2004 to 2020 Mazda 3 Forum and Mazdaspeed 3 Forums banner

Solavancos ao acelerar em segunda marcha a frio, Mazda3 i Sport 2015

1 reading
13K views 37 replies 12 participants last post by  Jaimin  
#1 · (Edited)
Olá a todos, tenho um Mazda3 i Sport (2.0L AT) de 2015 e tenho tido um problema na transmissão recentemente.

O problema é que, na partida a frio, depois que o carro engata a segunda marcha, há exatamente dois solavancos durante a aceleração. Observe que isso não são mudanças de marcha bruscas, mas acelerando normalmente na segunda marcha, e os solavancos acontecem exatamente duas vezes. O carro precisa estar completamente frio (estacionado a noite toda, por exemplo) para que isso aconteça. O problema desaparece completamente se o carro estiver aquecido. O carro tem 72.000 milhas, e eu fiz uma troca de fluido da transmissão e preenchimento com 60.000 milhas usando fluido OEM. Então o filtro da transmissão não foi trocado.

A minha pergunta é, algum de vocês está tendo problemas semelhantes? Você acha que uma lavagem de fluido ajudará?

Agradeço sua ajuda!

#3 ·
É possivelmente "solavancos"? Normalmente é o carro "falhando". A ignição adequada da mistura não está ocorrendo. Geralmente acontece quando está frio, quando você precisa de uma mistura mais rica. Faísca fraca? Velas cansadas? Padrão de pulverização ruim para injetores diretos?

Duvido que seja relacionado ao transeixo...
Obrigado pela sua resposta! Bem, eu tenho velas OEM trocadas aos 70.000 milhas e isso não mudou nada. Eu entendo suas dúvidas, mas se for um problema no motor, não seria irrelevante em qual marcha você está? Eu poderia estar errado, no entanto.

Há alguma maneira de ver esses problemas que você mencionou? Os dados da mistura são visíveis em algum tipo de scanner OBD?

Eu acho que também preciso fazer um diagnóstico adicional para restringir o problema. Preciso confirmar que esse problema acontece apenas na segunda marcha (caso eu não cubra a mesma faixa de rotações em outras marchas) e também no modelo manual.

#4 · (Edited)
Bons pontos... Alguns pontos adicionais... Na primeira marcha, a carga no motor é menor, talvez, com menos propensão a solavancos. Na 3ª marcha e acima... é possível que ele solavancos, mas nas marchas mais altas você simplesmente não consegue sentir tanto? Eu tenho um Camry manual que solavanca na segunda marcha quando está frio, mas não na primeira ou na terceira e acima...

#5 ·
Bons pontos... Alguns pontos adicionais... Em primeira marcha, a carga no motor é menor, talvez, com menos propensão a engasgar. 3ª marcha e acima... é possível que engasgue, mas nas marchas mais altas você simplesmente não consegue sentir tanto? Eu tenho um Camry manual que engasga na segunda quando está frio, mas não na primeira ou na terceira e acima...
Obrigado pela informação. Parece que preciso de mais testes sobre esse problema: eu poderia tentar acelerar mais forte na 3ª marcha e deveria sentir o engasgo se houver um? Voltarei com mais informações.

#8 ·
Você mora em um estado que normalmente é bastante quente e está excepcionalmente frio agora?

Esses carros têm uma rotina de software para auxiliar no aquecimento. O computador ajusta as rotações do motor um pouco mais altas. Isso pode resultar em um pouco de solavancos. Normalmente, isso só é perceptível com a transmissão manual, mas não me surpreenderia se pudesse acontecer no automático.

Uma maneira fácil de saber, quando você liga o carro, qual é a velocidade do motor em marcha lenta?
Isso não tem muito a ver com a temperatura, a menos que esteja muito quente, como 90F ou 32C+, há uma chance de que isso não aconteça. (Eu morava na Geórgia e me mudei para a Califórnia, esse problema está acontecendo há cerca de meio ano). Eu sei que o carro acelera mais alto em partidas a frio. Mas esse não deveria ser o problema, porque a rotação mais alta só acontece no estacionamento. Depois de mudar para a direção, as rotações em marcha lenta voltam ao normal (pelo menos para AT).

#9 ·
Bem, especialmente porque o A/T, na verdade, se comporta como um M/T assim que o conversor de torque trava... o que acontece muito rapidamente após a inicialização... e uma vez na segunda marcha, o TCC é travado muito em breve assim que a mudança da primeira para a segunda é feita...
OK, mas depois que o TCC trava, não deveria haver solavancos ou trancos, certo? Faz sentido se o processo de travamento cria um solavanco, mas eu consigo sentir exatamente dois solavancos, consecutivamente, com cerca de meio segundo de intervalo durante uma aceleração. Eles também são bastante fortes, a ponto de se poder dizer facilmente que isso é anormal.

#11 ·
Eu tive esse problema com o meu (mesmo ano e modelo) por volta de 90.000 milhas e pareceu ser resolvido após a substituição do fluido da transmissão. Embora afirme ser um “fluido vitalício”, ele realmente precisava ser substituído na época.

Eu também tive o mesmo problema com meu veículo anterior, embora não fosse um Mazda, e foi corrigido após a realização de uma atualização de software da transmissão através da porta ODB.

#12 ·
Eu tive esse problema com o meu (mesmo ano e modelo) por volta de 90.000 milhas e pareceu ser resolvido após substituir o fluido da minha transmissão. Embora afirme ser um “fluido vitalício”, ele realmente precisava ser substituído na época.

Eu também tive o mesmo problema com meu veículo anterior, embora não fosse um Mazda, e foi corrigido após realizar uma atualização de software da transmissão através da porta ODB.
Fico feliz em ouvir isso! Você fez uma lavagem de óleo da transmissão e trocou o filtro naquela época? Eu fiz uma drenagem e enchimento (usei cerca de 4,5 litros) e não ajudou.

#15 ·
O corpo da borboleta precisa ser limpo a cada 50.000 milhas ou mais. Pode ajudar. Bem fácil. Basta desfazer a entrada de ar, remover 4 parafusos de 10 mm, desconectar o soquete elétrico e borrifar um limpador de corpo de borboleta assim que removido. Uma escova de dentes e uma toalha de microfibra macia também ajudam, dependendo de quanto carbono foi acumulado.
CK

#16 ·
Olá, você já resolveu o problema? Tenho exatamente a mesma coisa acontecendo com o meu Mazda 3 2016 2.0 6AT. Quando está frio, tenho um solavanco na 2ª marcha que acontece uma ou duas vezes. Para quando o carro aquece. Começou a acontecer por volta dos 60.000 milhas e não piorou nem melhorou desde então (agora com 80.000 milhas). Fiz duas drenagens e enchimentos com ATF OEM. Até retirei a bandeja e limpei tudo e substituí o filtro. Sem alterações, faz a mesma coisa. Corpo de borboleta limpo, novo filtro instalado. Também substituí as velas de ignição e substituí a válvula solenóide de purga, pois havia um pequeno vazamento no evap. Nenhuma mudança após essa correção também.

#17 ·
Olá, você já resolveu o problema? Eu tenho exatamente a mesma coisa acontecendo com o meu Mazda 3 2016 2.0 6AT. Quando está frio, eu tenho um solavanco na 2ª marcha que acontece uma ou duas vezes. Ele para quando o carro está aquecido. Começou a acontecer por volta de 60.000 milhas e não piorou nem melhorou desde então (agora com 80.000 milhas). Eu fiz duas drenagens e preenchimentos com ATF OEM. Eu até mesmo abaixei o cárter e limpei tudo e substituí o filtro. Sem mudanças, faz a mesma coisa. Corpo de borboleta limpo, novo filtro instalado. Também substituí as velas de ignição e substituí o solenóide de purga, pois havia um pequeno vazamento no evap. Sem mudanças após essa correção também.
Eu estou literalmente na mesma situação que você, mesmo problema, mesmo carro. Você já resolveu o problema ou ele piorou ou algo assim?

#26 ·
Hmm... a transmissão pela manhã vai estar fria e a forma como ela trava as embreagens vai estar um pouco diferente. Quando você fez a drenagem e enchimento. Você fez isso apenas uma vez ou 3 vezes? Normalmente, é recomendado dirigir um pouco e depois fazer de novo.

Além disso, outra coisa para verificar porque tem sido um tema comum entre os veículos problemáticos ao longo dos anos e geralmente é barato de fazer. Substitua a válvula EGR e as correias.

#27 ·
Tenho o mesmo problema desde que comprei um Mazda 3 automático usado de 2015 com 100.000 milhas. Eu moro em Toronto (geralmente frio). Sinto um solavanco quando ele muda da 2ª para a 3ª ou da 1ª para a 2ª marcha. Acontece apenas quando o carro está frio (depois de uma noite), mas depois de aquecer, o solavanco desaparece.

#28 ·
Acabei de comprar um 3 de 2017 com 66 mil e ele faz isso. Eu realmente não percebi isso durante o meu test drive, mas percebi depois de alguns dias de partidas a frio a caminho do trabalho. Ele ainda faz isso quando está quente, mas não é tão ruim. Eu estava lendo que existe um procedimento de reaprendizagem da transmissão que às vezes corrige isso. Não sei se devo tentar isso ou não. Também estou considerando trocar o fluido na concessionária.

#29 ·
Atualização: Troquei o fluido da transmissão por fluido ATF OEM, método de drenagem e enchimento, sem troca de filtro ou queda da bandeja. Também substituí as velas de ignição. Mas nada disso resolveu o problema de solavancos. Ainda sinto solavancos quando a marcha muda da 2ª para a 3ª e o carro está frio (geralmente dentro de 10 minutos de condução), depois disso, o solavanco desaparece. Se alguém encontrou uma solução. Por favor responda.

#30 ·
Atualização: Troquei o fluido da transmissão por fluido ATF OEM, método de drenagem e enchimento, sem troca de filtro ou queda da bandeja. Também substituí as velas de ignição. Mas nada disso resolveu o problema de solavancos. Ainda sinto solavancos quando a marcha muda da 2ª para a 3ª e o carro está frio (geralmente dentro de 10 minutos de direção), depois disso, o solavanco desaparece. Se alguém encontrou uma solução. Por favor responda.
Você tentou o procedimento de reaprendizagem? Acho que vou fazê-lo no meu carro assim que fizer mais alguns quilômetros. Depois de olhar o Carfax, parece que ele não foi dirigido por 10 meses, então quero dar uma boa sacudida nele primeiro. O vídeo no youtube tem o título "Mazda Skyactiv AT initial learning mode" Acho que ainda não posso postar links, pois acabei de entrar no site.

#32 ·
Acabei de fazer um procedimento de reaprendizagem. Vamos ver se resolve o tranco. Atualizarei aqui.
Impressionante, sim, muito interessado em como vai. Meu carro pareceu um pouco melhor hoje. Eu nem terminei meu primeiro tanque de gasolina ainda, então vou dirigi-lo por alguns milhares de quilômetros antes de tentar qualquer coisa. Eu nem sei a idade dessa gasolina, pode ter 10 meses, quem sabe.

#34 ·
Olá a todos, Só queria fornecer uma atualização para o meu carro. Na verdade, existe um TSB sobre este problema e a transmissão precisa de uma atualização de software. Eu fiz isso, bem como uma troca de fluido e isso mudou completamente o carro e a maneira como ele muda de marcha. Está quase perfeito agora. Procure por Mazda TSB #05-003-18-3460a

#36 ·
Olá a todos, só queria fornecer uma atualização para o meu carro. Na verdade, existe um TSB sobre este problema e a transmissão precisa de uma atualização de software. Eu fiz isso, bem como uma troca de fluido e isso mudou absolutamente o carro e a maneira como ele muda de marcha. Está quase perfeito agora. Procure por Mazda TSB #05-003-18-3460a
Ótimo Sr. DD. Surpreso ao saber que a atualização do software resolveu o problema. Tenho algumas perguntas sobre isso, você poderia responder a elas, por favor. Obrigado antecipadamente.

1. Você foi a uma concessionária Mazda ou a um mecânico local para realizar a atualização do software TCM?
2. Quanto isso te custou?
3. Você usou o serviço de esvaziamento e enchimento ou o serviço de troca de filtro e lavagem para a troca de fluido da transmissão?
4. Estou sentindo um solavanco quando dou a partida no carro a frio, mas depois de 10 minutos o solavanco desaparece e as marchas mudam normalmente. Você teve exatamente o mesmo problema?