2004 to 2020 Mazda 3 Forum and Mazdaspeed 3 Forums banner

Conectores CMU

69K views 65 replies 19 participants last post by  ellanm69  
#1 ·
Olá a todos,

Estou tentando criar meu próprio chicote para experimentar com o CMU fora do carro (é mais fácil e seguro). Até agora, consegui identificar os seguintes plugues:
  • CMU 2xUSB: Hirose GT17HN-4/4DP-2H(BC) na PCB com um conector GT17HNS2-4DS-ASSY KEY B para o USB e KEY C para o DVD
  • CMU Power/ACC/RS485/3.3VTTL/HSCAN/LocalCAN: Sumitomo 6098-6212 com o plugue 6098-5611 no lado do chicote. É apresentado em o catálogo, mas não no site.
  • CMU Sound: TE 1-1565373-1 com o plugue 1717115-1
  • CMU GPS: Provavelmente Sumitomo também. TBD.
  • CMU Display: plugue GT17HN-4DP-2H(A) e GT17HNS2-4DS-ASSY Key A para o cabo
Alguém pode confirmar isso para mim? O conector de alimentação Sumitomo não parece ter distribuidores na Europa. Vocês têm alguma ideia? Se eu comprar uma bandeja ou um stick (o que for menor), alguém está interessado?

Também tentarei identificar os conectores para a alimentação da tela, o módulo USB/SD/AUX, o CD player, o interruptor de comando, o TAU, o amplificador BOSE, o microfone, o GPS, a câmera e quaisquer outros conectores que eu tenha perdido. O objetivo final é ter um CMU totalmente funcional em uma placa para experimentar.

Saudações,
R.

#3 · (Edited)
...[*]CMU Power/ACC/RS485/3.3VTTL/HSCAN/LocalCAN: Sumitomo 6098-6212 com o plugue 6098-5611 no lado do chicote. É apresentado no catálogo, mas não no site....
@d3vi1 : Muito obrigado por estas informações. Estou principalmente interessado no conector de alimentação e em quais pinos ele usa. Razão: Gostaria de encontrar uma maneira de usar as modificações AIO sem abrir o CMU e soldar dois fios na platina, portanto, o conector já está lá, mas sem pinos para conectar cabos nas duas ranhuras externas do chicote/conector. Como não consegui desconectar os pinos (mesmo abrindo a coisa de segurança no conector), ontem encomendei um chicote com, esperançosamente, os mesmos pinos aqui no aliexpress para abri-lo com uma serra para dar uma olhada por dentro e determinar quais pinos usar. O autor de 2x4logic também não sabia quais pinos são usados. Mas com sua informação "Sumitomo 6098-6212 com o 6098-5611" encontrei um fornecedor na China, com quem entrei em contato e agora aguardo resposta. Talvez eles vendam alguns pinos ou conectores. Manterei você informado.

#5 · (Edited)
@d3vi1:
Hoje chegou o conector do adaptador de vídeo da aliexpress. As ranhuras para os terminais/pinos parecem-se com as do conector de alimentação do CMU. Removi/desliguei os pinos/terminais do conector com um grampo de cabelo - como mostrado neste vídeo do youtubeo.

Medidas em mm:

De acordo com estas medições, estes pinos/terminais devem ser estes (Sumitomo 8240-0215), que estão disponíveis aqui na aliexpress.com:

Os pinos menores se parecem com isto:

...e são medidos em aprox. 1,46 mm x 1,88 mm x 15,44 mm.

Edição:
Só para o caso de alguém querer saber: O conector do adaptador de vídeo não é o mesmo conector que vai para o meu CMU (CX-5 2016), que se parece com isto:

E que provavelmente é realmente um Sumitomo 6098-5611 - como mencionado por d3vi1 na 1ª publicação:

#8 ·
Os pinos/terminais estão funcionando bem: Os cabos terminam do outro lado na área da caixa de fusíveis do lado do motorista, onde também há aterramento disponível. Ontem, eu os conectei com um conversor serial CP2102 e testei o putty. Funciona. Eu não copiei/colei nenhum comando, pois ainda estou no FW 56.xx e não sei o que acontece se eu usar os comandos com meu FW.

#34 ·
Os pinos/terminais estão funcionando bem: Os cabos terminam do outro lado na área da caixa de fusíveis do espaço para as pernas do motorista, onde também está disponível o aterramento. Ontem, conectei-os com um conversor serial CP2102 e testei o putty. Funciona. Eu não copiei/colei nenhum comando, pois ainda estou no FW 56.xx e não sei o que acontece se eu usar os comandos com meu FW.

View attachment 243098 View attachment 243106 View attachment 243114 View attachment 243122 View attachment 243130
Olá usuário cmu-150 70.00.335NA/jci cmu/jci sem conexão Ajuda Plissee

#10 · (Edited)
Obrigado.

Correto, os pinos ligados são para os pinos maiores nas laterais (2S e 2T).

Os despinados do adaptador de vídeo funcionam tão bem quanto os do Aliexpress. Eu tentei ambos:

- Adaptador de vídeo: Mais caro, pinos já crimpados a um cabo, então você só precisa conectar os cabos
- Apenas pinos Aliexpress: Mais baratos/mais pinos. Você tem que crimpá-los corretamente a um cabo.

Para crimpar os pinos Aliexpress corretamente, comprei esta ferramenta/alicate de crimpagem: Aliexpress-Link - veja anexo da foto. Provavelmente existem outras maneiras de crimpar corretamente, mas não sou um eletricista profissional, então tenho que usar essas ferramentas.

Esteja ciente de que os cabos (soldados ou pinados) não devem permanecer conectados ao conector serial. Os cabos devem ser desconectados do conector serial quando não estiverem em uso. Caso contrário, o conector serial recebe dados e isso usa a bateria e provavelmente diminui a velocidade do CMU. Mas não sei disso com certeza.

#15 ·
Estou tentando criar meu próprio chicote para experimentar com o CMU fora do carro (é mais fácil e seguro). Até agora, consegui identificar os seguintes plugues:
  • CMU Power/ACC/RS485/3.3VTTL/HSCAN/LocalCAN: Sumitomo 6098-6212 com o plugue 6098-5611 no lado do chicote. Ele é apresentado no catálogo, mas não no site.
Alguém pode confirmar isso para mim? O conector de alimentação Sumitomo não parece ter distribuidores na Europa. Vocês têm alguma ideia? Se eu comprar uma bandeja ou um bastão (o que for menor), alguém está interessado?
Eu acho que esses conectores podem ser usados no chicote.
Sumitomo 6098-5604
prd.sws.co.jp/components/en/detail.php?number_s=60985604
Sumitomo 6098-5594
prd.sws.co.jp/components/en/detail.php?number_s=60985594
Estes parecem estar disponíveis nos Estados Unidos.
Os conectores são baratos. Mas os custos de envio são caros.
Sinto muito. Eu falo um pouco de inglês.

#15 ·
Olá a todos,

• CMU Power/ACC/RS485/3.3VTTL/HSCAN/LocalCAN: Sumitomo 6098-6212 com o plugue 6098-5611 no lado do chicote. Ele é apresentado no catálogo, mas não no site.
Alguém pode confirmar isso para mim? O conector de alimentação Sumitomo não parece ter nenhum distribuidor na Europa. Vocês têm alguma ideia? Se eu comprar uma bandeja ou bastão (o que for menor), alguém está interessado?
Eu acho que esses conectores podem ser usados para o chicote.

Sumitomo 6098-5604
prd.sws.co.jp/components/en/detail.php?number_s=60985604
Sumitomo 6098-5594
prd.sws.co.jp/components/en/detail.php?number_s=60985594

Encontrei esses conectores vendidos nos Estados Unidos.
Os conectores são baratos, mas os custos de envio são caros.

Sinto muito. Eu falo um pouco de inglês.

#18 ·
Obrigado a todos neste tópico por partilharem esta informação muito útil. Usei a informação aqui para fazer uma ligação serial ao CMU no carro do meu filho (Mazda3 2015) que eu poderia deixar no lugar para quaisquer necessidades futuras. Decidi comprar um cabo como o que foi mencionado por @Tristan-cx5 acima. Encontrei-o no ebay, o que foi um pouco mais fácil para mim encomendar:

Isto vem da China, chegou em cerca de 10 dias e custou $20. Isto funcionou muito bem, pois consegui remover os pinos maiores nas extremidades, e eles encaixaram-se perfeitamente no conector CMU. Isto permitiu-me ligar algum comprimento de fio adicional a eles, e tê-los bem enrolados e guardados atrás da caixa do porta-luvas, caso precise de fazer uma ligação serial novamente no futuro.

De qualquer forma, obrigado @Tristan-cx5 e @d3vi1 pela vossa informação muito útil.

#20 · (Edited)
Eu duvido que o cabo verde caiba na ranhura livre no CMU. Ao adaptar AA/CP, você tem que colocar um cabo azul com um conector diferente. Ao adaptar, o conector verde é substituído por outro conector verde.
275285

275286

Mas se você pegar o conector azul ou outros pinos (por exemplo, isolados com tubo termorretrátil), a conexão pode funcionar.

Mas se você pode conectar um conector USB (slot) diretamente aos "cabos azuis", sem um hub USB, não posso dizer. Você teria que tentar isso. E você teria que conectar os fios dos cabos azuis corretamente ao slot do conector USB.

Talvez esses diagramas de fiação de um CX-5 KF ajudem você, pois os cabos AA/CP e os conectores CMU são os mesmos para quase todos os modelos (exceto M3 2019/CX-30 com sistema Connect II).
275287

275288

275289

Fonte
275290

Você pode tentar comprar um conjunto de cabos AA/CP C830V660Z para usar o cabo azul dele. Em www.teile-profis.de custa cerca de 82 € sem frete.

#25 · (Edited)
Eu

Caros todos, tenho um mazda 6 2017 mas sem CMU

Eu gostaria de instalá-lo. Fiz um chicote de fios para CMU. Conecte todo o conteúdo. Preciso de ajuda para ativar o CMU
Respondido na sua publicação duplicada

#26 ·
Olá, obrigado por todos os detalhes! Com base nas fotos, rastreei o conector para uma série GT17H/HN da Hirose.

Então consegui encontrar este cabo, com um preço muito melhor e tudo já feito :)

Vale a pena tentar se funcionar quando eu conectar um iPhone via USB diretamente.

Eu pedi. Vamos ver...

#27 ·
Olá, obrigado por todos os detalhes! Com base nas fotos, rastreei o conector para uma série GT17H/HN da Hirose

Então consegui encontrar este cabo, com um preço muito melhor e tudo já feito :)

Vale a pena tentar se funcionar quando eu conectar um iphone via usb diretamente.

Eu pedi. Vamos ver...
Olá pessoal,

tive a oportunidade de instalar o cabo no carro, mas infelizmente não aciona nada relacionado ao carplay :(
No mínimo, posso carregar o telefone rapidamente com ele. (Tive que trocar o v+ e o v- no cabeçalho do cabo antes de instalar)

Deixei o cabo conectado para ver mais tarde com lsusb quais novos dispositivos são detectados pelo cmu.