2004 to 2020 Mazda 3 Forum and Mazdaspeed 3 Forums banner
21 - 40 of 49 Posts
*atualização* Eu encomendei e instalei o conjunto da fechadura e isso não resolveu o problema. Levei-o ao concessionário hoje e eles disseram que é um módulo de controle da carroceria (BCM) ruim. Orçamento de $900 para diagnóstico, peça, mão de obra e programação. =(
Olá Jctek, Seu problema parece idêntico ao meu (eu tenho um modelo 6 de 2010). Estou curioso para saber se a troca do BCM resolveu o problema. Nossa, eu comprei um Mazda porque todo mundo me disse que eles raramente têm problemas. Hmm, pensando bem, eu deveria ter comprado outro Ford... Saudações Drew

Olá Jctek,
Seu problema parece idêntico ao meu (tenho um modelo 6 de 2010). Estou curioso para saber se a troca do BCM resolveu o problema.

Nossa, comprei um Mazda, pois todo mundo me disse que eles raramente dão problemas. Hmm, pensando bem, eu deveria ter comprado outro Ford..

Saudações
Drew
Seu Mazda 6 de 2010 é mais Ford do que você imagina. Olhe sob o capô, o que dizem suas velas de ignição? Fomoco, o que dizem os suportes do motor? Fomoco, muitos Mazdas eram produtos Ford até muito recentemente. BCM ou curto-circuito na fiação é o pior cenário possível aqui. Pode ser tão simples quanto um sensor preso, eles têm uma pequena aba que trava e diz ao carro que a porta está fechada ou aberta. Verifique dentro da trava em cada porta, você deve vê-los e empurrar cada um e se um travar, esse é o seu problema, e os Mazdas são realmente carros muito bons. Tive muitos na família e pessoalmente e todos foram muito bons.

Olá pessoal, estou com um problema com meu Mazda3 hatchback 2010. Ao dirigir, ocasionalmente a luz de "porta aberta" acende e apaga aleatoriamente e, de acordo com o display, a porta com defeito é a porta dianteira do passageiro. Minha pergunta é onde na porta pode estar o problema? Não há nenhum botão na porta que entre em contato com a carroceria, então estou supondo que o sensor faz parte de toda a montagem da fechadura. Acontece tão aleatoriamente que tenho que deixar a luz central da cúpula permanentemente desligada, pois ela já ligou no meio da noite antes, porque o carro de repente pensou que a porta estava aberta. O que vocês acham? Qualquer ajuda será muito apreciada, pois não está mais na garantia, então terei que comprar/instalar todas as peças sozinho.
Oi, embora sua pergunta tenha sido há alguns anos, pensei que ainda deveria responder, pois tive o mesmo problema recentemente. Encontrei uma solução no Youtube que sugere borrifar lubrificante em todas as dobradiças e fechaduras das portas. Usei WD40 e parece ter resolvido o problema. Espero que isso ajude.

[Resolvido] Eu sei que este é um tópico antigo, mas eu tive o mesmo problema, e estava descarregando a bateria (mesmo com a luz do teto desligada). Toda a solução de problemas do problema de descarga da bateria apontava para o problema do sensor de porta aberta.

Eu tentei WD-40, mas não resolveu o problema. Acabei tirando os painéis das portas do lado do motorista e do passageiro (3 parafusos - 2 sob a tampa da maçaneta e 1 atrás da trava da porta. O resto são do tipo de encaixe de plástico, e eu tive que substituir a maioria deles).

Os sensores, que fazem parte do mecanismo de trava/travamento da porta, têm um chicote de fios com 2 pinos. Pelo menos há 2 pinos no meu, que tem travas manuais. Eu borrifei os pinos e o chicote de fios com spray de limpeza dielétrica (CRC 5103 Quick Dry Electronic Cleaner), reconectei-os e certifiquei-me de que estavam bem encaixados. Isso parece ter resolvido o problema. Chega de bater portas e, esperançosamente, também resolve o problema de descarga da bateria.

Eu estava com o problema do OP junto com o meu alarme disparando quando estava trancado. As luzes do teto acendiam e a luz de porta aberta piscava durante a condução. Aqui está o que resolveu o problema para mim. Reparo fácil. Apenas ferramentas básicas e algumas horas.

Estes usam um braço limpador, como um sensor de nível de combustível em um tanque de combustível, para dizer se a porta está aberta ou fechada.
Com o tempo, esses braços podem se desgastar um pouco ou serem sacudidos com força suficiente para dobrar o braço, tornando o bom contato difícil.
As portas usam: circuito não aterrado = porta aberta
circuito aterrado = porta fechada

- Remova o painel da porta
- Desconecte tudo
- Desaparafuse a placa da porta e deixe pendurada, não precisa remover
- Remova a placa
- Desfaça os 3 parafusos do conjunto da fechadura
- Desfaça as hastes do atuador para a maçaneta e a chave
- Puxe a unidade para fora
- Remova os parafusos e abra a unidade (não é colada)
- Remova o braço e dobre as escovas ligeiramente para fora
- Monte novamente

Espero que isso ajude alguém

Attachments

Eu estava com o problema do OP junto com o meu alarme disparando quando estava trancado. As luzes do teto acendiam e a luz de porta aberta piscava enquanto dirigia.
Aqui está o que resolveu o problema para mim.
Reparo fácil. Apenas ferramentas básicas e algumas horas.

Estes usam um braço limpador, como um sensor de nível de combustível em um tanque de combustível, para dizer se a porta está aberta ou fechada.
Com o tempo, esses braços podem se desgastar um pouco ou serem sacudidos com força suficiente para dobrar o braço, tornando o bom contato difícil.

-Remova o painel da porta
-Desconecte tudo
-Desaperte a placa da porta e deixe pendurada, não precisa remover
-Remova a placa
-Desaperte os 3 parafusos do conjunto da trava
-Desconecte as hastes do atuador da maçaneta e da chave
-Puxe a unidade para fora
-Remova os parafusos e abra a unidade (não é colada)
-Remova o braço e dobre as escovas ligeiramente para fora
-Reassemble

Como está a sua reparação? Acabei de pegar o carro em setembro e meu BCM às vezes acha que minhas portas estão abertas quando faço curvas fechadas, mais vezes do lado do motorista, mas às vezes o lado do passageiro liga e meu alarme dispara sozinho às vezes também. Estou substituindo os alto-falantes na frente, então posso lidar com eles ao mesmo tempo.

Como está a sua reparação? Eu tenho o carro desde setembro e o meu BCM às vezes acha que as minhas portas estão abertas quando faço curvas apertadas, mais vezes do lado do motorista, mas às vezes o lado do passageiro liga e o meu alarme também dispara sozinho. Estou a substituir os altifalantes na frente, por isso posso tratar destes problemas ao mesmo tempo.
A reparação ainda está a funcionar sem problemas. Sem porta aberta, sem alarme a disparar e sem descarga da bateria.

Tenha cuidado ao abrir a unidade e não deverá ter problemas.

Eu estava com o problema do OP junto com o meu alarme disparando quando estava trancado. As luzes do teto acendiam e a luz de porta aberta piscava enquanto dirigia.
Aqui está o que resolveu o problema para mim.
Reparo fácil. Apenas ferramentas básicas e algumas horas.

-Remova o painel da porta
-Desconecte tudo
-Desaperte a placa da porta e deixe pendurada, não precisa remover
-Remova a placa
-Desfaça os 3 parafusos do conjunto da trava
-Desfaça as hastes do atuador para a maçaneta e a chave
-Puxe a unidade
-Remova os parafusos e abra a unidade (Não é colada)
-Remova o braço e dobre as escovas ligeiramente para fora
-Reassemble

Obrigado pelo guia detalhado.
Antes do reparo, era sempre a mesma porta que estava dando o sinal de "porta aberta" ou estava acontecendo em várias portas? Tenho um problema semelhante, mas acontece com portas diferentes. Pelo menos 3. Tentando entender se o reparo pode ser relevante.

Obrigado pelo guia detalhado.
Antes da correção, era sempre a mesma porta que dava o sinal de "porta aberta" ou isso estava acontecendo em várias portas? Tenho um problema semelhante, mas acontece com portas diferentes. Pelo menos 3. Tentando entender se a correção pode ser relevante.
Cada porta tem uma dessas. Poderia muito bem estar acontecendo com todas as 3 portas. Normalmente é a porta do motorista devido à frequência com que é usada.
O que eu recomendaria é tentar a correção na porta do motorista e, em seguida, monitorá-la por alguns dias e ver se essa porta não mostra mais aberta. Se sim, eu repetiria nas outras portas. Se ainda aparecer como uma das portas mostrando aberta, você provavelmente tem um problema diferente.

Olá, apenas compartilhando minha experiência aqui e foi bom ler a de vocês também! Obrigado, ajudou muito.

Estou com esse problema há um ano e meio. Estava descarregando minha bateria, então tive que trocá-la e remover o fusível Room 15A e, nas primeiras 2-3 semanas, a luz parou de acender. Hmm. Mas então aparecia às vezes quando eu acelerava ou parava ou ambos, tanto faz, ela ficava acesa continuamente depois de alguns dias. Provavelmente um fio solto em algum lugar...

Abri todos os interiores das portas, travas/atuadores, 1 por 1, provavelmente à toa, porque quando clico no interruptor de travar/destravar nas portas do motorista e do passageiro, todas as travas funcionam perfeitamente. Elas destravam e travam! Uma trava pode estar funcionando, mas em curto?
Portanto, no controle remoto, o botão de destravamento está funcionando, mas NÃO o botão de travamento. <- espere, o quêêê? Sim.

de qualquer forma, quando eu deixava a chave na ignição, ela apitava quando eu abria qualquer porta e parava de apitar quando a porta estava fechada. Então a luz estava acesa, não importa o quê, mas o computador estava entendendo que as portas estavam funcionando corretamente, o que me leva a um momento de "que diabos" rsrsrs Então fui ao mecânico, eles ignoraram todas as 4 portas e a luz do painel ainda estava acesa, o que confirma o problema elétrico e não uma trava da porta (para mim).

Disseram que o BCM estava com defeito (que não pode ser comprado separadamente porque é soldado na PJB (Passenger Junction Box)). Então encontrei um em um ferro-velho por 100 dólares, troquei e a maldita luz ainda estava acesa! Então tentei outro PJB e a mesma coisa. Os três BCM/PJB estavam com defeito? Acho que não... então decidi desconectar cada conector da série J da PJB e ver se a luz apagava e adivinhem... a luz apagou quando desconectei o conector J-04! Agora só preciso entender como posso verificar qual fio está aterrado ou em circuito aberto ou não sei como chamar, ou como medir porque não sei de onde vem esse conector J-04 ou para onde vai rsrsrs. Talvez vá para o famoso BCM e então ok, os três BCMs estavam com defeito, então agora estou no conector J-04!

Mais uma vez obrigado ao MinimumJargon pelo guia. Desde que encontrei este tópico, substituí as unidades de trava dianteiras esquerda e direita. Tendo alguns problemas raros com a unidade traseira direita agora, mas até agora não planejo substituí-la.

Os sintomas que experimentei: Carro pensando que a porta está aberta quando não está. Não conseguir trancar a porta eletronicamente enquanto a chave estava funcionando bem. Suspeito que estes sejam problemas separados (motor da fechadura vs. limpador do sensor), mas os sintomas eram mais propensos a acontecer se o carro estivesse quente (estacionado ao sol durante o verão) em vez de frio.

Inicialmente, tirei uma das unidades e tentei "repará-la". Minha unidade foi colada, então foi um esforço para desmontá-la. Limpar e dobrar os limpadores fez com que funcionasse melhor, mas não resolveu os problemas completamente. Consegui novas unidades de fechadura (150$+ cada) e fiz a troca.

Algumas dicas adicionais:

Ao abrir/remover a placa, não desaperte a porca inferior do trilho da janela. Será muito difícil colocá-la de volta. Além disso, não feche a janela totalmente para reduzir qualquer tensão nas peças, deixe uma pequena folga. Removi todos os parafusos ao redor do perímetro da placa, exceto os dois que estão próximos às dobradiças da porta.

Use uma "Chave de Impacto Manual" para abrir os 3 parafusos da trava.

A fechadura é conectada ao buraco da chave da porta por um braço mecânico. O que eu fiz para soltá-lo foi pressionar uma peça de plástico com o dedo através de um pequeno orifício na lateral da porta. O orifício tem uma "tampa" de plástico que o cobre normalmente. O orifício fica acima dos 3 parafusos que prendem a fechadura à porta. Use o dedo para pressionar o clipe de plástico que prende dois braços de metal. Pressione o lado maior do clipe (mais alavancagem). Remova a fechadura com o braço curto e, em seguida, transfira o braço para uma nova fechadura antes da remontagem.

A fechadura é conectada à maçaneta da porta por outro braço mecânico, mas este não possui um clipe de plástico. A haste da maçaneta apenas entra em um orifício na unidade. É fácil desmontar ou montar.

As novas unidades de fechadura resolveram meus problemas e tudo está funcionando corretamente há algum tempo.

Também usei os seguintes guias de vídeo que você pode achar úteis se quiser tentar fazer isso sozinho:

Olá a todos

Primeira publicação aqui, encontrei isso enquanto tentava encontrar a resposta para o mesmo problema (a porta do motorista dizendo aberta, as luzes internas acendendo - atualmente desligadas para economizar bateria, o alarme disparando, etc.).

Eu segui tudo acima até tirar os 3 parafusos do atuador e estava tentando remover a haste da maçaneta - mas no meu (Mazda 3 sport mk2 de 2010, com chave sem contato, etc.) remover esses 3 parafusos não me permite manobrar o atuador para soltar a haste.

Parece que há algo mais segurando-o no lugar (acredito que haja uma segunda haste para a chave, mas não consigo ver isso), e tenho algum trabalho de placa adicional bloqueando o acesso e a visão. Olhando para o manual de serviço (encontrado aqui: https://www.allcarmanuals.com/factory-service-manual-346-Mazda-3-BL.html ) - parece que você deve remover um parafuso através do orifício de serviço acima (o que eu presumo que libera o trabalho da placa de metal), alguém pode confirmar como eles conseguiram passar por isso?

Na verdade, lendo de volta os pontos acima, ele sugere remover a placa - então eu presumo que esse é o caso de remover o parafuso através do orifício de serviço referenciado no manual?

Como muitos outros, o 3s Hatchback de 2011 da minha esposa está mostrando intermitentemente a porta do passageiro dianteiro aberta quando está fechada e ligando as luzes internas, descarregando a bateria. Tenho lido este tópico com muito interesse, mas alguém encontrou uma solução definitiva para isso? Eu não quero apenas trocar peças na esperança de encontrar algo. Tentei pulverizar o mecanismo de travamento com WD-40, mas não pareceu ajudar. Obrigado

Como muitos outros, o Hatchback 3s de 2011 da minha esposa está mostrando intermitentemente o passageiro dianteiro aberto quando está fechado e ligando as luzes internas, descarregando a bateria. Tenho lido este tópico com muito interesse, mas alguém encontrou uma solução definitiva para isso? Não quero apenas trocar peças na esperança de encontrar algo. Tentei pulverizar o mecanismo de travamento com WD-40, mas não pareceu ajudar.
Obrigado
Na sequência da minha pergunta anterior, o meu já está resolvido (pelo menos até agora, já se passou uma semana e não houve uma única reincidência).

Tentei o wd40, não vai ajudar, pois a unidade é selada (supondo que seja o mesmo problema que o anterior). A única maneira que consegui consertar foi tirar a trava como descrito acima e limpar/dobrar aquelas aletas que identificam a porta aberta/fechada.

Não é para os fracos de coração, mas é administrável com paciência.. a parte difícil é remover a trava quando você não consegue ver o que está fazendo (para responder à minha própria pergunta acima, a placa que estava me bloqueando precisava ser removida para chegar ao segundo conjunto de varetas, ela é aparafusada e tem um clipe de plástico na parte inferior que sai com incentivo).

Ficarei feliz em ajudar se você seguir esse caminho e tiver dúvidas.

Muito obrigado pela resposta e conselhos. Já instalei muitos alto-falantes de porta modificados e alguns reguladores de janela na minha vida, então não tenho medo de desmontar o interior da porta. Seria mais fácil apenas comprar outro mecanismo de trava usado/funcionando e começar por aí ou apenas tentar consertar o que está nele? Parei a descarga da bateria desligando as luzes internas, mas realmente não gosto que minha esposa tenha que entrar em um carro escuro à noite. Finalmente esfriou o suficiente aqui em SC para que eu possa começar a trabalhar na minha garagem sem ter uma insolação, rsrsrs, então é hora de consertá-lo.

Bem. A parte difícil é tirar a unidade, então se fosse eu, eu apenas tentaria consertar a unidade existente (uma vez que ela sai, ela quebra. Abrir é bem simples, embora ao contrário de outros, a minha fosse colada, então precisou de algum incentivo com uma chave de fenda).

O mesmo problema aqui. Tenho um sistema de navegação no meu BL de 2010 que mostra qual porta está "aberta".

Ao dirigir, o alerta "Porta Aberta" acontece aleatoriamente. São apenas as portas da frente.

Isso descarregou a bateria algumas vezes durante a noite. Vou ver se as sugestões neste tópico resolvem isso 🤞

21 - 40 of 49 Posts