2004 to 2020 Mazda 3 Forum and Mazdaspeed 3 Forums banner
161 - 180 of 319 Posts
Obrigado Tristan.

Eu desconectei e reconectei o clip/adaptador sop16 com fio muitas vezes, então não acho que seja isso. Sim, vou procurar outro driver amanhã. Também comprei outro ch341a, devo tê-lo na próxima semana ou duas. Usei o arquivo bin de "Ride & Live", então acho que vai dar certo, mas também vou tentar outro. Preciso sentar com isso neste fim de semana, quando tiver mais tempo para gastar com isso.

Falhando tudo isso, se eu não conseguir descobrir. Eu comprei outro (meu 4º!) cmu localmente, ele tem 70.00.335. Primeiro vou atualizá-lo para 70.00.352 e permitir o acesso serial - fiz esta parte duas vezes com sucesso antes, então sei que vai funcionar. ENTÃO, tentarei instalar os ajustes, mas desta vez selecionarei apenas uma opção "sem mais isenção de responsabilidade" e certificarei-me de que a caixa de seleção "aplicativos para recursos" está marcada. Espero que funcione. Se eu brická-lo pela terceira vez, não tentarei mais ajustes. Se isso acontecer, continuarei tentando "desbloquear" todos os 3 cmu e, se eu for bem-sucedido, venderei todos eles. Já tenho um cmu no meu carro (rodando 70.00.367) que não vou tocar.

Mark

Ok, então eu resolvi o problema. Acho que era um clipe/adaptador SOC16 com fio defeituoso que não estava em contato adequado com o chip, ou a fiação estava errada. Usei outro clipe SOC16 sem fio - ele se encaixou no chip perfeitamente na primeira vez, ao contrário do outro de má qualidade. Então, conectei manualmente os 8 fios necessários ao ch314a. Para ser seguro, também instalei um conjunto diferente de drivers ch314a e baixei um software ch314a mais recente (versão 2 alguma coisa).

Funcionou. Eu desbrickei sem sucesso meus 2 cmu sobressalentes. Hurra!
Por alguma razão, a porta USB do meu carro não reconheceu os arquivos de atualização 70.00.352 de imediato (mas funcionou bem quando cheguei a este ponto duas vezes antes), então tentei um arquivo 70.00.100 mais antigo (2 arquivos na verdade) e funcionou bem.
Então, instalei 70.00.100 em ambos os cmu. Usando o "menu de diagnóstico oculto", digitei 99, o que fez com que ele procurasse um arquivo de atualização nas portas USB, que estava na minha unidade USB. Instalei 70.00.352 em ambos os cmu sem problemas.
Obrigado a todos pela ajuda!
O único problema agora é que quando dizia "desligue a ignição e ligue-a novamente para concluir a instalação", etc., o texto no PuTTY não parava de rolar como antes. Então, apesar de muitas tentativas, não consegui clicar com o botão direito (colar) o texto do comando copiado para iniciar o processo de ajustes. Além disso, todo o texto que passava eram caracteres ilegíveis, não o texto legível que você normalmente vê. Fiz isso em ambos. Não tenho certeza do porquê isso mudou ou o que isso significa. As atualizações funcionaram, eu simplesmente não consegui executar o arquivo de ajustes.
Então, para não chatear ninguém, vou discutir isso mais a fundo neste tópico de ajustes:

Olá a todos. Quero fazer o downgrade do meu sistema de 74.00.311A para uma versão inferior a v59.00.502A (para facilitar a instalação aio). Reescrevi a spi nor e alterei o endereço 0x010000 de ff para 00. O problema é que quando tento instalar a versão 56.00.210A, o sistema lança um erro em 99% da instalação.
Podem me ajudar a resolver este problema, por favor?
Image

• Fui muito cuidadoso ao reescrever o flash spi nor. Não perdi nenhuma etapa (leitura, apagamento, programação, verificação, etc.)
  • Reescrevi meu backup bin quando recebi meu primeiro erro em 99% e tentei novamente. O resultado é o mesmo.
  • Tentei instalar minha versão anterior 74, mas o sistema nem começou a instalar.
  • Também tentei o programa extrator de segurança e corrigi o backup de trabalho, mas não funcionou.
  • Removi meu cartão SD para navegação.

Olá a todos. Quero fazer o downgrade do meu sistema de 74.00.311A para inferior a v59.00.502A (para facilitar a instalação aio). Reescrevi o spi nor e alterei o endereço 0x010000 de ff para 00. O problema é que quando tento instalar a versão 56.00.210A, o sistema lança um erro em 99% da instalação.
Você pode me ajudar a corrigir este problema, por favor?
View attachment 287917

• Fui muito cuidadoso ao reescrever o flash spi nor. Não perdi nenhuma etapa (leitura, apagamento, programação, verificação, etc.)
  • Reescrevi meu bin de backup quando recebi meu primeiro erro em 99% e tentei novamente. O resultado é o mesmo.
  • Tentei instalar minha versão anterior 74, mas o sistema nem começou a instalar.
  • Também tentei o programa extrator de segurança e corrigi o backup de trabalho, mas não funcionou.
  • Removi meu cartão SD para navegação.
@dxdiag 59.00.502 é a versão mais baixa que você pode usar com flash spi nor, não é possível ir abaixo dessa versão. Tente piscar 70.00.100, parece funcionar melhor com flash spi nor para recuperar cmu, depois disso você pode aplicar o script de recuperação ID7 do método de conexão serial para permitir a instalação de ajustes via usb. Você pode após o downgrade para fw59.00.502+.

Instale apenas fw74.00.310 se você quiser banir seu cmu de ajustes aio, (exceção de ID7v3 não publicado) ter hardware mzd cp/AA ou bloquear seu cmu do downgrade de firmware e aproveitar o flash spi nor para fazer o downgrade da versão do firmware.

Boa sorte, filho.

@dxdiag 59.00.502 é o mais baixo que você pode ir com spi nem flash, não é possível ir abaixo dessa versão. Tente piscar 70.00.100, parece funcionar melhor com spi nem flash para recuperação cmu, depois disso você pode fazer o downgrade para fw59.00.502 ou superior.

Boa sorte, filho.
Obrigado pela resposta rápida. Eu li toneladas de mensagens e assisti tudo o que encontrei, mas perdi essa informação. Eu vou tentar isso.

Como foi feito não é publicado. Mas você pode tentar perguntar ao cara que carregou/criou o vídeo.
Eu escrevi para ele no Facebook e WhatsApp, mas infelizmente, ele não responde.

A propósito, depois de instalar 70.00.100, tentei fazer a conexão serial, mas não consegui fazer login com user/jci & cmu/jci. Você tem alguma ideia sobre este problema?

Quando envio dados via conexão serial, o LED na placa serial para USB pisca uma vez. Você acha que isso é um sinal de boa fiação?

A propósito, o firmware do meu carro é 70.00.100, mas a versão fail-safe é 74.00.311. Isso pode ser o problema?
Olá dxdiag!
A versão do seu CMU FW 74.00.311 vem de fábrica ou você atualizou de um FW inferior para essa versão?
Se o FW desta CMU vier de fábrica, você poderia compartilhar o backup do arquivo SPI do FW 74.00.311.
Eu tenho um CMU, ele está brickado agora quando tento fazer o downgrade de 74.00.210 para 70.00.100, tento todas as soluções que conheço, mas sempre falha em 99%.... eu quero tentar desbrická-lo com seu arquivo de backup SPI NOR...
Obrigado!

Olá dxdiag!
A sua versão CMU FW 74.00.311 vem de fábrica ou você atualizou de uma FW inferior para essa?
Se o FW deste CMU vier de fábrica, você poderia compartilhar o arquivo de backup SPI do FW 74.00.311.
Eu tenho um CMU, ele está brickado agora quando tento fazer o downgrade de 74.00.210 para 70.00.100, eu tento todas as soluções que conheço, mas sempre falha em 99%.... eu quero tentar desbrická-lo com seu arquivo de backup SPI NOR...
Obrigado!
Olá amigo, infelizmente, meu carro tinha um fw inferior quando eu o comprei. Eu atualizei de uma versão inferior a 59.00.502 para 74.00.376A.

Olá,

tenho o mesmo problema no meu mazda CX-5 de 2019.

está preso no menu de atualização.
Agora estou tentando desbloqueá-lo com a ferramenta CH341a.
fiz um backup
ajustei ff para todos 00 00 00, conforme mostrado nos vídeos de instruções.

até este ponto tudo funciona bem. mas quando tento escrever, tudo parece correr bem. até que eu leia a ecu e ela esteja quase vazia. alguns endereços são ajustados, mas o resto é tudo FF FF FF FF.

alguém sabe o que estou fazendo de errado?
tentei ajustar um 2º adaptador CH341a para 3,3v, mas isso não funciona no meu laptop. não consigo fazer nenhuma conexão com este.

o único problema que consigo encontrar é que, quando tento verificar o software, ele dá este erro: chip com conteúdo não está em desacordo

alguém sabe o que estou fazendo de errado ou pode me ajudar?

gr nick,

Olá,

tenho o mesmo problema no meu mazda CX-5 2019.

está preso no menu de atualização.
agora estou tentando desbloqueá-lo com a ferramenta CH341a.
fiz um backup
ajustei ff para todos 00 00 00 conforme mostrado nos vídeos de instruções.

até este ponto tudo funciona bem. mas quando tento escrever, tudo parece correr bem. até que eu leia a ecu e ela esteja quase vazia. alguns endereços são ajustados, mas o resto é tudo FF FF FF FF.

alguém sabe o que estou fazendo de errado?
tentei ajustar um 2º adaptador CH341a para 3,3v, mas isso não funciona no meu laptop. não consigo fazer nenhuma conexão com este.

o único problema que consigo encontrar é que quando tento verificar o software, ele dá este erro: chip com conteúdo em desacordo

alguém sabe o que estou fazendo de errado ou pode me ajudar?

gr nick,
Olá, você tem certeza de que escolheu o chip certo? Você clicou em "detectar" quando conectou seu cartão programador ao seu laptop?
Image

Pode me dizer qual chip é detectado? Além disso, você pode ter certeza se está tentando reescrever o arquivo bin correto?
O chip que mostrou foi o mesmo que o da impressão.
Fiz um backup e ajustei o canal de reinicialização para 00 00 00 etc.
e parece certo para mim.
E eu também tentei outro arquivo bin para teste, mas faz a mesma coisa e não funciona.

Você disse que seguiu todas as etapas, mas quero ter certeza. Você apagou o chip antes de reescrevê-lo?
Sim, eu fiz isso.

Mas descobri que meu adaptador tinha 2 fios errados.
Então, tentei novamente e depois de apagá-lo
Verificando se está vazio
E então carregar o novo arquivo

e agora não consigo carregá-lo e ele dá um erro:
Começa a programar e então diz: tempo limite das operações de gravação falhou.

161 - 180 of 319 Posts