2004 to 2020 Mazda 3 Forum and Mazdaspeed 3 Forums banner

O motor desliga-se durante a condução

20K views 10 replies 7 participants last post by  zero_gravity  
#1 ·
Tenho um Mazda 3 de 2014 e este problema começou a acontecer ontem.

Eu dirigi uns bons 15-20 minutos quando de repente o motor simplesmente desligou, não houve engasgos ou batidas, e o sistema de rádio/infoentretenimento permaneceu ligado. Consegui parar com segurança, neste ponto o carro estava no modo de energia acessória, então desliguei e consegui ligar o carro imediatamente.

Este problema aconteceu 5 vezes desde ontem, sem nenhum gatilho óbvio.

Aqui estão minhas observações:
  • Não há códigos de erro via ODB-II.
  • Às vezes, consigo dirigir 10-15 minutos sem que o motor desligue, e em outras vezes o problema reaparece em 1-2 minutos.
  • Eu sempre consigo reiniciar o carro (depois de mudar para 'Park')
  • Os problemas não aconteceram enquanto o carro está em marcha lenta
  • Observação: Não vejo como isso poderia estar relacionado, mas troquei as pastilhas de freio traseiras há 4 dias.

Isso me deixou perplexo, esperando obter alguma orientação.
Obrigado.

#3 ·

Eu dirigi uns bons 15-20 minutos quando, de repente, o motor simplesmente desligou, não houve engasgos ou batidas, e o sistema de rádio/infoentretenimento permaneceu ligado. Consegui parar com segurança, neste ponto o carro estava no modo de energia acessória, então desliguei e consegui ligar o carro imediatamente.

Este problema aconteceu 5 vezes desde ontem, sem nenhum gatilho óbvio.

Aqui estão minhas observações:

• Às vezes, consigo dirigir 10-15 minutos sem que o motor desligue, e em outras vezes o problema reaparece em 1-2 minutos.

• Eu sempre consigo reiniciar o carro (depois de mudar para 'Estacionar')

• Observação: não vejo como isso poderia estar relacionado, mas troquei as pastilhas de freio traseiras há 4 dias.

Obrigado.
corpo de borboleta ou EGR ou coletor de admissão. Houve um problema semelhante. O OBD não mostrou erros. Limpei e acabou. Mazda 3 Diesel 2014

Instrução em vídeo

#4 ·
corpo da borboleta ou EGR ou coletor de admissão. Houve um problema semelhante. O OBD não mostrou erros. Limpei e acabou. Mazda 3 Diesel 2014

Instrução em vídeo

View attachment 288455
View attachment 288452
View attachment 288456
View attachment 288451
View attachment 288453
View attachment 288450
View attachment 288454
Embora interessante, este não é um diesel. São motores totalmente diferentes.

Precisamos identificar onde está a falha. Estou inclinado para eletrônica ou um problema de combustível. Parece mais com combustível, pois isso não acontece em marcha lenta.

Há aquele recall para a bomba de combustível de baixa pressão... exatamente os mesmos sintomas. Eu gostaria de fazer um teste de pressão na saída da bomba de baixa pressão.

#6 · (Edited)

Eu dirigi uns bons 15-20 minutos quando, de repente, o motor simplesmente desligou, não houve hesitação ou batida, e o sistema de rádio/infoentretenimento permaneceu ligado. Consegui encostar com segurança, neste ponto o carro estava no modo de energia acessória, então desliguei-o e consegui ligar o carro imediatamente.

Este problema aconteceu 5 vezes desde ontem, sem quaisquer gatilhos óbvios.

Aqui estão as minhas observações:
  • Às vezes consigo dirigir 10-15 minutos sem que o motor desligue, e em outras vezes o problema reaparece em 1-2 minutos.
  • Consigo sempre reiniciar o carro (depois de mudar para 'Park')
  • Nota: Não vejo como isso poderia estar relacionado, mas troquei as pastilhas de freio traseiras há 4 dias.

Obrigado.
Olá Naverick, sei que faz tempo que você postou isso, mas estava me perguntando como você se saiu. Moro na Irlanda e tenho um Mazda3 Skyactiv 2.2 diesel de 2015. Acho que tive uma experiência semelhante. Em abril de 2023, meu carro parou no trânsito (a cerca de 10-15 km/h) e não reiniciava. Eu não tinha direção hidráulica, nenhuma assistência de frenagem e tive que ser empurrado para fora da estrada. Eu ainda tinha eletricidade e o motor de partida estava funcionando, mas não ligava. Levei-o para o revendedor Mazda local e eles o tiveram por alguns dias e disseram que precisava de uma limpeza de carbono do motor. Isso foi feito e tudo funcionou OK.

Como vários lugares do mundo, a Irlanda teve um recall em janeiro de 2020 por preocupações de que o carbono pudesse se acumular na válvula de admissão (alguns chamam de corpo de borboleta, mas no Skyactiv 2.2 é usado para desligar o motor com eficiência quando você desliga o carro). Recebi uma ligação do meu revendedor Mazda local (na época do recall) para dizer que eu tinha que levar meu carro para fazer um trabalho nele. Eu nunca tinha experimentado um recall antes e eles não disseram que era um recall. Eles disseram que provavelmente precisava de uma limpeza de carbono e, se eu tivesse que pagar por isso, teria custado € 1200. Era como se estivessem implicando que eu ganhei uma limpeza de carbono "gratuita".

Avançando para abril de 2023 e meu carro para no trânsito e precisa de uma limpeza completa de carbono do motor. Achei suspeito e foi quando descobri todos os detalhes do recall de janeiro de 2020. A Mazda Irlanda chamou de recall AK016A. Descobri que a limpeza de carbono foi feita (quando necessário), a válvula de admissão foi inspecionada e substituída, se necessário, e uma atualização de software do motor foi aplicada para ajudar a evitar o acúmulo de carbono.

Questionei o revendedor após minha pesquisa e, sob protesto, pagamos pela limpeza de carbono (a uma taxa reduzida, pois envolvemos a Mazda Irlanda), pois precisávamos do carro de volta. Escrevi para o revendedor e para a Mazda Irlanda, afirmando que a parada e a subsequente limpeza de carbono eram as mesmas do recall de 2020 e que não deveríamos estar pagando por isso, pois o problema surgiu novamente. O recall não resolveu o problema. Nenhuma peça modificada foi colocada no veículo e apenas uma atualização de software foi aplicada. Tanto o revendedor quanto a Mazda Irlanda disseram que meu carro era velho (2015), a quilometragem muito alta (142.000 km) e meu estilo de direção era o culpado. Eles disseram que não tinha nada a ver com o recall. Ainda estou em disputa com eles através do Departamento de Transportes da Irlanda.

Parece que você teve um problema semelhante ao meu. Só para notar, semanas antes do carro parar, tive uma luz de aviso de baixa pressão de óleo. Rebocamos o carro para o revendedor. Cárter abaixado, filtro do cárter trocado e eles disseram que era água no filtro. Agora acho que provavelmente estava bloqueado com depósitos de carbono. Custou-me € 450.

O assustador é que, na Irlanda, a redação do recall dizia que o carbono poderia fazer com que seu carro parasse. Na Austrália, a redação era muito diferente:

"A ACCC está instando os consumidores a responder ao recall de segurança voluntário de 9 de outubro de 2019 da Mazda Austrália de veículos Mazda3, Mazda6 e Mazda CX-5, pois há um problema sério de segurança que pode resultar em ferimentos ou morte."
"Os veículos Mazda afetados têm um problema com o acúmulo de depósitos de carbono na válvula de admissão do motor e podem apresentar desgaste prematuro de algumas peças do motor.
Este defeito pode afetar o desempenho do motor e causar problemas com o controle do veículo. A perda de potência do motor e o controle do veículo, particularmente em situações de alta velocidade, podem levar a colisões perigosas, resultando em ferimentos graves ou morte."

É por isso que estou tão preocupado. Esses veículos são uma bomba-relógio, pois o recall nunca foi devidamente tratado.

Espero que esteja seguro e bem.

#10 ·
Olá Naverick, eu sei que faz um tempo desde que você postou isso, mas eu estava me perguntando como você estava. Eu moro na Irlanda e tenho um Mazda3 Skyactiv 2.2 diesel de 2015. Acho que tive uma experiência semelhante. Em abril de 2023, meu carro parou no trânsito (fazendo cerca de 10-15 km/h) e não ligava novamente. Eu não tinha direção hidráulica, não tinha assistência de frenagem e tive que ser empurrado para fora da estrada. Eu ainda tinha eletricidade e o motor de partida estava funcionando, mas não ligava. Mandei rebocar para a concessionária Mazda local e eles ficaram com ele por alguns dias e disseram que precisava de uma limpeza de carbono no motor. Isso foi feito e tudo funcionou OK.

Como em vários lugares do mundo, a Irlanda teve um recall em janeiro de 2020 por preocupações de que o carbono pudesse se acumular na válvula de fechamento da admissão (alguns chamam de corpo de borboleta, mas no Skyactiv 2.2 é usado para desligar o motor de forma eficiente quando você desliga o carro). Recebi uma ligação da minha concessionária Mazda local (na época do recall) para dizer que eu tinha que levar meu carro para fazer um trabalho. Eu nunca tinha experimentado um recall antes e eles não disseram que era um recall. Eles disseram que provavelmente precisava de uma limpeza de carbono e, se eu tivesse que pagar por isso, custaria € 1200. Era como se estivessem insinuando que eu ganhei uma limpeza de carbono "gratuita".

Em abril de 2023, meu carro para no trânsito e precisa de uma limpeza completa de carbono no motor. Achei suspeito e foi quando descobri todos os detalhes do recall de janeiro de 2020. A Mazda Irlanda chamou de recall AK016A. Descobri que a limpeza de carbono foi feita (quando necessário), a válvula de fechamento da admissão foi inspecionada e substituída, se necessário, e uma atualização de software do motor foi aplicada para ajudar a evitar o acúmulo de carbono.

Eu questionei a concessionária após minha pesquisa e, sob protesto, pagamos pela limpeza de carbono (a uma taxa reduzida, pois envolvemos a Mazda Irlanda) porque precisávamos do carro de volta. Escrevi para a concessionária e para a Mazda Irlanda afirmando que a parada e a subsequente limpeza de carbono eram as mesmas do recall de 2020 e que não deveríamos pagar por isso, pois o problema surgiu novamente. O recall não resolveu o problema. Nenhuma peça modificada foi colocada no veículo e apenas uma atualização de software foi aplicada. Tanto a concessionária quanto a Mazda Irlanda disseram que meu carro era velho (2015), a quilometragem muito alta (142.000 km) e meu estilo de direção era o culpado. Eles disseram que não tinha nada a ver com o recall. Ainda estou em disputa com eles através do Departamento de Transportes da Irlanda.

Parece que você teve um problema semelhante ao meu. Só para constar, semanas antes do carro parar, uma luz de aviso de baixa pressão de óleo acendeu. Rebocamos o carro para a concessionária. Cárter abaixado, filtro do cárter trocado e eles disseram que havia água no filtro. Agora acho que provavelmente estava bloqueado com depósitos de carbono. Custou-me € 450.

A coisa assustadora é que, na Irlanda, a redação do recall dizia que o carbono poderia fazer com que seu carro parasse. Na Austrália, a redação era muito diferente:

"A ACCC está pedindo aos consumidores que respondam ao recall de segurança voluntário de 9 de outubro de 2019 da Mazda Australia dos veículos Mazda3, Mazda6 e Mazda CX-5, pois existe um problema de segurança sério que pode resultar em ferimentos ou morte."
"Os veículos Mazda afetados têm um problema com o acúmulo de depósitos de carbono na válvula de fechamento da admissão do motor e podem apresentar desgaste prematuro de algumas peças do motor.
Este defeito pode afetar o desempenho do motor e causar problemas com o controle do veículo. A perda de potência do motor e o controle do veículo, particularmente em situações de alta velocidade, podem levar a colisões perigosas, resultando em ferimentos graves ou morte."

É por isso que estou tão preocupado. Esses veículos são uma bomba-relógio, pois o recall nunca foi devidamente tratado?

Espero que você esteja seguro e bem.
Olá, espero poder entrar em contato com você e que você ainda esteja ativo aqui. Atualmente, estou lidando com um problema muito semelhante com meu carro. É um mazda 3, 2.2 diesel, 2015. Meu nome é Nandhu e meu número é +447388041693. Seria ótimo ter uma conversa. Obrigado antecipadamente