2004 to 2020 Mazda 3 Forum and Mazdaspeed 3 Forums banner
41 - 60 of 104 Posts
Você poderia, por favor, tirar uma foto da mensagem de aviso para minha informação?

Meu modelo de 2020 teve uma bateria descarregada (devido ao meu próprio erro), mas eu nunca tive um aviso. Já concluí que a Mazda não dá esses avisos. Com uma foto, tenho alguma prova para os revendedores. E talvez seja apenas a partir de 2021+, mas a foto ainda seria útil.

Comprei um Mazda 3 premium 2021 com o mesmo problema. O concessionário trocou-o por outro Mazda 3 Premium que agora também apresentava o mesmo problema. Eu não tinha eletrônicos ligados usando o modo Acessórios. Tudo o que fiz foi estacionar e desligar o motor. Claramente, algum defeito que a Mazda precisa resolver.
Você conseguiu chegar ao fundo do problema? Acabei de comprar um e skyactiv x 3 HB 2021 e continuo recebendo o aviso de risco de bateria fraca, mesmo quando estava carregando a bateria, também parece perder carga total durante a noite quando desligado, como se estivesse descarregando.

Conseguiu chegar ao fundo do problema? Acabei de comprar um e skyactiv x 3 HB 2021 e continuo a receber o aviso de arranque do carro com risco de bateria fraca, mesmo quando estava a carregar a bateria, e também parece perder carga total durante a noite quando desligado, como se estivesse a descarregar.
Liguei o carro e deixei-o a funcionar durante cerca de 30 minutos e depois ficou bom. No dia seguinte fomos à praia e ainda estava bom. O meu vendedor disse que, por vezes, se o carro não for conduzido durante vários dias, o aviso de bateria fraca pode aparecer. Isso não faz sentido para mim. Se eu notar o aviso novamente, vou postar.

Acho que o aviso está funcionando como projetado. Eu drenei minha bateria talvez 5-10 vezes, exigindo um jump start ao instalar vários produtos do mercado de reposição. Toda vez, o motor não dava partida, e então dava partida e continuava a funcionar corretamente em talvez 5 segundos após ser conectado a outra bateria. Embora seja apenas especulação, eu estava pensando que, ao contrário dos carros mais antigos que tentavam fracamente dar partida no motor enquanto as baterias estavam em um estado parcialmente descarregado, o gen4 tem algum tipo de segurança que diz à ECU para usar a bateria morrendo apenas para parte do sistema elétrico, mas não para tentar enviar o restante do suco para o motor de partida para dar partida no motor. Assim, eles adicionaram o aviso "Low Battery Risk" imediatamente antes que esse limite seja atingido.

Dito isso, ter que trancar o carro para evitar a drenagem parasitária soa como um bug para mim. Eu quase nunca tranco em casa, tenho meu amplificador configurado para desligar automaticamente após 15 minutos de inatividade e tenho uma câmera no modo de estacionamento, nenhum dos quais causou problemas depois que tudo foi instalado e aterrado corretamente.

A mensagem não está avisando que a bateria está descarregada, é mais um aviso para fechar as portas, desligar as luzes, etc., para que a bateria não descarregue.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
No entanto, descobri que esse recurso é excessivamente sensível, o meu faz isso às vezes quando dirigi o carro e na manhã seguinte apenas abri a porta do motorista. Eu não me importaria tanto, mas aquele barulho horrível continua por muito tempo, você deveria ser capaz de ter 10 minutos ou mais antes que ele desligue, meu I30N costumava entrar no modo de suspensão após cerca de 10 minutos e desligar, pelo menos eu não tive que ouvir aquele barulho horrível lol.

Acabei de receber um Mazda 3 2021 hoje e tive a mesma mensagem sobre o risco de bateria fraca... o que foi estranho foi que notei que o relógio na tela também foi reiniciado para 12h15, eu estava trabalhando dentro do carro limpando-o com a porta aberta... quando terminei, liguei o carro, desliguei algumas vezes e ele continuou aparecendo, mas verifique novamente o relógio na tela, parece que o carro perde energia ou entra em modo de suspensão e coisas como o relógio são afetadas... Retornei ao departamento de serviço do revendedor três horas depois... Eu vi o boletim postado... meu antigo Hyundai exibiria uma mensagem semelhante ao usar equipamentos no carro quando o carro não estava ligado, uma vez ligado, ele desaparecia e não voltava a menos que eu fizesse a mesma coisa, isso parece estar fazendo algo com a eletricidade quando é acionado, agora, depois de dirigir vinte minutos de volta para o revendedor, quando desliguei o carro, nenhum aviso apareceu, o revendedor também tem que substituir o vidro da porta do motorista que tem uma linha nele durante o defeito do processo de fabricação... postarei quando eu ouvir do revendedor

Meu Mazda 3 Sport 2021 tem o mesmo problema irritante. Isso só acontece no Mazda 3 e CX-30 de 2021. Este é um bug de firmware, pois isso não acontece em modelos mais antigos que 2021. É irritante, perda de tempo, gasolina e tempo para ligar o carro por 5 a 10 minutos para limpar esta mensagem, apenas para que ela apareça novamente se você abrir a porta traseira ou as portas muitas vezes. Além disso, NÃO é ecologicamente correto ter que ligar e dirigir para limpar esta mensagem, apenas para que ela apareça novamente alguns dias depois.

O problema é, como você sabe se este é um problema real ou a mensagem de aviso usual até que você fique preso em algum lugar com uma bateria descarregada?!!?? Tire seu medidor de voltagem antes de cada viagem para medir a voltagem da bateria para ver se é real ou não? Inaceitável!

Entrei em contato com a Mazda Canada e eles implicaram que esta é uma operação normal e não estão procurando corrigir este "bug" tão cedo e é isso que é um "BUG DE FIRMWARE". Parece que, uma vez que eles têm seu dinheiro, eles são como todos os outros fabricantes de automóveis, eles não se importam!

Se a Mazda vai varrer isso para debaixo do tapete, o que mais eles vão fazer se algum outro problema surgir. Não fazer nada sobre isso? Isso não é normal. Entrei em contato com eles novamente para descobrir por que eles não vão corrigir este problema, pois isso claramente NÃO É NORMAL e ainda não obtive uma resposta.

É irritante, perda de tempo, gasolina e tempo para ligar o carro por 5 a 10 minutos para limpar esta mensagem, apenas para que ela apareça novamente se você abrir a porta traseira ou as portas muitas vezes. Além disso, NÃO é ecologicamente correto ter que ligar e dirigir para limpar esta mensagem, apenas para que ela apareça novamente alguns dias depois.
Não é uma perda de tempo ou gasolina. Apenas ignore, o carro realmente não corre o risco de ficar sem energia. Quando estou fazendo coisas (trabalhando no carro ou limpando) sei que a mensagem vai aparecer e a ignoro por enquanto. Espero que a Mazda faça uma atualização que a torne menos desagradável. Muitos outros carros fazem a mesma coisa, mas não gritam com você por 30 segundos.

Não é uma perda de tempo ou gasolina. Apenas ignore, o carro realmente não corre o risco de ficar sem energia. Quando estou fazendo coisas (trabalhando no carro ou limpando), sei que a mensagem aparecerá e a ignoro por enquanto. Espero que a Mazda faça uma atualização que a torne menos desagradável. Muitos outros carros fazem a mesma coisa, mas não gritam com você por 30 segundos.
O problema com isso é... se é uma coisa real ou não. A única maneira de saber é se eu ficar preso em algum lugar com a bateria descarregada. Essa é a questão real e a Mazda está implicando que esta é uma operação normal, o que significa que não haverá solução tão cedo.

Esse é o problema real e a Mazda está implicando que esta é uma operação normal, o que significa que não haverá solução tão cedo.
Qualquer luz de advertência ou mensagem de advertência ao dirigir um carro deve ser levada a sério.
Neste caso, se a bateria for de boa qualidade, nenhuma luz de advertência ou mensagem de erro deve aparecer no painel.
Eu não aceitaria de um revendedor que uma luz de advertência ou mensagem seja normal.

Também tenho recebido esta mensagem. No meu caso, costumo conduzir pouco e sempre em percursos curtos, a menos de 5 minutos de casa, por isso faz sentido que a mensagem apareça. Dito isto: deixo sempre o meu carro ligado a um carregador lento, por isso sei com certeza que a bateria NÃO está descarregada. Isso significa que a mensagem aparece INDEPENDENTEMENTE do nível de carga da bateria, o que para mim é apenas um mau design - pelo documento parece que tudo o que fazem é contar o tempo que o barramento CAN está ligado (ou seja, eletrónica a funcionar) com o motor desligado e quando atinge 30 minutos o alerta começa a aparecer. Agora a pior parte: no meu caso, o alerta continua a aparecer a cada dois minutos, apesar de o carro estar trancado com o travão de estacionamento ligado (o que já é desnecessário dentro da minha garagem trancada) - deve ser óbvio que este popup está na verdade a ACELERAR a descarga da bateria, ligando o ecrã/som, especialmente se tiver algo ligado às portas USB e/ou 12V, que também ligam durante alguns minutos quando o alerta aparece. Para o meu tipo de utilização 'normal', isto é absolutamente irritante e um desperdício ter de 'manter o motor a funcionar por mais tempo' para evitar que a mensagem apareça.

Na verdade, consegui fazer com que o alerta desaparecesse ligando o carro (sem conduzir ou soltar o travão de estacionamento) durante mais de 15 minutos (os documentos dizem que 5 minutos são suficientes, mas eu queria ter a certeza). Acho que deveria haver uma opção para desativar isto no software ou, NO MÍNIMO, ter o nível da bateria medido antes de mostrar o popup irritante. Se isto continuar, posso acabar por ligar um interruptor de botão ao fusível da divisão para poder 'redefinir o contador' manualmente após cada viagem para evitar que o popup apareça (mas, por outro lado, não faço ideia de que tipo de problema pode surgir disso).

Ok, meu carro estava no concessionário por causa do aviso sobre a bateria fraca, este é um aviso normal do software, assim que você dirige o carro, ou o deixa funcionando por cinco minutos, ele se reinicia. É assim que funciona. Se você mantiver as portas abertas durante a limpeza por aproximadamente 30 minutos, isso pode acionar o aviso. A menos que a Mazda ajuste o aviso, ele permanecerá assim, é totalmente normal. Adorando meu Mazda3 sedan 2021. Um boletim de serviço foi emitido pela Mazda, tudo normal.

Saudações a todos, minha primeira publicação depois de entrar no fórum…

Recebi meu Mazda3 hatchback GT Sport e-skyactiv X na semana passada e esta mensagem de erro apareceu duas vezes agora. O revendedor me disse para rodar alguns quilômetros com o carro e não me preocupar com a mensagem, pois ela deve desaparecer.

Como outros apontaram, se você estiver limpando o carro com as portas abertas ou configurando o áudio, etc., com as chaves dentro ou perto do carro com a ignição desligada, isso pode acionar o erro, que é causado pela rede de controle elétrico do carro entrando no modo de suspensão quando o tempo de ativação da rede atinge 30 minutos cumulativos sem o motor funcionando. Então, sim, é um PITA, mas não sério. No entanto, notei ao dirigir na noite passada que o iStop não estava funcionando. Verifiquei o monitor de fluxo de energia e a bateria não estava “pronta”, então, claramente, meu carro realmente precisa de alguns quilômetros para carregá-la.

Eu não tenho um Mazda3 Gen4, mas notei na minha 3ª Geração que mesmo com uma bateria totalmente carregada que lê 12,7V ou mais quando está desligada do sistema elétrico do carro, a carga normal dos sensores, memórias e etc. no meu carro vai arrastar a voltagem para talvez 12,5V ou menos, especialmente se a porta estiver aberta, o que implica que a bateria não está totalmente carregada.

Eu me pergunto se essa voltagem mais baixa é o que está acontecendo com as mensagens de aviso da bateria com o Gen4.

Ok, meu carro estava na concessionária para o aviso sobre a bateria fraca, este é um aviso normal de software, assim que você dirige o carro ou o liga por cinco minutos, ele se reinicia... é assim que funciona... se você mantiver as portas abertas durante a limpeza por aproximadamente 30 minutos, isso pode acionar o aviso. A menos que a Mazda ajuste o aviso, ele permanecerá assim, é totalmente normal. Adorando meu sedã Mazda3 2021. O boletim de serviço foi emitido pela Mazda, tudo normal.
NÃO NORMAL!...Por que você acha que eles têm instruções no boletim para evitar a mensagem de aviso antes que os potenciais compradores façam o test drive do carro!!!???? NÃO NORMAL!!!

É para garantir que o cliente não veja este "bug" e compre o carro sem conhecer esta falsa mensagem de aviso positivo. Eu tenho um carregador de gotejamento nele, pois estou trabalhando em casa e ele ainda aparece com esta mensagem de aviso se eu abrir a porta do carro ou a tampa traseira muitas vezes. Não é deixar a porta do carro aberta por longos períodos. É abrir e fechar a porta do carro para colocar as coisas. Meu Lexus e Subaru recentes não fizeram isso. Você quer me dizer que todos os proprietários de carros precisam comprar carregadores de gotejamento agora para garantir que a bateria não os deixe parados em algum lugar? Tudo bem quando o carro é novo... Quando a bateria e o carro envelhecem, você não sabe que há um problema até ficar parado em algum lugar com a bateria descarregada.

Se você aceitar a mediocridade, eles continuam a lançar produtos com bugs. Eu trabalhei na indústria de TI e, cada vez mais, hoje em dia, as empresas de software não se importam, não testam corretamente e introduzem bugs onde as coisas estão quebradas e não funcionam.

Este é o problema hoje em dia. As pessoas não se importam.

NÃO É NORMAL!...Por que você acha que eles têm instruções no boletim para evitar a mensagem de aviso antes que os potenciais compradores façam o test drive do carro!!!???? NÃO É NORMAL!!!

É para garantir que o cliente não veja este "bug" e compre o carro sem saber desta falsa mensagem de aviso positivo. Tenho um carregador de gotejamento nele, pois estou trabalhando em casa e ele ainda aparece com esta mensagem de aviso se eu abrir a porta do carro ou a tampa traseira muitas vezes. Não é deixar a porta do carro aberta por longos períodos. É abrir e fechar a porta do carro para colocar coisas. Meu Lexus e Subaru recentes não fizeram isso. Você quer me dizer que todos os proprietários de carros precisam comprar carregadores de gotejamento agora para garantir que a bateria não os deixe parados em algum lugar? Tudo bem quando o carro é novo... Quando a bateria e o carro ficam mais velhos, você não sabe que há um problema até ficar parado em algum lugar com a bateria descarregada.

Se você aceitar a mediocridade, eles continuam lançando produtos com bugs. Eu trabalhei na indústria de TI e, cada vez mais, hoje em dia, as empresas de software não se importam, não testam corretamente e introduzem bugs onde as coisas estão quebradas e não funcionam.

Este é o problema hoje em dia. As pessoas não se importam.
Novamente, um carregador de gotejamento não resolverá o problema. Tudo tem a ver com um cronômetro e quanto tempo o CANBUS está em operação total. Sim, eu vi a mesma mensagem em um Hyundai de modelo recente, só não foi tão desagradável quanto os 30 segundos de sinos e painéis piscando da Mazda.

Eu simplesmente ignoro se vou fazer algo que exija que eu abra e feche meu carro muitas vezes em um período de tempo, por exemplo, lavar o carro. A mensagem desaparecerá na próxima vez que eu dirigir o carro.

Então, fiz mais algumas pesquisas e testes: dirigi o carro por cerca de 1 hora sem parar, estacionei o carro na minha garagem com o freio de estacionamento acionado e trancado. O aviso não apareceu pelo resto daquele dia. Nenhuma atividade do carro por mais de 24 horas (sem usar chaves, abrir portas, ligar o gato, etc.), AINDA no dia seguinte a mensagem começou a aparecer... Comecei a pensar que meu carro tinha um problema isolado, mas então lembrei que tenho este dispositivo de monitoramento OBD2 do meu seguro de carro (que é obrigatório para meu desconto baseado em quilometragem) e ele disse que o dispositivo pode usar a bateria e transmitir dados enquanto o carro não está sendo usado, então eu só posso 'supor' que este dispositivo está acordando o barramento CAN de vez em quando e, eventualmente, fazendo com que o cronômetro atinja 30 minutos e, em seguida, acione o alerta.

Suponho que se eu dirigisse todos os dias por pelo menos 5 minutos, isso pode não ser um problema, mas acho que estou ferrado neste, pois me recuso a queimar suposições só para me livrar desse incômodo. Basicamente, tenho puxado o fusível da luz do quarto toda vez que estaciono na minha garagem agora (o que reinicia/desativa o alerta, a entrada sem chave, etc.). Acho que vou acabar conectando um interruptor reed com um relé para desconectar o fusível sempre que conectar o cabo do carregador de gotejamento.

41 - 60 of 104 Posts