alguns dados reais para apoiar sua afirmação, isso teria sido um grande avanço. Eu não estava tentando ser negativo de forma alguma. Acho que poderia ter formulado minha postagem de forma um pouco diferente... minhas desculpas.