2004 to 2020 Mazda 3 Forum and Mazdaspeed 3 Forums banner

Mazda 3 2.2d 2014 Sem pulso do injetor

2 reading
2.6K views 39 replies 4 participants last post by  ttleader  
#1 ·
Alguém teve problemas semelhantes com o carro?
Meu carro não dá a partida.
Não tenho códigos DTC e nenhum problema aparente de comunicação.
Boa pressão de combustível 5000psi na velocidade de partida, embora caia para cerca de 150psi quando paro de dar a partida.
Comando, virabrequim, MAP, MAF e injetores todos funcionam em outro carro.
Sinais dos sensores de comando e virabrequim chegam ao PCM.
A chave tranca e destranca as portas. O painel de instrumentos reconhece a chave e a luz do botão de partida fica verde quando o pedal da embreagem é pressionado. O interruptor de bloqueio da chave vermelha desaparece.
Compressão 280 psi em três cilindros, 180 psi no quarto.
Falei com a Mazda não tão local, mas toda vez eles não voltaram para mim.
Alguma ideia do que tentar em seguida?

#2 ·
Parece que você fez um ótimo trabalho ao analisar todos os detalhes. O fato de você poder nos dizer que os sensores de virabrequim e comando estão recebendo sinal para a ECU é incrível.

Estou curioso sobre sua baixa pressão do 4º pistão. Se funcionar como o sky-g, às vezes você pode obter resultados errôneos devido ao tempo variável das válvulas. Eu testaria novamente para ter certeza, mas pelo que você está nos dizendo, você não tem sintomas de um problema de compressão.

Como você certamente sabe, os injetores são controlados pela ECU com base no feedback do sensor de comando, o virabrequim pode desempenhar um papel. Não estou totalmente familiarizado com os modelos a diesel. Sabendo que você está recebendo sinal, estou presumindo que você verificou as conexões na extremidade da ECU. Isso me diz que, a menos que haja um problema de fiação para os injetores, a única coisa que resta é a ECU. Se eu estivesse no seu lugar, estaria colocando minhas mãos nos esquemas de fiação e verificando cada fusível e relé que pudesse desempenhar um papel nisso.

Há alguma chance de você trocar a ECU por outra que se sabe que está funcionando, como você fez com suas outras peças?

#3 ·
Olá e obrigado por ler e responder
Sim ....e fui mais longe, substituindo um "kit inicial" completo composto por PCM, BCMs dianteiros e traseiros, TCM, SSU, módulo DC/DC, painel de instrumentos, botão de partida, transponder e chave correspondente, e os três módulos montados na caixa de fusíveis interna, de um modelo semelhante. Uma vez instalado, todos os códigos de comunicação foram apagados. As luzes do imobilizador ficam verdes, o chaveiro tranca e destranca o carro e tudo funciona como deveria, mas ainda sem pulso do injetor.
Para garantir, troquei o chicote dianteiro e o chicote de alimentação do motor... ainda sem solução
Os motores a diesel são ruins para o acúmulo de carbono, então descarbonizei o coletor de admissão. Verifiquei a válvula de corte de admissão.
Verifiquei se a corrente está corretamente alinhada, troquei o comando de escape (eles se desgastam muito) e a bomba de vácuo. Finalmente, verifiquei se as pás da turbina estão livres e se não há folga excessiva nos eixos.
Os motores a diesel não são tão diferentes dos motores a gasolina, mas não possuem VVT e a bomba de combustível do mazda 3 não possui uma bomba de escorva elétrica, ao contrário do diesel CX5 com o mesmo motor e que possui uma bomba de escorva elétrica.
Infelizmente, ainda não resolvi isso, então, se você tiver mais algum conselho, seria muito bem-vindo

#4 ·
Uau, você trocou quase tudo e ainda não teve sucesso. Frustrante. Começarei dizendo que nunca tive um diesel Mazda, embora tenha tido uma picape diesel Ford, então meu conselho é principalmente um palpite. Então, vale cada centavo que você pagou por isso. ;)

Dado tudo o que foi trocado sem melhora, parece que o problema é algo que você ainda não trocou. Você verificou os aterramentos, particularmente o do motor para o chassi? Problemas de aterramento podem causar esse tipo de problema maluco. Os aterramentos do motor são propensos a se desfazer devido à vibração/flexão constante do motor. Quando você diz que não há códigos, você está olhando para os pendentes ou também está verificando os códigos armazenados? Às vezes, os códigos armazenados não acionam um CEL, mas podem apontar para uma causa. Como está a bateria? Uma bateria cansada pode causar todos os tipos de problemas. Por fim, como está o combustível? Água ou outros contaminantes podem ser detectados e impedir que os injetores disparem (eu esperaria um erro neste caso, mas você nunca sabe).

Normalmente, pelo menos nos motores a gasolina, se houvesse um sensor (comando de válvulas, virabrequim, segurança neutra, etc.) impedindo o PCM de permitir que o carro ligasse, você receberia um CEL e um código. Mas é bom que você tenha verificado isso de qualquer maneira.

Eu me pergunto se há uma maneira de sondar os fios do injetor na extremidade do PCM para ver se você está recebendo algum sinal. Eu acho que você precisaria de um osciloscópio para ver os pulsos, pois eles são de duração muito curta, não tenho certeza se um multímetro comum o veria. Eu não tenho o manual da oficina de fábrica para o motor diesel ou eu daria uma olhada nele. Tente baixá-lo e veja se há um procedimento de diagnóstico para sua situação. O procedimento é útil porque pode revelar (fazendo você verificá-los) os sensores e condições necessárias para os injetores dispararem.

A compressão naquele cilindro é um pouco preocupante, pois você não terá nenhuma explosão sem pressão suficiente. Quando o motor gira, ele soa irregular? Três pulsos uniformes e um que soa mais rápido/diferente é um bom indicador de uma diferença de compressão. Mas isso não deveria ter nada a ver com os injetores não dispararem. Mesmo com um cilindro morto, ele deve ligar, funcionar como lixo, fumar e tremer como louco, mas deve funcionar.

Por fim, algo mudou no carro quando o problema começou? Fez algum trabalho (mecânico ou elétrico) ou instalou um novo aparelho? Você o possui há muito tempo sem problemas ou o comprou recentemente? Quantos quilômetros ele tem? Apenas tentando ter uma ideia da história do carro, caso haja alguma pista.

#5 ·
Olá e obrigado pelas suas ideias... Este é um verdadeiro testador!
O 2.2 sky-activ é provavelmente o motor diesel mais próximo de um motor a gasolina com uma relação de compressão (baixa para um diesel). Ele até dirige mais como um motor a gasolina em comparação com o diesel MZR
Os aterramentos foram um ponto de partida inicial, pois acredito que o PCM aterra a voltagem do injetor para criar um pico ou pulso. É uma boa ideia verificar os códigos pendentes e algo em que eu não tinha pensado.
A bateria está boa e limpei os componentes internos do motor de arranque, o que melhorou a velocidade de partida.
Eu investi em uma powerprobe com um osciloscópio que é excelente para verificar sinais (comando de válvulas, virabrequim, injetor, etc.) então testei sinais no PCM. Antes disso, eu tinha reconstruído o sistema de combustível, até verificando no tanque em caso de entrada de água. Os motores diesel são muito exigentes em relação à pressão do combustível e, como os motores diesel Mazda 3 não possuem uma bomba elétrica para auxiliar a bomba mecânica, eles podem ser um pesadelo para pressurizar.
Estou preocupado com a compressão um pouco baixa, mas até funcionar é difícil avaliar.
Você sabe se existe uma ligação entre sem compressão e sem pulso do injetor?
Seu último ponto é bom. Eu não vi isso funcionar, pois não era um corredor. O proprietário disse que parecia ter ficado sem combustível... daí a revisão completa do sistema de fornecimento de combustível. Só posso acreditar nele e resolver o problema.
Eu não tive nenhum feedback do revendedor principal, então conversei com um homem muito gentil em uma oficina que me deu um número para um eletricista automotivo que ele usa. Ele pode ter encontrado um problema semelhante antes.
Levará algumas semanas para que isso aconteça, mas postarei quaisquer desenvolvimentos.
Obrigado novamente

#6 ·
A título de atualização. Pedi a um técnico para dar uma olhada e ele desconectou o sensor da came e fez uma leitura de rotação com uma ferramenta de diagnóstico do PCM. O PCM não está recebendo um sinal de rotação do sensor da cambota. As medições anteriores feitas com o sensor da came conectado devem captar a rotação, dando a falsa impressão de que tudo estava bem. Erro de principiante! Então, verifiquei a fiação e troquei o sensor. Ainda não há sinal de rotação e nenhum pulso do injetor. Verifiquei se a roda relutora está intacta e tudo parece bem... até verifiquei a folga da extremidade do sensor para a roda relutora.

#8 ·
A título de atualização. Mandei um técnico dar uma olhada e ele desconectou o sensor da árvore de cames e fez uma leitura de rotação com uma ferramenta de diagnóstico do PCM. O PCM não está recebendo um sinal de rotação do sensor da cambota. As medições anteriores feitas com o sensor da árvore de cames conectado devem captar a rotação, dando a falsa impressão de que tudo estava bem. Erro de principiante!
Então, verifiquei a fiação e troquei o sensor. Ainda não há sinal de rotação e nenhum pulso do injetor.
Verifiquei se a roda relutora está intacta e tudo parece bem... até verifiquei a folga da extremidade do sensor para a roda relutora.
Olá, você resolveu o problema? Tenho o mesmo problema em um Mazda cx5 2.2 d, não sei o que mudar, sem resultados...

#9 ·
Depois de substituir o sensor da cambota, testar o circuito de referência de 5 V, garantindo a alimentação e o terra aos outros dois fios do PCM, eu ainda não tinha um sinal de RPM no PCM. Encontrei agora uma empresa que diz que pode analisar o PCM, por isso estou à espera dos seus comentários. Mas, em suma, não... ainda não está consertado.

#12 ·
Depois de substituir o sensor da cambota, testar o circuito de referência de 5 V, garantindo a alimentação e o terra para os outros dois fios do PCM. Eu ainda não tinha um sinal de RPM no PCM
Agora encontrei uma empresa que diz que pode analisar o PCM, então estou aguardando seus comentários
Mas, em suma, não... ainda não foi corrigido
Somos um serviço, tentamos várias opções, mas sem resultado até agora. Também falei com o representante da Mazda, eles estão trabalhando nisso diariamente.

#10 ·
Você tentou o teste para determinar se você tem um sinal de RPM no PCM?
Certifique-se de desconectar o sensor da árvore de cames, caso contrário, sua ferramenta de diagnóstico lerá o RPM da árvore de cames. O PCM precisa de um sinal de RPM da manivela para iniciar. Postarei como estou indo.

#14 ·
Parece que temos o mesmo problema. Eu consegui um kit inicial com todos os módulos, painel de instrumentos, transponder, etc., mas isso deu o mesmo resultado, sem pulso do injetor. Só espero que a empresa para a qual enviei o PCM tenha encontrado um problema porque... como você, estou sem ideias e não achei que a concessionária não tão local fosse útil.

#16 ·
Atualização sobre o teste PCM. A empresa não conseguiu determinar se o PCM está bom ou não. Eles são a segunda empresa que o avaliou e não conseguiu diagnosticá-lo. Este é um problema real, pois agora não tenho certeza do que tentar a seguir. bonciumarius54 Você teve alguma sorte com o representante da Mazda?
Nada de novo, o que eu já tinha verificado foi verificado, tentei com o computador do motor, fiz IMO e ainda não vai ligar..

#20 ·
Qual foi o resultado do teste RPM? ... Conhecer o resultado disso pode ajudar a restringir o problema.
Tive que mover o carro subindo a rampa para minha garagem. Para fazer isso, eu liguei o interruptor do pedal da embreagem para baixo. Removi o interruptor do pedal da embreagem para cima e liguei o interruptor neutro para facilitar a movimentação do carro na marcha usando o motor de partida. Quando coloquei de volta (estava conectado ao osciloscópio), ele disparou e produziu 1 pulso do injetor. Isso é o mais perto que cheguei de fazê-lo funcionar.

#27 ·
Eu mudei o HPP com os mesmos resultados. Aqui está uma lista do que mais eu mudei... se você pudesse olhar para a lista e me dizer o que você fez, talvez possamos eliminar coisas já cobertas.
Eu troquei o filtro de combustível, substituí a bomba de alta pressão e a válvula de controle de sucção. O trilho de combustível com o sensor de pressão e a válvula de alívio de pressão. Também verifiquei o tanque. Troquei a bomba de came e vácuo. Injetores recondicionados, came, virabrequim, medidor de fluxo de massa de ar e sensores MAP todos funcionam em outro carro. Chicote de emissões substituído e, em seguida, o chicote dianteiro, incluindo a caixa de fusíveis no compartimento do motor.
Como eu disse, eu tentei um kit inicial incluindo PCM, BCMs dianteiros e traseiros CC/CC, unidade StopStart. Painel de instrumentos, botão de partida, transponder e chave, e os três módulos que se conectam à caixa de fusíveis dentro do poço do carro.
Além disso, removi o coletor de admissão e limpei o carbono. Testei o corpo da borboleta, verifiquei se o turbo gira livremente, verifiquei se a alimentação do sensor de pressão de exaustão não está bloqueada, troquei o sensor da chave neutra na caixa de câmbio. Limpei o EGR e o bypass e troquei o motor de partida.

A falta de um pulso do injetor é causada pelo meu PCM não ver os sinais da cambota, no entanto, ainda não estou convencido de que o PCM não está apenas parando o pulso porque algo mais não está certo.
A razão pela qual ainda não acho que seja o PCM é que eu já tentei outro e obtive o mesmo resultado, e eu tive apenas um pulso do injetor depois de mover o carro
Seu PCM vê o sinal da cambota?
Então, se você concluiu alguns outros testes, se pudesse listá-los, isso ajudará.

#28 ·
Eu troquei o motor, o antigo tinha limalhas no óleo, parei o carro porque o diesel estava vazando da bomba de alta pressão, durante a montagem uma junta não foi instalada corretamente, parei para substituir a junta, após a substituição sangrei o sistema e desde então não pegou. E comecei a trocar as mesmas peças que você, não tenho sinal nos injetores (É idêntico ao meu, tenho lido de você desde que você começou) Estou esperando um motor completo com todos os acessórios e vou tentar com outro motor, não sei mais o que fazer...

#30 ·
Tenho a impressão de que alguém resolveu isso, mas não entendo. Diga-me se você entende melhor,

#31 ·
Tenho a certeza de que alguém resolveu isto, pois não acho que sejamos os únicos a ter este problema. Infelizmente, também estou com dificuldades e é um problema para muitas oficinas, pois também não fazem ideia. Usa o Forscan, pois tem uma função de osciloscópio que usei para mapear a pressão do combustível. Continuo a voltar ao facto de o PCM não ver pressão de combustível suficiente, então ignora o sinal da cambota e, portanto, não dispara os injectores... mas não consegui provar isso. Os meus próximos esforços vão ser em torno do sinal enviado pelo interruptor de pressão na calha de combustível e comparar esses com um carro a funcionar.

#33 ·
Estou muito interessado em saber como vai ser. Você vai mudar o pcm e os módulos associados ou vai apenas mudar o motor e manter a parte elétrica do veículo original?
Eu tenho o meu PCM de volta, mas quando liguei a ignição, os faróis acenderam (quando não estavam ligados), por isso parece haver mais problemas... Manterei você informado.

#34 ·
Estarei muito interessado em saber como vai ser. Você vai mudar o pcm e os módulos associados ou vai apenas mudar o motor e manter a parte elétrica do veículo original?
Eu tenho meu PCM de volta, mas quando liguei a ignição, os faróis acenderam (quando não estavam ligados), então parece haver mais problemas... Manterei você informado
Ligue o carro!! Acabei de mudar o motor para a injeção