Se notar que a regeneração começou (consumo elevado, ruído de escape, indicador do motor i-Stop), basta reduzir uma ou duas mudanças. Quando o motor rodar acima de 3000 rpm, a regeneração é feita em menos de 5 minutos.
A resposta curta é SIM, mas...A minha está a fazer o mesmo. O óleo fica contaminado (sobe para a marca "x") em cerca de 3000 km.
A regeneração acontece a cada 80-100 km - este é um dos problemas
Outro problema é: durante a regeneração, o consumo instantâneo de combustível "dispara" - se eu conduzir na autoestrada a 120 km/h e o consumo instantâneo de combustível for de cerca de 6 l/100 km - a regeneração começa e sobe para 18-20 l/100 km (por 20 minutos ou 30 km). Se eu conduzir na cidade enquanto a regeneração está em andamento, então, ao arrancar num semáforo, o consumo instantâneo de combustível chega a 80 l/100 km (RPM mantido abaixo de 2500).
Pode alguém confirmar qual seria o comportamento normal nestas condições?
Bem, Yonef... Fui ao serviço oficial da Mazda na semana passada, e há algumas 'Boas notícias' e algumas más notícias...Muito obrigado pela história detalhada, Sasa Covic!
Estou feliz por não ser o único com este problema estranho que nenhum dos representantes oficiais da Mazda consegue resolver. Parece que você tem exatamente o mesmo problema.
Por favor, me avise qual foi a solução para isso (se eles resolverem o problema) para que eu possa "copiar e colar" isso
A ajuda é muito apreciada!
Aratol,Isto parece mais um problema de software com a ECU. É um problema que não é de todo exclusivo da Mazda.
Minsanity,Se vocês estiverem usando o biodiesel menos volátil (Éster Metílico de Ácido Graxo ou mistura FAME), pulem.
Os motores diesel equipados com DPF não foram construídos para dirigir na cidade. Se for esse o uso, opte por longas viagens periódicas. Os DPFs só podem operar corretamente (regeneração ativa) em temperaturas de exaustão mais altas (600°C +)....Não se pode chegar perto disso com viagens curtas e lentas.
Enviado do meu SM-G970F usando o Tapatalk
Todos nós conhecemos os 2 tipos de regeneração que a ECU irá acionar assim que sentir a necessidade. O uso na cidade provavelmente lhe dará mais do 'Ciclo de Regen Ativo', onde o combustível será injetado no catalisador de oxidação. Mais desse tipo de regeneração irá arriscar a diluição do óleo.Minsanity,
Eu entendo o seu ponto, mas... em um dos meus posts anteriores (longos, chatos), eu escrevi:
'...E quando eu perguntei a eles por que meu carro faz regeneração DPF todos os dias? - 'tudo bem... dirigir na cidade'
Depois disso, eu fiz 180 km de estrada e 4 regenerações... e informei a eles - 'a regeneração não é o problema, apenas verifique o nível do óleo' eles dizem...'
E você escreveu:
'Os diesel equipados com DPF não foram construídos para dirigir na cidade.'
Esta não é a primeira vez que encontro ou leio uma declaração como esta ou semelhante, mas deixe-me dizer uma coisa:
Eu comprei um veículo de passageiros para minha família, eu não comprei um caminhão...
Eu nunca pensei que um fabricante como a Mazda pudesse fazer um veículo de passageiros que se destina apenas a dirigir em rodovias... então, por favor, não me entenda mal, mas meu senso comum não consegue aceitar esse tipo de informação.
Todas as outras marcas de carros na Europa usam o mesmo combustível, EGR, sistema DPF... quando um problema ocorre - limpe o EGR, limpe o DPF e dirija normalmente depois disso... mas essa não é a mesma situação com a magnífica tecnologia diesel Mazda skyactive...
Ok, mas exceto a sugestão de que devemos remover o DPF ou comprar um carro a gasolina, você tem alguma outra ideia?Todos nós conhecemos os 2 tipos de regeneração que a ECU irá acionar assim que sentir a necessidade. O uso em cidade provavelmente lhe dará mais do 'Ciclo de Regeneração Ativa', onde o combustível será injetado no catalisador de oxidação. Mais desse tipo de regeneração irá arriscar a diluição do óleo.
Esta é uma desvantagem amplamente conhecida dos Diesels DPF, não específica da Mazda, como @arathol mencionou. Merc, BMW (amostrado abaixo), VW, Volvo e outras marcas, todas enfrentam os mesmos problemas. Eu sempre aconselho aqueles que estão na busca a ir de gasolina se suas rotas regulares são curtas e lentas.
Você não está sozinho em sua frustração, senhor. É por isso que os serviços de exclusão de DPF são oferecidos, mas apenas para aplicações 'offroad'... em outras palavras, e-incompatível e ilegal.![]()
![]()
Deixe-me compartilhar com você este post/tópico de Oz sobre Regeneração Manual por Ashme(@ASH8, é você?[emoji4])Ok, mas exceto a sugestão de que devemos remover o DPF ou comprar um carro a gasolina, você tem alguma outra ideia?
Tentei isso... não vai acionar a regeneração no meu casoDeixe-me compartilhar esta postagem/tópico de Oz sobre a Regeneração Manual por Ashme (@ASH8, é você?[emoji4])
Eu também sou da velha escola e concordo com o cara que os Diesel DPF não são para todos.![]()
![]()
![]()
![]()
tried this...it wont trigger the regeneration in my case
Estou inclinado a suspeitar do que @arathol tem suspeitado o tempo todo.This is sounding more like a software issue with the ECU. Its a problem that is not at all unique to Mazda.
Eu concordo absolutamente com as dúvidas que Arathol tem, mas como Yonef já disse, quando vamos ao serviço oficial dos revendedores, eles dizem que não há erro na ECU - trocar os injetores 3000+€...sem garantia de que o problema seria resolvido ( falando resumidamente )!Estou inclinado a suspeitar do que @arathol tem suspeitado o tempo todo.
Eu concordo totalmente com você!É assim que eu vejo - O sistema de regeneração está funcionando corretamente... ou seja, está fazendo o que o software está dizendo para fazer de acordo com os parâmetros definidos. O problema é que o software tem bugs...
Isso é decepcionante, mas - também absolutamente VERDADEIRO!!!...e isso é algo que os técnicos não têm ideia. Eles só sabem como consertar as coisas de acordo com os gráficos e procedimentos no manual de serviço. Fora isso, eles não sabem mais do que você sobre isso.
Você está no fórum certo. Muito poucos têm diesel ou os escolheram aqui. Sinta-se à vontade para compartilhar e reclamar, senhor. Como eu vejo? Está em algum lugar entre a ECU e o DPF. E, se esses técnicos suspeitassem dos injetores por qualquer motivo, eles deveriam ter tentado limpá-los.... O que a limpeza ou novos injetores farão? Injetar melhor e ainda mais combustível durante as regenerações ativas para diluir ainda mais o óleo?[emoji848] iStop e DPF são razões pelas quais optei pelos Skyactivs sem eles. Espero sinceramente que esta caçada termine felizmente.[emoji120] Mantenha-nos informados. Enviado do meu SM-G970F usando o TapatalkAaaaaaand mais uma coisa! Depois de todos os factos que foram mencionados nas mensagens anteriores, ainda gosto de pensar que, apesar de todos os sensores e eletrónica - a solução pode ser muito simples (estou apenas a pensar) : O sensor de pressão do DPF é a peça que envia informações erradas e aciona a regeneração! Se assumirmos que o sensor está correto e o DPF está limpo - talvez haja um problema em algum lugar entre estas duas peças? Tanto quanto eu entendo, o sensor recebe informações do DPF com 2 mangueiras? E se uma das mangueiras de borracha de merda estiver ligeiramente rachada ou ligeiramente entupida, o suficiente para enviar informações de pressão mais baixa para o sensor? E então, o sensor faz o que se supõe que faça - assume que o DPF está 'sujo' e informa a ECU sobre isso! Depois disso, a ECU envia o comando para iniciar a regeneração e este círculo vicioso nunca termina e é constantemente repetido? Por favor, desculpem-me por esta explicação infantil, mas estou muito obcecado com este problema, e todo o tempo livre que tenho - passo-o a tentar encontrar alguma solução lógica para este problema. Por isso, peço desculpa por incomodar todos vocês.
Hah, Esse é um bom ponto, Sasa!...
O sensor de pressão DPF é a peça que envia informações erradas e aciona a regeneração!
Se assumirmos que o sensor está correto e o DPF está limpo - talvez haja um problema em algum lugar entre essas duas peças?
Até onde eu entendo, o sensor recebe informações do DPF com 2 mangueiras? E se uma das mangueiras de borracha de merda estiver ligeiramente rachada ou ligeiramente entupida, o suficiente para enviar informações de pressão mais baixa para o sensor? E então, o sensor faz o que deve fazer - ele assume que o DPF está 'sujo' e informa a ECU sobre isso! Depois disso, a ECU envia o comando para iniciar a regeneração e esse círculo vicioso nunca termina e é constantemente repetido?
...