2004 to 2020 Mazda 3 Forum and Mazdaspeed 3 Forums banner

Ideia de troca de motor -- Vamos fazer um brainstorming

22K views 22 replies 6 participants last post by  Rhabdo09  
#1 · (Edited)
Isenção de responsabilidade: Este tópico tem como objetivo iniciar uma discussão e possivelmente evoluir para uma tentativa de troca real. Por favor, evite transformá-lo em uma discussão de insultos ou um concurso de quem se importa mais. As pessoas que espero que se juntem ao tópico passaram pela troca comum e têm muita experiência.

Antecedentes: Normalmente, acho que a ideia de trocar motores em veículos construídos após 1995 é um desperdício de recursos (tempo, dinheiro, materiais) porque esses veículos mais recentes dependem de sistemas de ignição computadorizados, sistemas de diagnóstico e emissões. Também não gosto das trocas de motores simples e ridículas que a maioria dos caras de carros faz, que é colocar um V8 (tipicamente Chevy) em qualquer coisa e tudo, (na minha humilde opinião) a mais estúpida das quais é feita em Volkswagens refrigerados a ar. Dito isso, há algumas trocas que posso apreciar, uma das quais é a mais comum no mundo dos VW refrigerados a ar, onde a troca comum/popular atual é um motor mais antigo da série Subaru EJ. Uma das mais inteligentes que vi é alguma série de motor Fiat que funciona bem em um Beetle mais antigo. Uma das raras trocas de V8 que tendem a funcionar bem são os Chevrolet Blazers de primeira geração. E então há a popular troca de 2,5L no Mazda 2.0/2.3L que requer um mínimo de peças a serem trocadas.

A ideia: Tenho mantido uma troca de 2,5L no fundo da minha mente depois de ler vários tópicos e comunicar com aqueles que a realizaram. O processo parece complicado, mas não é tão assustador (para mim). O 2.3L do meu veículo tem 164 mil milhas e ainda funciona bem com consumo mínimo de óleo, o que acredito ser devido à minha vigilância na manutenção. Um item que acredito ser negligenciado é que a junta da tampa da válvula foi redesenhada para evitar o consumo excessivo de óleo. Percebi isso bem a tempo durante um serviço de substituição de velas de ignição de rotina quando observei roscas encharcadas de óleo em #4 e roscas menores encharcadas em #3 . Outra indicação de um problema foi quando prossegui para remover a tampa da válvula para substituir a junta - vários dos fixadores do lado do motorista estavam soltos. Como meu veículo não está em um estado de cinto de ferrugem, não tenho as preocupações de corrosão que normalmente impediriam gastar dinheiro em uma troca proposta.

Enquanto isso, minha mente ocasionalmente vai mexer com a ideia de candidatos a motores e o que será necessário para a troca. Alguns dias atrás, durante meu trajeto noturno, olhei para o lado e notei um Ford Escape na faixa adjacente. Lembrei que o motor do Escape é um dos candidatos mais adequados porque, por qualquer motivo, são mais baratos de adquirir. Notei que este veículo em particular tinha um emblema V6, momento em que meu cérebro começou a se perguntar o que seria necessário para colocar um V6 no meu MZ3.

• Ele caberá no compartimento do motor do Mazda
  • Requisitos PCM/ECU
  • Modificar o chicote existente para trabalhar com o PCM/ECU do doador
  • Troca de transmissão necessária?
  • Atualização do radiador necessária?
  • Modificações na suspensão dianteira necessárias (peso extra do motor)?
  • Atualizações dos freios dianteiros necessárias? Novamente, peso extra do motor)

Se o motor não couber no compartimento do motor do Mazda, então essa ideia está morta.

O PCM/ECU do veículo doador terá que acompanhar o motor, pois o PCM original é programado para o 4 cilindros original. Dito isso, será possível modificar o chicote original para trabalhar com o PCM atualizado? Estou pensando que o chicote do doador acompanha o motor, bem como outros conectores que alimentam os vários medidores do painel. É aí que a emenda e a modificação dos chicotes entrarão em jogo e envolverão a referência de diagramas de fiação para ambos os veículos.

O motor V6 será parafusado na transmissão original ou a transmissão doadora terá que ser adaptada? Se sim, os eixos de transmissão se alinharão com o doador? Isso pode ser o show stopper, a menos que tudo seja medido antes mesmo de o projeto ser tentado. Supondo que a transmissão original seja parafusada no V6, ela precisará ser reforçada para lidar com o torque extra? Não sei se o Escape veio com uma opção de transmissão manual, mas meu veículo é automático. Podemos discutir ambas as opções.

O V6 requer mais capacidade de resfriamento e pode precisar de um radiador maior se o radiador do doador não couber na baía do MZ3. Se o radiador V6 e I4 forem semelhantes, então é dinheiro e tempo economizados.

Um motor grande vai carregar algumas centenas de quilos de peso extra, que é um aspecto de um motor grande que a maioria das pessoas não leva em consideração. Esse peso significa que a suspensão dianteira e os freios têm que compensar a carga mais pesada.

Eu perdi alguma coisa?

Estou apenas jogando aqui, pois não vi nenhuma menção de que isso tenha sido tentado. Adoraria ser direcionado para quaisquer links, se tiver. Estou pensando que um MZ3 com o V6 seria um grande grito, bem como um dorminhoco. Por favor, sonhe acordado com isso e jogue ideias.

#2 ·
Acho que exigiria muito dinheiro/tempo/modificação para fazer funcionar. Tendo feito a troca 2.5 no meu '04, acho que se eu fosse para um sleeper, faria o 2.5 com uma inclinação turbo ou nitro e os ajustes necessários na ECU para sair com uma coisa rápida, barata e relativamente original para o seu dinheiro. O 2.5 no MZ3 mais antigo funciona muito bem com a ECU e o escape originais. Só consigo imaginar como seria jogar fora o balance shaft delete, escape, turbo ou nitro e ajuste da ECU, CAI etc.... Embora eu adorasse ver alguém fazer o que você está sonhando. Talvez você seja o pioneiro.

#5 · (Edited)
Acho que exigiria muito dinheiro/tempo/modificação para fazer funcionar. Tendo feito a troca de 2,5 no meu '04, acho que se eu fosse para um sleeper, faria o 2,5 com um turbo ou inclinação de óxido nitroso e os ajustes necessários da ECU para sair com uma coisa rápida, barata e relativamente padrão para o seu dinheiro. O 2.5 no MZ3 mais antigo funciona muito bem com a ECU e o escapamento originais. Só consigo imaginar como seria jogar fora a exclusão do eixo de balanceamento, escapamento, turbo ou óxido nitroso e ajuste da ECU, CAI etc....

Embora eu adorasse ver alguém fazer o que você está sonhando. Talvez você seja o pioneiro.
Como eu disse, eu estava apenas jogando ideias principalmente porque o motor V6 começou a se tornar uma opção mais viável do que os V8 em termos de desempenho logo após 2000. Parece que uma conversão V6 levaria muito mais tempo e dinheiro do que estou disposto a gastar, então o 2.5L seria a melhor opção. É uma pena que uma conversão de indução forçada seja tão cara e que eu estaria melhor procurando um Speed 3 usado. Eu considerei fazer isso; no entanto, eu superei o desejo de dirigir uma transmissão manual depois de ter feito isso por muitos anos.

A mpg com um v6 seria muito ruim... Acabei de dirigir um VW Atlas com um V6 e ele consumiu gasolina duas vezes mais rápido que meu 3. Foi divertido de dirigir, no entanto...
CK
FW Drive Monte Carlo com um motor LS. Possível de 650 cv ou mais... babando..

Se você está indo para o poder... que tal realmente ir para ele.
A quilometragem de combustível realmente me atingiu depois que postei. Cheguei a pesquisar o aspecto do consumo de combustível (ontem) e estou curioso para saber se o V6 é mais sedento devido ao peso do veículo doador maior e à relação de transmissão. Suspeito que seria o caso, o que me leva a abandonar esta conversão. A queda na quilometragem de combustível é severa o suficiente (para mim) para que o aumento de potência o torne uma troca imprudente.

Meu irmão está no campo de colocar um V8 em qualquer coisa. Ele acha que é o motor perfeito para qualquer carro, lol. Ele fez isso e não se importa de encurtar os eixos de transmissão, reposicionar os suportes do motor, etc.
Fale-me sobre isso. Um amigo meu tem um Ford 9N que ele disse: "Acho que seria divertido colocar um V8 naquela coisa". Aparentemente, existem kits de conversão que tornam isso possível, mas algumas pessoas não entendem a diferença entre cavalos de potência e torque. O V8 é ótimo para o primeiro e não para o segundo. Seis em linha são ótimos para o segundo e levam tempo para desenvolver o primeiro.

#3 · (Edited)
A mpg com um V6 seria muito ruim... Acabei de dirigir um VW Atlas com um V6 e ele consumiu gasolina duas vezes mais rápido que o meu 3. Mas foi divertido de dirigir... CK FW Drive Monte Carlo com um motor LS. Possível 650 cv ou mais... babando... Se você está indo para a potência... é melhor ir com tudo.

#6 · (Edited)
O motor duratech de 2,5L produz aproximadamente 175 cv e 175 lb-pés de torque. Havia algumas outras opções de motor para o Fusion, como li no US News.

Um motor de quatro cilindros de 2,5 litros que produz 175 cavalos de potência é padrão no Ford Fusion 2015. O motor de quatro cilindros turboalimentado de 1,6 litros e a transmissão manual do Fusion 2014 não são oferecidos para 2015. No entanto, o motor de quatro cilindros turboalimentado de 1,5 litros continua para 2015, que produz 181 cavalos de potência. O motor mais potente da linha Fusion é um quatro cilindros turbo de 2,0 litros que produz 231 cavalos de potência (240 com gasolina premium).

Os motores turbo são os Ecoboost. A versão 2.0L deve caber no Mazda3.

Da Wikipedia:
1.5L turbo - 181 cv, 185 lb-pés (2014 - presente)
1.6L turbo - 179 cv, 184 lb-pés (2013)
2.0L turbo - 240 cv, 270 lb-pés (2013 - presente)

EcoBoost é uma série de motores a gasolina turboalimentados com injeção direta produzidos pela Ford e originalmente co-desenvolvidos pela empresa alemã FEV Engineering e Mazda. Os Ecoboost 2L e 2.3L são derivados turboalimentados Ford do motor Mazda L.

#7 · (Edited)
Aqui está um Ford Fusion ecoboost (2.0L) 2016 com 37 mil milhas por $750. Eu *acho* que tem o turbo, mas é difícil dizer com certeza. Tive que procurar turbos para o ecoboost e ele é bem pequeno e com uma aparência estranha. Um turbo recondicionado custa menos de $600, mas eu me certificaria de encontrar um motor com baixa quilometragem com um turbo. Claro, o turbo é considerado um acessório e, portanto, eles não o garantem, mas baixa quilometragem = muito provavelmente um turbocompressor funcionando.

https://www.ebay.com/itm/2013-2016-...turbo-gasoline-Warranty-OEM/132975863524?hash=item1ef5faa6e4:g:fnMAAOSwJIhcfZOI

Aqui está um link para como o turbocompressor se parece.
https://www.turbochargerpros.com/bu...0-31313_R?src=pla&gclid=EAIaIQobChMImfTIiJjE4QIVnLjACh0CpQ9UEAQYBSABEgKp8vD_BwE

Edição: não há turbocompressor neste motor. O turbo é montado no lado do coletor de escape. Os motores com turbos estão custando entre $1100 e $1300 pelo que posso ver.

#9 ·
O turbo é montado no lado do coletor de escape. Os motores com turbos instalados estão custando entre US$ 1.100 e US$ 1.300, pelo que posso ver.
Aqui estão três fotos para mostrar como o turbo se parece em um motor. A primeira foto é um motor Reman Ecoboost mostrando o turbo com a proteção térmica no lugar. Ele está no lado do coletor de escape do motor. A segunda foto mostra um motor com o turbo removido; há uma única porta de escape (com plugue vermelho instalado) em vez das quatro portas separadas normais. A terceira foto é de um turbo voltado para a direção em que ele seria parafusado no motor.Alguma ideia de como o escapamento da Mazda se encaixaria no motor Ecoboost? Outro problema que vejo é com o suporte do motor. A parte superior da tampa da corrente de distribuição tem três hastes rosqueadas em vez de apenas duas. Isso significaria uma situação de suporte de motor não-Mazda.

Attachments

#8 ·
Algumas informações sobre veículos com o 2.0L Ecoboost, bem como o mais recente 2.3L Ecoboost.

2011-15 Explorer - 2.0L
2011-14 Edge - 2.0L
2013-15 Escape - 2.0L
2013-16 Fusion - 2.0L
2012 Focus ST - 2.0L (este tinha 252 cv)

2016-19 Explorer - 2.3L (280 cv, 310 lb-pé)
2015-19 Mustang - 2.3L (310 cv, 320-350 lb-pé)
2016-18 Focus RS - 2.3L (350 cv, 350 lb-pé)
2019 Focus ST - 2.3L (276 cv, 310 lb-pé)

A versão 2.3L do motor EcoBoost estreou no crossover Lincoln MKC de 2015 e foi implementada em muitos veículos Ford e Lincoln com várias potências.

O motor 2.3 L EcoBoost é produzido com o 2.0 L EcoBoost na Valencia Engine Plant em Valência, Espanha. Em março de 2015, a Ford anunciou o início oficial da produção dos novos motores EcoBoost de 2.0 litros e 2.3 litros com turbocompressor duplo para a América do Norte na sua Cleveland Engine Plant em Ohio.

O 2.0L twin-scroll Ecoboost é encontrado no Edge, Escape e Fusion após as datas que listei acima para o 2.0L Ecoboost. Não sei sobre a compatibilidade da Mazda com este motor mais recente.

#10 · (Edited)
Algumas outras coisas aleatórias sobre o motor Ecoboost.

Embora o motor 2.0 Ford EcoBoost e sua variante 2.3 posterior compartilhem um bloco de cilindros com o L3-VDT e sejam derivados da arquitetura Mazda L, pouco mais é compartilhado entre o EcoBoost e o L3-VDT e eles não devem ser confundidos um com o outro. Os motores EcoBoost têm turbocompressores diferentes, cabeças projetadas pela Ford, diferentes sistemas de injeção direta, além de apresentar o sistema de sincronização variável de válvulas Ti-VCT da Ford em vez do S-VT da Mazda.

Peso do motor Mazda LF (2.0L) - 392lbs (Mazda 2.0L LF-DE/LF-VE Engine specs, problems, reliability, oil, Mazda3, MX-5)
Peso do motor Mazda L3 (2.3L) - 395lbs (Mazda MZR/3L-VE 2.3L Engine specs, problems, reliability, oil, Mazda 6, Mazda 3, B2300)
Peso do motor Ford Ecoboost (2.0L) - 300lbs (Eu também vi 283lbs listados)

A recomendação geral dos membros do fórum é NÃO colocar um motor MazdaSpeed3 de 260+ cv em um Mazda3 normal, com pessoas citando a transmissão, suspensão, freios, carpete (eu inventei esse) como várias razões pelas quais a maior potência irá quebrar o deslocamento diário. Portanto, o Ecoboost 2.3L de 300 cv não deve ser considerado. O Ecoboost 2.0L de 240 cv é uma escolha adequada?

#11 · (Edited)
Aqui está uma lista de possíveis armadilhas relacionadas ao motor Ecoboost de 2,0L que devem ser superadas para tornar esta troca possível em um Mazda3 Gen1 '06-'09. Editarei esta lista à medida que as pessoas apresentarem obstáculos legítimos adicionais e possíveis soluções.

1. Ti-VCT vs. S-VCT. O Ecoboost usa o Twin Independent Variable Camshaft Timing, enquanto o MZR usa o Sequential Valve Timing. Existem dois sensores de posição da árvore de cames com o Ecoboost, enquanto apenas um com o MZR. Veja a imagem. A solução requer: chicote de fios Ford... outros?

2. Coletor de escape. O Ecoboost tem um coletor especial (de certa forma) para combinar 4 portas de escape em 1 antes de rotear o escape pelo turbo. O escapamento resultante teria que ser semelhante a qualquer veículo Ford usando um motor Ecoboost. A solução requer: Tubo personalizado para estender do turbo ao escapamento Mazda. Provavelmente precisaria incluir o sensor O2.

3. Gerenciamento do motor. Com toda probabilidade, a ECU Mazda é incompatível com o motor Ecoboost. Isso não é um obstáculo, pois existem vários sites onde profissionais e entusiastas colocaram motores Ecoboost em uma variedade de carros mais antigos (um exemplo é 'project ugly horse', que usa um mustang mais antigo). A solução requer: pacote de controle M-6017-20T ou similar, cerca de US$ 1600. https://performanceparts.ford.com/part/M-6017-20T

4. Suportes do motor. Dois pinos para o Mazda PSMM (parte da tampa da engrenagem) e três pinos para o Ford PSMM (a base de montagem é aparafusada na tampa da engrenagem). Veja a imagem. A solução requer: Adaptação do Ford PSMM à estrutura Mazda ou personalização de um suporte para o Mazda PSMM na tampa da engrenagem Ford.

4. Podemos falar sobre pequenas coisas como onde montar o intercooler? Qual cárter de óleo usar? Você precisa encontrar um novo lar para o compressor de ar condicionado? E assim por diante. Mas acho que são pequenas coisas que exigem engenhosidade. Coisas grandes exigem gastar dinheiro, mas é dinheiro que pode valer a pena para um projeto matador.

Attachments

#14 ·
As juntas da cabeça do Ford têm tendência a ir... bem... bum...CK
A junta da cabeça do Mazda da minha filha explodiu. É por isso que ela agora tem um motor Ford Duratech no seu Mazda3.Além disso, se alguém vai fazer uma troca de motor, pode substituir tantas juntas quanto quiser antes de colocar o motor novo.

#16 ·
Por alguma razão, eu sempre me pego lendo um fórum Miata depois de um tempo...hmmmm.

Em 2016, alguém queria colocar um motor 2.0L EB em um Locost 7 (um Lotus 7 para o homem pobre). Outro usuário estava fazendo o papel de advogado do diabo e disse que, pelo mesmo dinheiro, você poderia obter mais potência de um motor 2.5L Duratech e não ter que lidar com tantos problemas. Dito isso, a potência teria que ser aumentada de ~175 para 240, a fim de corresponder a um 2.0L EB.

Como o habitual advogado da aspiração natural, aqui vou eu:

Motor Híbrido 2.5 (12.3:1 CR): $700
Cames Crane/Crower/Cat e molas de válvula MZR-DISI: $400-500
Jenvey 50 mm ITBs: $880
Coletor S2000 OEM 4-2-1+Flange Massive Duratec: $100
Microsquirt: $300
Parafusos da biela ARP para seguro extra: $75

Por menos de $2500, você pode obter a mesma ou mais potência do que um turbo 2.0 ecoboost de fábrica de um NA 2.5 Duratec e sem a frustração da injeção direta, VVT e uma ECU OEM. Coloque o mesmo dinheiro para uma atualização de turbo em bielas forjadas, pistões e um virabrequim forjado 2.3 EB de $180 para o 2.5 e você estará vendo um monstro naturalmente aspirado digno de instalação em um Seven.

#17 ·
Mais informações sobre o motor Híbrido 2.5L. Veja também https://forum.miata.net/vb/showthread.php?t=621275

O motor híbrido 2.5 é qualquer Ford 2.5 de 4 cilindros 09+ em uma aplicação híbrida (Fusion, Escape, Mariner, Milan, alguns Lincolns?). Pelo que sei, é idêntico ao Mazda L5 normal, exceto pelos pistões de topo quase plano para uma taxa de compressão estática de 12,3:1 e um came de admissão retardado para operação em ciclo Atkinson. O tempo de fechamento tardio da válvula de admissão permite que o motor tenha uma baixa taxa de compressão dinâmica em comparação com sua taxa de expansão no curso de potência, produzindo um motor com menos torque, mas maior eficiência e a capacidade de rodar com gasolina de baixa octanagem. Se você planeja adicionar cames sérios a um 2.5 sem abrir a extremidade inferior, vale a pena gastar alguns dólares a mais no motor de fábrica de alta compressão. Se você planeja atualizar o conjunto rotativo, o motor híbrido não vale o dinheiro extra e você deve começar com um 2.5 padrão de $3-400.

Estes são os 2.5 de ciclo Atkinson CR 12.3:1 que só precisam de cames (e molas necessárias) para gerar potência:
Mercury Milan 2010-2011 gasolina, 2.5L, Híbrido, (VIN 3, 8º dígito)
Mercury Mariner 2009-2011 gasolina, Híbrido (2.5L, VIN 3, 8º dígito)
Mazda Tribute 2009-2009 gasolina, Híbrido (2.5L, VIN 3, 8º dígito)
Ford Fusion 2010-2012 gasolina, 2.5L, VIN 3 (8º dígito, Híbrido)
Lincoln MKZ 2011-2012 gasolina, 2.5L (Híbrido), (VIN 3, 8º dígito)
Ford Escape 2009-2012 gasolina, 2.5L, VIN 3 (8º dígito, Híbrido)

O 2.5 de baixa compressão que todos os outros estão usando é VIN A, 8º dígito e é ótimo para pessoas que usam gasolina de bomba e cames pequenos. O motor híbrido pode ser ótimo para pessoas que usam E85 ou cames de maior duração com gasolina de bomba, mas não rotações estratosféricas. Para rotações altas (acima de 75-7800 rpm) e alta elevação da válvula, acho que faz sentido construir o 2.5 de baixa compressão mais barato com o conjunto rotativo de sua escolha.

#18 ·
Eu brinquei com um Miata porque eles parecem ser o veículo mais modificado depois do Volkswagen (arrefecido a ar) Beetle e do Ford Model T. Acho que toda a sua pesquisa e informação sobre uma troca Eco-Boost é valiosa e informativa. Os problemas que vejo são os que você observou, principalmente as montagens do motor e o escapamento. Como esse motor é normalmente instalado em um compartimento do motor de dimensões comparáveis, não vejo que seja um problema em um MZ3; no entanto, o PCM e o TCM podem apresentar problemas potenciais.

#19 · (Edited)
Peças de desempenho para Mazda 3 Gen1 da SRMotorsports. Isso pode ser usado ao transformar um Duratec 2.5L em um motor Mazda para uso no Mazda 3.

As polias originais pesam 8,2 lbs.....nossas polias de potência SR pesam apenas 2,1 lbs!
Gráfico de dinamômetro com nossas NOVAS polias de potência Underdrive nele.
O Projeto Mazda3 ganhou 9+ cavalos de potência com elas. Serve para Mazda3 2004-2009.

À venda por $299, abaixo de $749. Cores bonitas. Eu não sei se a relação preço-potência é muito boa, mas se você tem algum dinheiro e quer adicionar um pouco de brilho ao seu projeto de construção de motor, então vá em frente.
Polias de potência Underdrive Mazda3 e Mazdaspeed3. Peças de desempenho Mazdaspeed 3 e Mazda 3.

Attachments

#20 ·
Este é um post de Moto-Mike da Moto East. Isso está chegando mais perto do que estou procurando em termos de descrever o que é necessário para obter mais de 200 cv do motor Duratec de 2,5L.

https://forum.miata.net/vb/showthread.php?t=575129&highlight=world+challenge

O 2.5 tem um perfil NA mais ou menos assim:

165-170 whp de fábrica, mas muito torque. Isso é com I/H/E.

Adicione cames, os nossos, Kelford ou Tomei. Pegamos as cames OEM e as retificamos para nosso perfil personalizado. Funciona muito bem e testado em corridas sem problemas. Kelford é da Nova Zelândia e leva um tempo para importar e, pelo custo, não é necessariamente melhor, na minha opinião, então não os oferecemos atualmente (mas isso pode mudar). Tomei parou a produção e a deles também parece ser uma retificação, pois eles incluem tampas de ressalto como nós.

Isso coloca você em cerca de 180-185 whp. Depois disso, você tem dois caminhos para 200 cv. Um é alta compressão e deixar o resto como está, o outro é fazer o resto, mas deixar o motor em paz. Ambos renderão cerca de 200-205 whp, mas sem perda de torque. Fazemos as cames de estágio IV que farão isso, ou você pode pagar alguns milhares pelo pacote de cames world challenge que oferece resultados semelhantes.

Em seguida, é fazer os três. Conseguimos 230 HP com isso. Esses são os pistões WC spec, bielas forjadas, coletor de admissão e nosso coletor primário grande.

Esse é o NA 2.5 mais alto que eu conheço... embora eu não ficaria surpreso se os britânicos tivessem um ou dois ases na manga.

Dirigibilidade? Nada mal. Marcha lenta em torno de 1000, ótima curva de torque e funciona com gasolina (embora 5-10 cv a menos)!

#21 ·
A Good-win racing tem muitas informações sobre vários coletores (curtos, longos, 4-1, 4-2-1) e uma variedade de tamanhos de tubos (de 1,6" a 2,0") com os quais eles experimentaram no Project Blue, um Miata de corrida. Obviamente, com o Miata sendo um carro RWD e o Mazda3 sendo um carro FWD, os coletores são diferentes porque o motor é montado 90 graus fora para FWD. Embora existam muitos coletores para Miatas, não parece haver tantos para o Mazda3. Não estou falando de aplicações "apenas para corrida". Não quero construir um carro de pista. Quero um carro de uso diário com melhor desempenho, então preciso de um coletor legal para as ruas.

Coletores legais para as ruas são caros porque conterão um único catalisador (CA tem um requisito de catalisador duplo, então sem sorte lá). O melhor que posso ver é da MagnaFlow.
https://www.proimporttuners.com/par..._campaign=product&gclid=EAIaIQobChMI__mBnI_f4QIVVp7ACh0gHQYFEAQYAyABEgIc2PD_BwE
$655 para um sedã Gen1, $712 para uma hatch Gen1.

Li coisas positivas sobre coletores OBX, mas eles não são legais para as ruas por causa da remoção do catalisador. $526.

Combine o coletor MagnaFlow com um escapamento da Good-win racing por $539 e o lado da saída está bem cuidado.
https://www.good-win-racing.com/Mazda-Performance-Part/60-1152S.html
71202 para sedã, 71201 para hatch

A cabeça 2.5L tem um fluxo realmente bom em comparação com a cabeça 2.3L. As equipes de corrida recomendam um comando de válvula Moto-East stage 1.5 para DD e comando de válvula stage 4 para pista/corrida. Tudo o que você precisa é de uma admissão melhor.