2004 to 2020 Mazda 3 Forum and Mazdaspeed 3 Forums banner

Problema com o ar condicionado?

1 reading
30K views 54 replies 24 participants last post by  Mazda3sh1tbox  
#1 · (Edited)
Olá pessoal,

O meu Mazda 3 de 2019, quando tem o controlo da climatização ligado, sopra ar muito quente. Tenho-o a 15,5°C e ainda está a soprar ar quente e só quando o coloco em “Lo” é que sopra ar mais frio.

É por causa da temperatura estar definida para a temperatura da cabine? Mesmo que seja esse o caso, acho impossível pensar que 15,5°C deveriam estar a soprar ar quente. Conduzi-o durante 1,5 horas e ainda está a soprar ar mais quente a 15,5°C.

Liguei para os técnicos de serviço na minha concessionária e eles disseram que não há nenhum boletim para esse tipo de problema no meu carro. Moro no Canadá, se isso ajudar.
Obrigado,

#2 ·
Eu tenho o mesmo problema, estou na Austrália. Fui ao meu concessionário e eles o colocaram para “reparar”, mas aparentemente não conseguiram encontrar nenhum problema, então relataram para a Mazda Co. Eles então disseram que é muito provavelmente um problema de software, mas até agora não há atualizações disponíveis.

#3 ·
Eu tenho o mesmo problema, estou na Austrália. Fui ao meu revendedor e eles o levaram para “reparar”, mas aparentemente não conseguiram encontrar nenhum problema, então relataram para a Mazda Co. Eles então disseram que é muito provavelmente um problema de software, mas até agora não há atualizações disponíveis.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Sim, isso é super irritante... O carro não sopra ar frio para você? Mesmo com ar condicionado? Estou assumindo que está muito quente o tempo todo na Austrália? Recentemente, estava -40 graus C aqui. Estava absolutamente congelante.

#4 ·
Olá pessoal,

Meu Mazda 3 de 2019, quando está com o controle de clima ligado, sopra ar muito quente. Eu o coloquei em 15,5 graus C e ainda está soprando ar quente e somente quando o coloco em “Lo” ele sopra ar mais frio.

Isso ocorre porque a temperatura está definida para a temperatura da cabine? Mesmo que seja esse o caso, acho impossível pensar que 15,5 graus C deveriam estar soprando ar quente. Eu dirigi por 1,5 horas e ainda está soprando ar mais quente a 15,5 graus C.

Liguei para os técnicos de serviço da minha concessionária e eles disseram que não há boletim para esse tipo de problema no meu carro. Eu moro no Canadá, se isso ajudar.
Obrigado,
Eu tive o mesmo problema. Eu sou da área de Toronto

Levei meu carro ao revendedor e eles disseram que o carro deveria fazer isso quando está muito frio lá fora.

Eles afirmaram que não importa se você tem o clima automático ligado ou não, se estiver frio lá fora, o carro soprará ar quente, mesmo que a temperatura esteja definida para 17, 18, 19

Muitas besteiras, mas o que você pode fazer

#5 ·
Eu tive o mesmo problema. Eu sou da área de Toronto

Levei meu carro ao revendedor e eles disseram que o carro deveria fazer isso quando está muito frio lá fora.

Eles afirmaram que não importa se você tem o clima automático ligado ou não, se estiver frio lá fora, o carro vai soprar ar quente, mesmo que a temperatura esteja definida para 17, 18, 19

Um monte de BS, mas o que você pode fazer
Havia um cara de Toronto também neste fórum e ele mencionou que sua concessionária disse que havia uma atualização de software? Não sei como algumas concessionárias podem dizer isso e outras dizem que está tudo bem?

#7 ·
Você pesquisou antes de postar? Já existe um tópico e alguém postou o TSB nele.
Eu falei sobre isso com a concessionária, mas eles não reconhecem TSBs dos EUA. Eles me disseram que não há boletins atuais sobre o problema do controle climático. Eu estava apenas tentando ver se esse era o caso fora dos EUA para outras pessoas.

#8 ·
Meu carro parece estar aproximadamente 7°F errado no controle climático automático. Em carros anteriores, eu geralmente ajusto para 68°F durante os meses de inverno. Tenho que manter este carro em 61°F (o mais baixo que vai antes da configuração Low) para sentir o mesmo. Onde é ruim é se eu estiver vestido muito quente para o trabalho e o mais baixo que vai é 68°F real. Estará 20°F lá fora e estou abrindo uma janela para não desmaiar de uma insolação lol.

#13 ·
O meu problema desaparece após 10 minutos, depois é preciso reajustar. Depois fica bom até o carro arrefecer. Recebi a atualização do software e ainda tenho o problema. Tenho que dizer que o carro consegue aquecer mais rápido do que qualquer outro que eu já tive.

Tenho a sensação de que existem alguns problemas sérios de software no controlo da climatização. Parece que o comportamento é um pouco estranho e indeterminado.

#18 ·
O TSB é 07-006/19. É para os Mazda3 de 2019 construídos no Japão e no México antes de 19 de junho de 2019. Eles dizem que o problema é que ele sopra ar quente por 10 minutos na inicialização entre 16-25 c ou 61 a 77F.

Eu tive o problema por mais de 10 minutos e em temperaturas bem abaixo da faixa. Minha primeira solução foi dirigir com as janelas abertas, mesmo quando estava bem abaixo de zero. Quase vendi o carro antes de fazer o conserto há 3 semanas. Não tenho reclamações agora.

Leia os avisos na outra postagem e prossiga com cautela. Aparentemente, se eles estragarem o reparo (ou aparentemente alguns outros reparos), o sistema pode desligar e eles têm que conseguir alguém para ajudá-los a consertá-lo. Eu iria com um grande revendedor com uma boa reputação de serviço.

Boa sorte e poste se você tiver sucesso em conseguir que um revendedor o conserte para você.

#19 ·
O TSB é 07-006/19. É para Mazda3s de 2019 construídos no Japão e no México antes de 19 de junho de 2019. Eles dizem que o problema é que ele sopra ar quente por 10 minutos na inicialização entre 16-25 c ou 61 a 77F.

Eu tive o problema por mais de 10 minutos e em temperaturas bem abaixo da faixa. Minha primeira solução foi dirigir com as janelas abertas, mesmo quando estava bem abaixo de zero. Quase vendi o carro antes de fazer o conserto há 3 semanas. Não tenho reclamações agora.

Leia os avisos na outra postagem e prossiga com cautela. Aparentemente, se eles estragarem o reparo (ou aparentemente alguns outros reparos), o sistema pode desligar e eles têm que conseguir alguém para ajudá-los a consertá-lo. Eu iria com um grande revendedor com uma boa reputação de serviço.

Boa sorte e poste se você tiver sucesso em conseguir que um revendedor o conserte para você.
Você está dizendo que o TSB também consertou o controle climático do seu carro quando demorou mais de 10 minutos?

#20 ·
Eu analisei o TSB 07-006/19 (https://static.nhtsa.gov/odi/tsbs/2019/MC-10165346-0001.pdf), e os últimos 6 (138629) do meu VIN estão acima dos veículos afetados (126602), mas estou definitivamente a experimentar coisas estranhas. Estou na Flórida, por isso não uso muito aquecimento, mas estava 30F esta manhã. Não tinha o compressor do ar condicionado ligado, mas 'Lo' com a ventoinha na primeira configuração soprava frio/ambiente, e qualquer coisa acima disso estava a soprar super quente. A viagem para o trabalho foi de apenas 15 minutos, por isso não consegui testar por mais tempo.

#21 ·
Em dias realmente quentes, como 35°C, tentei o sopro manual total, com a temperatura definida no mínimo, 18°C no meu carro. No entanto, notei em breve que o modo automático é muito mais frio e rápido.
Também notei que mudar o modo de recirculação de ar ajuda muito. Por exemplo, se o carro estivesse ao sol, o ar interno fica ainda mais quente, por isso ajuda deixar o ar externo entrar. Isso volta para a configuração oposta quando desligado.
Em clima realmente frio, ainda não sei, pois comprei meu bebê no final do inverno, e ainda terei que viver um inverno...

#22 ·
Eu experimentei a mesma coisa nos EUA (estado de WA). Tem sido bastante frio neste inverno e eu geralmente deixo a temperatura em cerca de 64, o que parece que deveria soprar ar frio, mas ainda bombeia ar bastante quente. Observe que está cerca de 40F lá fora. Se eu definir para cerca de 67-70, fica muito quente. Vou levá-lo para a Mazda em breve e ver se há algo que eles possam fazer sobre isso.

#23 ·
Eu experimentei a mesma coisa nos EUA (estado de WA). Tem sido muito frio neste inverno e eu geralmente deixo a temperatura em cerca de 64, o que parece que deveria soprar ar frio, mas ainda bombeia ar bastante quente. Observe que está cerca de 40F lá fora. Se eu definir para cerca de 67-70, fica muito quente. Vou levá-lo para a Mazda em breve e ver se há algo que eles possam fazer sobre isso.
Ele vai soprar quente, a menos que o ar condicionado esteja ligado...

#27 ·
Meu 2019 ainda tem esse problema (embora marginalmente menos extremo após a atualização TSB). Provavelmente vou mudar de concessionária para ter uma nova perspectiva sobre o problema - eles parecem achar que não é um defeito/problema. Minha maior reclamação é que o ar sai pelas saídas de ar centrais quando está configurado apenas para os pés ou apenas para o para-brisa. Problema intermitente também. Nem sempre é ruim, mas é muito pior do que o sistema de climatização automática do meu antigo '3' de 2010, infelizmente.

#28 ·
Notei este problema num carro de 2019 que tive há algumas semanas. No meu 2018 posso deixá-lo em AUTO, definido para 70ºF (21ºC) praticamente o ano todo e estar confortável, mas no 2019, essa configuração parecia que estava a tentar assar o interior do carro por convecção. Tive de o manter a 66ºF (19ºC) para ter sensivelmente o mesmo efeito que 70 no meu carro.

#29 ·
Eu notei esse problema em um carro emprestado de 2019 algumas semanas atrás. No meu 2018, posso deixá-lo em AUTO, definido para 70ºF (21ºC) praticamente o ano todo e ficar confortável, mas no 2019, essa configuração parecia que estava tentando assar o interior do carro por convecção. Tive que mantê-lo em 66ºF (19ºC) para ter aproximadamente o mesmo efeito que 70 no meu carro.
Eu parei de usar AUTO no verão porque ele faria o ventilador ir para a força de um furacão muito depois que o carro esfriasse. Eu nunca consegui encontrar uma configuração consistente. Todo o controle climático é instável. Muitos resultados estranhos onde eu tento reproduzir e não consigo. Por estar no ramo, isso realmente parece um software terceirizado ruim. Eu não acho que eles vão conseguir fazê-lo funcionar corretamente. Eles deveriam liberar o código-fonte no github. Provavelmente há motoristas da Mazda suficientes na comunidade de software que estão irritados o suficiente para consertá-lo de graça.

#32 ·
Esse é exatamente o mesmo problema que tive no meu Mazda 3 de 2019. Agora, quando a concessionária tentou consertar esse problema e destruiu o BCM do meu carro, eles me deram um carro emprestado - Mazda 2. O ar condicionado estava funcionando muito bem. Depois de 10 dias, eles trocaram o Mazda 2 por um Mazda 6 de 2019 - e o mesmo problema: ar quente sopra direto na minha cabeça, não importa o que eu selecione.... Antes disso, eu tinha um Mazda 3 de 2014 e um Mazda 3 de 2017 - ambos funcionavam bem....

#33 ·
É o mesmo comigo, felizmente não visitei a concessionária. É aqui que as atualizações vêm com grande atraso.
Talvez "nova geração" de ar condicionado :)
A minha forma de contrariar isto é quando começa a ficar quente na minha cabeça ou eu paro a ventilação ou coloco-a em Lo por um tempinho e depois em 16,5 °C.

#34 ·
Eu apliquei o TSB no meu e não resolveu o problema. Está um pouco melhor, mas não 100%. Uma manhã, quando estava nos 30 graus F, estava aquecendo o carro, mas à tarde, quando a temperatura externa subiu para meados dos 70 graus, o ar condicionado estava tentando resfriar o carro, mas não saía muito ar das saídas de ar, do desembaçador ou do chão. Tive que percorrer manualmente as várias configurações para o fluxo de ar desejado do chão, desembaçador e, finalmente, as saídas de ar do painel para fazer o sistema funcionar. É como se a válvula de mistura / aba estivesse presa e o computador não fizesse nada para movê-la para a posição correta. A Mazda não deveria ter deixado isso acontecer. Os sistemas HVAC automáticos estão disponíveis há tempo suficiente para que isso fosse natural para eles. Eu sei que este é um modelo novo, mas esse tipo de problema não deveria estar acontecendo.

#35 ·
Eu apliquei o TSB no meu e não resolveu o problema. Está um pouco melhor, mas não 100%. Uma manhã, quando estava na casa dos 30°F, estava aquecendo o carro, mas à tarde, quando a temperatura externa subiu para meados dos 70°, o ar condicionado estava tentando resfriar o carro, mas não saía muito ar das saídas de ar, do desembaçador ou do chão. Tive que percorrer manualmente as várias configurações para o fluxo de ar desejado do chão, desembaçador e, finalmente, das saídas de ar do painel para fazer o sistema funcionar. É como se a válvula de mistura / aba estivesse presa e o computador não fizesse nada para movê-la para a posição correta. A Mazda não deveria ter deixado isso acontecer. Os sistemas de ar condicionado automáticos estão disponíveis há tempo suficiente para que isso fosse natural para eles. Eu sei que este é um modelo novo, mas esse tipo de problema não deveria estar acontecendo.
Eu tenho isso há cerca de uma semana e concordo. Eu tendo a ver muita instabilidade com todo o controle climático. Às vezes, não consigo desligar o modo AUTO. Às vezes, o ventilador começa com força total. Meu palpite é que eles terceirizaram para uma empresa que não tem ideia de como desenvolver software em tempo real, mas era barata. Acontece o tempo todo quando se tenta reduzir custos.

#36 · (Edited)
Em busca da melhor sensação de inverno, hoje fiz algumas experiências no modo manual:

1:
275164
Não OK, o mesmo que o modo Automático:
- Ar quente do para-brisa para a cabeça :(
- Ar quente para as pernas

2:
275165
Pode ser OK:
  • NÃO ter ar quente do para-brisa para a cabeça :)
  • Ter ar quente para as pernas
  • E se você fechar os ventiladores no meio, fica perfeito :)

#37 ·
Notei isso esta manhã. 68 graus (32 lá fora) estavam insuportáveis. Esta temperatura funcionou bem na noite passada. Tive que baixar para 62 para ficar do jeito que eu gosto. Descobri que, uma vez que o carro aquece, fica bom e posso fazer várias paradas sem que vá para o inferno. A primeira coisa da manhã é quando noto isso e, se eu dirigir menos de 10 minutos, continua após cada partida.

Existe uma maneira correta de relatar isso à Mazda para que eles estejam cientes do problema?

#38 ·
Acabei de voltar da minha concessionária. O gerente de serviço me disse que este é um grande problema com todos os novos Mazda com o novo controle de clima sendo "semi-automático", mesmo no modo manual.

Ele me disse que atualmente não há soluções para os carros canadenses em termos de estarem muito quentes. Eu notei que depois de dirigir por 10-15 minutos, as temperaturas eventualmente esfriam...

Isso é uma droga, mas acho que terei que viver com isso.

#39 · (Edited)
Acabei de voltar da minha concessionária. O gerente de serviço me disse que este é um grande problema com todos os novos Mazda com o novo controle de clima sendo "semi-automático", mesmo no modo manual.

Ele me disse que atualmente não há soluções para os carros canadenses em termos de estarem muito quentes. Eu notei que depois de dirigir por 10-15 minutos, as temperaturas eventualmente esfriam...

Isso é uma droga, mas acho que terei que viver com isso.
Estou feliz por ter apenas alugado este carro. Acho que vou trocá-lo antes que o contrato de arrendamento termine e pegar uma marca menos problemática. Este é o meu primeiro e ÚLTIMO Mazda.

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

#44 ·
Olá pessoal,

Meu Mazda 3 de 2019, quando está com o controle de clima ligado, sopra ar muito quente. Eu o coloquei em 15,5°C e ele ainda está soprando ar quente e só quando eu coloco em “Lo” ele sopra ar mais frio.

É porque a temperatura está definida para a temperatura da cabine? Mesmo que seja esse o caso, acho impossível pensar que 15,5°C deveriam estar soprando ar quente. Eu dirigi por 1,5 horas e ainda está soprando ar mais quente a 15,5°C.

Liguei para os técnicos de serviço da minha concessionária e eles disseram que não há boletim para esse tipo de problema no meu carro. Eu moro no Canadá, se isso ajudar.
Obrigado,
Olá pessoal,

Meu Mazda 3 de 2019, quando está com o controle de clima ligado, sopra ar muito quente. Eu o coloquei em 15,5°C e ele ainda está soprando ar quente e só quando eu coloco em “Lo” ele sopra ar mais frio.

É porque a temperatura está definida para a temperatura da cabine? Mesmo que seja esse o caso, acho impossível pensar que 15,5°C deveriam estar soprando ar quente. Eu dirigi por 1,5 horas e ainda está soprando ar mais quente a 15,5°C.

Obrigado,
Eu tive esse problema, meu revendedor fez esta atualização da ECU do TSB anexado. Resolveu o meu até agora ?. https://static.nhtsa.gov/odi/tsbs/2019/MC-10165346-0001.pdf

#47 ·
Alguém conseguiu resolver o problema do controle climático?

Não é possível que um carro esteja soprando ar quente a 16, 17, 18, 19 graus. Especialmente no modo manual (quando não está no modo automático).

A concessionária disse que é normal, mas duvido muito disso. Testei 2 outros carros novos (Civic e Q5) e ambos estavam soprando ar frio nessas temperaturas.

#48 ·
Alguém já resolveu o problema do controle climático?

Não é possível que um carro esteja soprando ar quente a 16, 17, 18, 19 graus. Especialmente no modo manual (quando não está no modo automático).

A concessionária disse que é normal, mas duvido muito disso. Testei 2 outros carros novos (Civic e Q5) e ambos estavam soprando ar frio nessas temperaturas.
Me disseram que mesmo no modo manual, o controle climático considera a temperatura do ar da cabine, não a temperatura de sopro.
Como eles disseram, depois de um tempo e o carro reconhece que está 15,5 ou 16 ou o que for, ele então começa a soprar ar "mais frio". É irritante, mas acho que é o que é.

Só espero que não seja ruim durante os dias de verão. Nunca precisei ligar o ar condicionado ainda, pois está sempre abaixo de zero onde estou.

#51 ·
Olá pessoal,

O meu Mazda 3 de 2019, quando tem o controlo de clima ligado, sopra ar muito quente. Eu tenho-o a 15,5 graus C e ainda está a soprar ar quente e só quando o coloco em “Lo” é que sopra ar mais frio.

É por causa da temperatura estar definida para a temperatura da cabine? Mesmo que seja esse o caso, acho impossível pensar que 15,5 graus C deveriam estar a soprar ar quente. Eu conduzi-o durante 1,5 horas e ainda está a soprar ar mais quente a 15,5 graus C.

Liguei para os técnicos de serviço na minha concessionária e eles disseram que não há nenhum boletim para esse tipo de problema no meu carro. Eu moro no Canadá, se isso ajudar.
Obrigado,
Olá,

Tenho enfrentado os mesmos problemas com o meu Mazda 3 2019. Você conseguiu encontrar alguma solução?