2004 to 2020 Mazda 3 Forum and Mazdaspeed 3 Forums banner
21 - 40 of 271 Posts
A minha está a fazer o mesmo. O óleo fica contaminado (sobe para a marca "x") em cerca de 3000 km.
A regeneração acontece a cada 80-100 km - este é um dos problemas
Outro problema é: durante a regeneração, o consumo instantâneo de combustível "dispara" - se eu conduzir na autoestrada a 120 km/h e o consumo instantâneo de combustível for de cerca de 6 l/100 km - a regeneração começa e sobe para 18-20 l/100 km (por 20 minutos ou 30 km). Se eu conduzir na cidade enquanto a regeneração está em andamento, então, ao arrancar num semáforo, o consumo instantâneo de combustível chega a 80 l/100 km (RPM mantido abaixo de 2500).

Pode alguém confirmar qual seria o comportamento normal nestas condições?
A resposta curta é SIM, mas...
Quando a regeneração do DPF está em andamento, você deve ter um alto consumo de combustível. Mas a regeneração não deveria ser tão frequente!
Na verdade, com o meu motor diesel 1,5 skyactive de 55.000 km, tenho o mesmo problema (copiar e colar)! Na semana passada, troquei o óleo e o filtro após 3000 km - o nível X atingiu novamente pela segunda vez nos últimos 2-3 meses!!! Nos últimos 30 dias, tenho regeneração todos os dias!!! Todos os dias!!! Na semana passada, fiz uma viagem de 40 km na autoestrada - tive regeneração do DPF em ambas as direções!!! Duas vezes naquele dia...
Então, no meu caso, a regeneração acontece a cada 20-30 km. Acho que estou a manter algum tipo de 'recorde de regeneração do DPF' neste fórum:oops::eek:
Então... liguei para a assistência técnica oficial da Mazda... novamente, agendei uma revisão para a substituição das pastilhas de travão dianteiras e informei-os sobre este problema.
Da última vez, quando fiz a troca de óleo após 3000 km, eles me disseram: 'Isso é normal... condução na cidade... você deve conduzir o seu carro na autoestrada ocasionalmente...' Todas as semanas, tenho esta viagem de ~80 km na autoestrada, então o argumento deles é BS.
Na semana passada, quando lhes falei sobre a minha regeneração do DPF e o aumento do nível de óleo, a resposta foi 'nesse caso, se tudo o que você está a dizer for verdade - você tem um problema'... Bem, de jeito nenhum, Sr. Sherlock Holms!!!
E o procedimento para a minha próxima visita de serviço na quarta-feira, de acordo com eles, é este:
-fazer o diagnóstico, qualquer que seja o valor de falha mostrado - eles enviam para a central da Mazda na Áustria e depois esperam uma sugestão do que deve ser feito?!? Poderia levar 1-2 semanas para o meu carro ficar na assistência... e o preço... quem sabe.
Então eu perguntei a eles, ok... na medida em que entendo os problemas com este motor diesel Mazda 'revolucionário', temos 3 problemas potenciais: DPF, EGR e Injetores? O que você acha, onde está o problema? Eles me disseram que, provavelmente, há um problema com os injetores, mas eles vão 'verificar tudo'...

Então, se eu terminar com esta aventura, vou informá-lo.

Muito obrigado pela história detalhada, Sasa Covic! Fico feliz por não ser o único com este problema estranho que nenhum dos representantes oficiais da Mazda consegue resolver. Parece que você tem exatamente o mesmo problema.

Por favor, me avise qual foi a solução para isso (se eles resolverem o problema) para que eu possa "copiar e colar" isso :D

A ajuda é muito apreciada!

Muito obrigado pela história detalhada, Sasa Covic!
Estou feliz por não ser o único com este problema estranho que nenhum dos representantes oficiais da Mazda consegue resolver. Parece que você tem exatamente o mesmo problema.

Por favor, me avise qual foi a solução para isso (se eles resolverem o problema) para que eu possa "copiar e colar" isso :D
A ajuda é muito apreciada!
Bem, Yonef... Fui ao serviço oficial da Mazda na semana passada, e há algumas 'Boas notícias' e algumas más notícias...
'Boas notícias' - eles trocaram as pastilhas de freio dianteiras e fizeram o diagnóstico, e não foi encontrado nenhum erro!
E pela primeira vez na minha vida, em meus 25 anos de experiência de condução, eu esperava e esperava ter alguns erros após o diagnóstico para obter algum ponto de partida com este pesadelo... mas não, não houve nenhum!!!
E então eles me disseram (espero que alguém possa entender isso, porque eu não posso) que eles fizeram um 'reset dos injetores para deixá-los aprender novamente' !?! Até agora eu estava convencido de que o injetor é uma peça mecânica, mas quem sabe... talvez a denso tenha feito alguns inteligentes para a Mazda - aqueles que podem aprender?!?

Más notícias - Tenho que verificar o nível do óleo regularmente e, se o nível subir novamente, então terei que substituir meus injetores!!!
Então eles me disseram que talvez a Mazda possa participar de algumas despesas de substituição dos injetores (talvez 50% ou 30%), já que meu carro é regularmente mantido nos serviços oficiais da Mazda... e o preço de um é ~1000€... então, se eu trocar os 4, isso é 30% do valor do meu carro neste momento... 'e quando trocarmos os injetores, verificaremos as outras coisas como dpf, egr...'

E quando eu perguntei a eles por que meu carro faz a regeneração do DPF todos os dias? - 'isso é ok... direção na cidade'
Depois disso, eu tive 180 km de estrada e 4 regenerações... e informei a eles - 'a regeneração não é o problema, apenas verifique o nível do óleo', eles dizem.
F..k you Mazda!!! Metnem ih sve na kurac!!!

Eu não sou mecânico, mas deve haver alguma solução lógica para este problema! Meu carro faz a regeneração do DPF 4-5 vezes mais vezes do que deveria... pode haver algum sensor com defeito (sensor de pressão ou temperatura do escapamento) que envia leituras ruins para a unidade principal, e então ele aciona a regeneração?!?
Arathol (moderador do fórum) escreveu sobre o EGR preso... Eu verifiquei por conta própria, depois de 55000 km, ele tem um pouco de fuligem, mas não está preso.
280469

Até agora... ainda sem solução e esperando o nível do óleo subir!!!

Jeeez maaan, exatamente a mesma história aqui. Esta é a terceira vez que fui ao concessionário Mazda para diagnóstico, e sem códigos de erro, MAS eles me disseram que provavelmente são injetores ruins que preciso substituir ~3100 euros. Então eu perguntei a eles, se a regeneração não for corrigida depois disso, eles devolverão todo o meu dinheiro - resposta: Não. Então Fck you Mazda, não estou experimentando com 3000 euros porque você não sabe qual é o maldito problema da sua própria estúpida solução DPF.
Eu também mandei verificar e limpar o EGR, substituí um monte de sensores de exaustão - Sensor de temperatura Pre DPF, Sensor de temperatura Past DPF, sensor de pressão diferencial, sensor MAP e sensor de oxigênio no escapamento. Nenhum dos quais mudou alguma coisa.
Então eu comprei uma ferramenta OBD2 de autodiagnóstico, para monitorar todos os sensores em tempo real, e tentar descobrir quando a regeneração do DPF começa. Até agora, não tenho ideia, parece completamente aleatório - ou seja, o Sensor de Pressão Diferencial mostra valores bastante constantes o tempo todo e, no entanto, a regeneração do DPF é acionada novamente. Eu medi isso depois que a regeneração do DPF terminou, e até a próxima regeneração ocorreu - resultados bastante semelhantes, então eu acho que não é a Pressão Diferencial que aciona a maldita regeneração.
Além disso, como eu já disse, mas trouxe o carro para limpeza da máquina DPF, e eles pegaram o DPF e mediram antes da limpeza e estava em perfeitas condições, então não é o DPF que está entupido - desnecessário dizer que a limpeza do DPF não ajudou em nada.

Sobre o "treinamento" do Injetor - A Mazda está fazendo isso toda vez (3 vezes até agora) quando levo o carro para a revisão - isso é basicamente "treinamento" para a ECU usar cada injetor corretamente, como se alguns injetores explodissem mais combustível, então a ECU corrigirá isso desligando o bico mais cedo, e assim por diante. De qualquer forma, não ajuda em nada.

Até agora, resta apenas uma opção inexplorada - substituir os malditos injetores por uma tonelada de dinheiro e esperar que isso resolva o problema, mas se não...

@ Sasa, eu vou te manter informado se eu encontrar algo interessante, então por favor, me mantenha atualizado se você encontrar alguma coisa.
Obrigado!

Se vocês estiverem usando o biodiesel menos volátil (Éster Metílico de Ácido Graxo ou mistura FAME), pulem. Os motores a diesel equipados com DPF não foram construídos para dirigir na cidade. Se for esse o uso, optem por longas viagens periódicas. Os DPFs só podem operar corretamente (*correção: regeneração passiva) em temperaturas de exaustão mais altas (600°C +)....Não se pode chegar perto disso com viagens curtas e lentas.

Enviado do meu SM-G970F usando o Tapatalk

Isto parece mais um problema de software com a ECU. É um problema que não é de todo exclusivo da Mazda.
Aratol,
Se Yonef mudou tudo (exceto os injetores), também faz sentido para mim que haja um 'problema de software'. Além disso, existem os mesmos sintomas com os motores 2,2 e 1,5?!? E os motores a diesel que eles fizeram têm uma vareta de óleo marcada com min, máx e a marca de óleo 'X'. Então, obviamente, eles esperavam o aumento do óleo com um sistema de regeneração DPF sem 'ad-blue'.
Além disso, eu gostaria de acreditar que uma marca de carro como a Mazda teria uma 'solução de atualização de software' para este problema.
Mas é óbvio que, quando perceberam que havia um problema com o 'revolucionário motor diesel skyactive' - desistiram, pararam a produção de diesel e deixaram os clientes com um grande problema... e acredite, há muitos carros a diesel Mazda 2014-2018 vendidos na Europa!!!
Eu realmente não espero que os engenheiros que participaram do desenvolvimento deste motor devam realizar 'hara-kiri', mas algum tipo de solução seria justo.
Neste ponto, mesmo que você (teoricamente) troque o motor completo com todos os componentes e eletrônicos, o fabricante oficial não pode garantir que o problema será resolvido.
Então... vamos simplificar:
meu carro faz muita regeneração DPF desnecessária, diluindo o óleo com combustível e aumentando o nível do óleo! Como parar a regeneração DPF desnecessária? Em vez de 4-5 vezes a cada 200 km, apenas uma vez?

Se vocês estiverem usando o biodiesel menos volátil (Éster Metílico de Ácido Graxo ou mistura FAME), pulem.
Os motores diesel equipados com DPF não foram construídos para dirigir na cidade. Se for esse o uso, opte por longas viagens periódicas. Os DPFs só podem operar corretamente (regeneração ativa) em temperaturas de exaustão mais altas (600°C +)....Não se pode chegar perto disso com viagens curtas e lentas.

Minsanity,

Eu entendo seu ponto de vista, mas... em uma das minhas postagens anteriores (longas e chatas), eu escrevi:

'...E quando eu perguntei a eles por que meu carro faz a regeneração do DPF todos os dias? -'tudo bem...dirigindo na cidade'
Depois disso, fiz 180 km de estrada e 4 regenerações... e os informei - 'a regeneração não é o problema, apenas verifique o nível de óleo' eles dizem...'

E você escreveu:
'Os motores diesel equipados com DPF não foram construídos para dirigir na cidade.'

Esta não é a primeira vez que encontro ou leio uma declaração como esta ou semelhante, mas deixe-me dizer uma coisa:
Eu comprei um veículo de passageiros para minha família, eu não comprei um caminhão...
Eu nunca pensei que um fabricante como a Mazda pudesse fazer um veículo de passageiros que se destina apenas a dirigir em rodovias... então, por favor, não me entenda mal, mas meu senso comum não pode aceitar esse tipo de informação.

Todas as outras marcas de carros na Europa usam o mesmo combustível, EGR, sistema DPF... quando um problema ocorre - limpe o EGR, limpe o DPF e dirija normalmente depois disso... mas essa não é a mesma situação com a magnífica tecnologia diesel Mazda skyactive...

Minsanity,

Eu entendo o seu ponto, mas... em um dos meus posts anteriores (longos, chatos), eu escrevi:

'...E quando eu perguntei a eles por que meu carro faz regeneração DPF todos os dias? - 'tudo bem... dirigir na cidade'
Depois disso, eu fiz 180 km de estrada e 4 regenerações... e informei a eles - 'a regeneração não é o problema, apenas verifique o nível do óleo' eles dizem...'

E você escreveu:
'Os diesel equipados com DPF não foram construídos para dirigir na cidade.'

Esta não é a primeira vez que encontro ou leio uma declaração como esta ou semelhante, mas deixe-me dizer uma coisa:
Eu comprei um veículo de passageiros para minha família, eu não comprei um caminhão...
Eu nunca pensei que um fabricante como a Mazda pudesse fazer um veículo de passageiros que se destina apenas a dirigir em rodovias... então, por favor, não me entenda mal, mas meu senso comum não consegue aceitar esse tipo de informação.

Todas as outras marcas de carros na Europa usam o mesmo combustível, EGR, sistema DPF... quando um problema ocorre - limpe o EGR, limpe o DPF e dirija normalmente depois disso... mas essa não é a mesma situação com a magnífica tecnologia diesel Mazda skyactive...
Todos nós conhecemos os 2 tipos de regeneração que a ECU irá acionar assim que sentir a necessidade. O uso na cidade provavelmente lhe dará mais do 'Ciclo de Regen Ativo', onde o combustível será injetado no catalisador de oxidação. Mais desse tipo de regeneração irá arriscar a diluição do óleo.
Esta é uma desvantagem amplamente conhecida dos Diesel DPF, não específica da Mazda, como @arathol mencionou. Merc, BMW (amostrado abaixo), VW, Volvo e outras marcas, todos enfrentam os mesmos problemas. Eu sempre aconselho aqueles que estão na busca a ir de gasolina se suas rotas regulares são curtas e lentas.
Você não está sozinho em sua frustração, senhor. É por isso que os serviços de exclusão de DPF são oferecidos, mas apenas para aplicações 'offroad'... em outras palavras, e-amigável e não legal.
Image
Image

Todos nós conhecemos os 2 tipos de regeneração que a ECU irá acionar assim que sentir a necessidade. O uso em cidade provavelmente lhe dará mais do 'Ciclo de Regeneração Ativa', onde o combustível será injetado no catalisador de oxidação. Mais desse tipo de regeneração irá arriscar a diluição do óleo.
Esta é uma desvantagem amplamente conhecida dos Diesels DPF, não específica da Mazda, como @arathol mencionou. Merc, BMW (amostrado abaixo), VW, Volvo e outras marcas, todas enfrentam os mesmos problemas. Eu sempre aconselho aqueles que estão na busca a ir de gasolina se suas rotas regulares são curtas e lentas.
Você não está sozinho em sua frustração, senhor. É por isso que os serviços de exclusão de DPF são oferecidos, mas apenas para aplicações 'offroad'... em outras palavras, e-incompatível e ilegal.
Image
Image

Ok, mas exceto a sugestão de que devemos remover o DPF ou comprar um carro a gasolina, você tem alguma outra ideia?

Ok, mas exceto a sugestão de que devemos remover o DPF ou comprar um carro a gasolina, você tem alguma outra ideia?
Deixe-me compartilhar com você este post/tópico de Oz sobre Regeneração Manual por Ashme(@ASH8, é você?[emoji4])

Image
Eu também sou da velha escola e concordo com o cara que os Diesel DPF não são para todos.
Image
Image
Image

Estou inclinado a suspeitar do que @arathol tem suspeitado o tempo todo.

Eu concordo absolutamente com as dúvidas que Arathol tem, mas como Yonef já disse, quando vamos ao serviço oficial dos revendedores, eles dizem que não há erro na ECU - trocar os injetores 3000+€...sem garantia de que o problema seria resolvido ( falando resumidamente )!
Então eu não posso ir ao serviço dos revendedores e dizer a eles 'Ok...faça uma atualização de software!'

De qualquer forma, pelo menos estamos mantendo esta parte do fórum viva...

@ Sasa, e @minsanity. Acabei de ir (novamente) à concessionária Mazda, onde eles realizaram a "regeneração forçada" - eles iniciaram o processo de regeneração via software enquanto o carro era resfriado com ventiladores no serviço Mazda. Demorou 12 minutos para ser concluído (tempo bastante curto) e a medição da pressão diferencial do DPF antes e depois foi muito semelhante, como eu disse, meu DPF está limpo e em condições "perfeitas" de acordo com o pessoal da Mazda. Então isso não ajudou em nada, a próxima regeneração foi 72 km depois na rodovia. Também esqueci de mencionar que da primeira vez que levei o carro à Mazda, a primeira coisa que eles fizeram foi refazer completamente o ECU porque acharam que eu fiz um chip-tunning de software que está causando regenerações frequentes. Obviamente, eles estavam errados. Isso não mudou nada. Também de acordo com eles, meu ECU foi atualizado com o firmware de 2019 (procedimentos mais recentes do ECU) - meu software original era de 2014. Eles disseram que há poucas diferenças (não relacionadas ao DPF), mas ainda vale a pena atualizar. O que eu descobri até agora é que o DPF e o EGR estão em perfeitas condições, mas as regenerações acontecem com muita frequência. A única experiência que não estou disposto a fazer é gastar 3200 euros em injetores para descobrir que isso não resolve nada. Talvez se alguém (da Mazda) puder garantir que isso ajudará, e se não, devolver meu dinheiro - então eu tentarei. Estou seriamente considerando a exclusão do DPF agora - provavelmente a única solução para esse absurdo. Como o pessoal da Mazda não consegue dizer as condições que acionam a regeneração do DPF !? Isso não é sério, deve haver condições conhecidas que acionam o ECU para iniciar a regeneração, como ninguém sabe disso !? Só posso garantir que esta NÃO é a pressão diferencial do DPF, pois a minha está muito baixa o tempo todo.

É assim que eu vejo - O sistema de regeneração está funcionando corretamente....ou seja, está fazendo o que o software manda, de acordo com os parâmetros definidos. O problema é que o software tem bugs, e os técnicos não têm ideia disso. Eles só sabem como consertar as coisas de acordo com os gráficos e procedimentos no manual de serviço. Fora isso, eles não sabem mais do que você sobre isso. A melhor aposta aqui é ligar para o Atendimento ao Cliente da Mazda e escalar a reclamação. A Mazda pode precisar enviar um engenheiro para ver o que está acontecendo.

É assim que eu vejo - O sistema de regeneração está funcionando corretamente... ou seja, está fazendo o que o software está dizendo para fazer de acordo com os parâmetros definidos. O problema é que o software tem bugs...
Eu concordo totalmente com você!
Mas, então... você tem que considerar o outro fato: há um monte de motores diesel 2.2 e 1.5 com o mesmo software e sem problemas?!?
É por isso que eu costumo pensar que há uma falha de 'hardware' que envia leituras erradas para a ECU, mas então @Yonef nos informou que ele trocou todos os sensores que deveriam afetar a regeneração, mas novamente sem resultados positivos.

...e isso é algo que os técnicos não têm ideia. Eles só sabem como consertar as coisas de acordo com os gráficos e procedimentos no manual de serviço. Fora isso, eles não sabem mais do que você sobre isso.
Isso é decepcionante, mas - também absolutamente VERDADEIRO!!!
Quando eu tive a segunda reclamação para regeneração do DPF e aumento do nível de óleo, eles me disseram 'faremos o diagnóstico e qualquer código de falha que aparecer - enviaremos para a sede da Mazda e então esperaremos que eles nos digam o que fazer'! Infelizmente, meu carro não mostrou nenhum código de erro... então eles concluíram que a melhor solução para o meu carro é - novos injetores?!? Como??? Os injetores fazem o trabalho que a ECU ordenou, porque a ECU recebe informações de que a regeneração deve começar!!! Por que você culpa os injetores??? Como você chegou a essa conclusão???
Eu não tenho dúvidas de que eles são bons mecânicos, mas os veículos de hoje têm sistemas anti-poluição controlados por um monte de sensores com um monte de eletrônicos controlados por uma ECU - e no final - isso afeta os mecânicos!?!

E mais uma coisa! Depois de todos os fatos que foram mencionados em posts anteriores, ainda gosto de pensar que, apesar de todos os sensores e eletrônicos - a solução pode ser muito simples (estou apenas pensando): O sensor de pressão DPF é a parte que envia informações erradas e aciona a regeneração! Se assumirmos que o sensor está correto e o DPF está limpo - talvez haja um problema em algum lugar entre essas duas partes? Pelo que entendo, o sensor recebe informações do DPF com 2 mangueiras? E se uma das mangueiras de borracha ruins estiver ligeiramente rachada ou ligeiramente entupida, apenas o suficiente para enviar informações de pressão mais baixa para o sensor? E então, o sensor faz o que deve fazer - ele assume que o DPF está 'sujo' e informa a ECU sobre isso! Depois disso, a ECU envia o comando para iniciar a regeneração e esse ciclo vicioso nunca termina e é constantemente repetido? Por favor, me desculpe por esta explicação infantil, mas estou muito obcecado com este problema, e todo tempo livre que tenho - eu o gasto tentando encontrar alguma solução lógica para este problema. Então, peço desculpas por incomodar todos vocês.

Aaaaaaand mais uma coisa! Depois de todos os factos que foram mencionados nas mensagens anteriores, ainda gosto de pensar que, apesar de todos os sensores e eletrónica - a solução pode ser muito simples (estou apenas a pensar) : O sensor de pressão do DPF é a peça que envia informações erradas e aciona a regeneração! Se assumirmos que o sensor está correto e o DPF está limpo - talvez haja um problema em algum lugar entre estas duas peças? Tanto quanto eu entendo, o sensor recebe informações do DPF com 2 mangueiras? E se uma das mangueiras de borracha de merda estiver ligeiramente rachada ou ligeiramente entupida, o suficiente para enviar informações de pressão mais baixa para o sensor? E então, o sensor faz o que se supõe que faça - assume que o DPF está 'sujo' e informa a ECU sobre isso! Depois disso, a ECU envia o comando para iniciar a regeneração e este círculo vicioso nunca termina e é constantemente repetido? Por favor, desculpem-me por esta explicação infantil, mas estou muito obcecado com este problema, e todo o tempo livre que tenho - passo-o a tentar encontrar alguma solução lógica para este problema. Por isso, peço desculpa por incomodar todos vocês.
Você está no fórum certo. Muito poucos têm diesel ou os escolheram aqui. Sinta-se à vontade para compartilhar e reclamar, senhor. Como eu vejo? Está em algum lugar entre a ECU e o DPF. E, se esses técnicos suspeitassem dos injetores por qualquer motivo, eles deveriam ter tentado limpá-los.... O que a limpeza ou novos injetores farão? Injetar melhor e ainda mais combustível durante as regenerações ativas para diluir ainda mais o óleo?[emoji848] iStop e DPF são razões pelas quais optei pelos Skyactivs sem eles. Espero sinceramente que esta caçada termine felizmente.[emoji120] Mantenha-nos informados. Enviado do meu SM-G970F usando o Tapatalk

...
O sensor de pressão DPF é a peça que envia informações erradas e aciona a regeneração!
Se assumirmos que o sensor está correto e o DPF está limpo - talvez haja um problema em algum lugar entre essas duas peças?
Até onde eu entendo, o sensor recebe informações do DPF com 2 mangueiras? E se uma das mangueiras de borracha de merda estiver ligeiramente rachada ou ligeiramente entupida, o suficiente para enviar informações de pressão mais baixa para o sensor? E então, o sensor faz o que deve fazer - ele assume que o DPF está 'sujo' e informa a ECU sobre isso! Depois disso, a ECU envia o comando para iniciar a regeneração e esse círculo vicioso nunca termina e é constantemente repetido?
...
Hah, Esse é um bom ponto, Sasa!
Esta semana, eu estava em uma oficina de tuning para fazer um diagnóstico e tentar descobrir por que essa bobagem continua acontecendo, algumas coisas interessantes:
1. eles desconectaram o sensor de pressão diferencial e conectaram um medidor analógico para medir a pressão diferencial (eles disseram que não confiam no sensor) então eles colocaram o carro no dinamômetro e dirigiram por um tempo, todas as leituras de pressão diferencial estavam ótimas (sem picos ou qualquer coisa, assim como meus relatórios de pressão diferencial)
2. Eles monitoram os injetores de combustível e descobriram que a ECU comanda os injetores para aumentar (tempo de pulverização) - Normalmente, em cerca de 4000 RPM, os injetores devem pulverizar por 130 ms, o meu foi comandado para pulverizar por 200 ms - eles dizem que isso é como um chip-tunning de software. MAS eles disseram que o software da ECU é "padrão" e não é chipado, ele apenas se comporta como um chipado. E como o combustível é aumentado, isso faz com que o carro funcione com uma mistura rica em combustível, o que produz mais fumaça, o que aciona a regeneração do DPF, independentemente da pressão diferencial.
A coisa estranha é que eles "ajustaram" a ECU para diminuir o tempo de pulverização de combustível (o oposto do chip-tunning) e funcionou bem por alguns minutos, então a ECU decide aplicar uma correção maior nos injetores para aumentar a taxa de combustível novamente.
Eles explicaram que este é um comportamento normal da ECU se ela detectar que precisa aumentar a temperatura do escapamento.
Por alguma razão, a ECU acha que precisa aumentar a temperatura do escapamento MESMO que todas as leituras de todos os sensores estejam relatando valores normais.

Conclusão: a ECU acha que precisa aumentar a temperatura do escapamento adicionando mais combustível, mas adicionar mais combustível torna-o uma mistura rica em combustível, o que cria mais fumaça, mas mais fumaça é detectada pela ECU (independentemente de o DPF ainda não estar entupido) e comanda para iniciar a regeneração do DPF antes que ele fique entupido. E produz mais fumaça porque a ECU fcuk-ing comanda os injetores para aumentar a taxa de combustível. E tudo está indo nesse círculo mágico.

A galera do tuning disse que a substituição dos injetores PODE/PODE NÃO resolver o problema. Eles não têm certeza de por que a ECU tentará aumentar a taxa de combustível quando todas as leituras dos sensores estiverem dentro dos limites de trabalho. Pelo menos eu sei o que a ECU exige mais combustível dos injetores, o problema é que ninguém sabe POR QUÊ. Esta é a única "falha" que pode ser identificada, sem códigos de falha, sem leituras erradas, sem sensores defeituosos, nada mais.

entretanto, eu fiz 3200km e meu óleo precisa ir para o ralo, pois atingiu a marca "x" na vareta (porque já fez 40 regenerações)

@ Sasa, se você tiver uma chance, teste sua taxa de combustível, se a ECU estiver comandando os injetores para pulverizar mais combustível. Eu me pergunto se este é o mesmo problema.

21 - 40 of 271 Posts